World RX Barcelona: Kristoffersson vence após exclusão de Ekstrom!

Por a 15 Abril 2018 19:12

Johan Kristoffersson foi declarado o vencedor da primeira prova do Mundial de Ralicross 2018 que se disputou este fim-de-semana em Barcelona, depois de Mattias Ekstrom ter sido desclassificado da Final por decisão do Colégio de Comissários Desportivos, devido a um polémico incidente com Petter Solberg no arranque da Final.

Depois de terem obtido as duas primeiras posições na classificação intermédia, os favoritos à vitória nas Meias-finais eram Petter Solberg (vitórias nas Q2 e Q3) e Timmy Hansen (vitória na Q4). Se Solberg confirmou o seu favoritismo com uma corrida irrepreensível que lhe deu a pole-position para a decisiva Final, o piloto oficial da Peugeot sofreu um problema eletrónico na sua Meia-final, quando era o confortável líder, que o obrigava à desistência. Assim, o vencedor da segunda Meia-final era Mattias Ekstrom com o Audi S1 quattro, que ganhava assim o direito a ocupar o lado exterior da primeira linha da grelha de partida para a corrida mais esperada de todo o fim-de-semana.

Eternos rivais, Ekstrom e Solberg sabiam que a travagem para a primeira curva, uma esquerda apertada, seria decisiva para alcançar a vitória final. Quando as luzes verdes se acenderam, o Audi S1 quattro do sueco foi ligeiramente mais rápido que todos os demais, com Ekstrom imediatamente a curvar para a esquerda no sentido de ganhar a posição a Solberg. No entanto o norueguês também tinha feito um bom arranque e chegavam assim os dois ao momento da travagem praticamente lado a lado, com uma pequena vantagem para Ekstrom (talvez a de uma roda, roda e meia). O choque entre o Audi e o VW Polo R foi a consequência, com ambos os carros em travagem mas com Ekstrom a insistir em ter o volante virado para a esquerda, o que atirou Solberg para fora de pista, contra as barreiras.

Com este movimento Ekstrom conseguia sair da apertada curva 1 na frente de Johan Kristoffersson, que tentou fazer a vida dura ao piloto oficial da Audi até ao fim, mas que teria de se contentar com a segunda posição após uma esforçada tentativa de ultrapassagem por fora na última volta. Sébastien Loeb beneficiou das ordens de equipa da Peugeot Sport, que optou por retirar o carro de Kevin Hansen para permitir ao francês entrar nas Meias-finais, pois tinha ficado apenas classificado na 13ª posição após a disputa das Qualificações. Loeb acabou por conquistar a terceira posição (que passaria a um segundo lugar na secretaria), na frente de Andreas Bakkerud e de Niclas Gronholm, que mostrou muito boas indicações do novo Hyundai i20 N RX.

Após o pódio, o Colégio de Comissários Desportivos reuniu e decidiu pela desclassificação de Mattias Ekstrom por manobra ilegal, algo que a câmara lenta da TV sugere claramente ter acontecido. Mais um capítulo que fica escrito na longa história de rivalidade que Ekstrom e Solberg têm vivido no Mundial de Ralicross, o que certamente terá consequências no ambiente que se viverá entre os dois na próxima prova a ser disputada no nosso país, em Montalegre.

Classificação Final World RX Barcelona

1. Johan Kristoffersson VW Polo R 4m36.568s
2. Sébastien Loeb Peugeot 208 WRX +1.215s
3. Andreas Bakkerud Audi S1 quattro +2.389s
4. Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX +7.099s
5. Petter Solberg VW Polo R +11.264s
Desqualificado: Mattias Ekstrom Audi S1 quattro

Duarte Mesquita

Johan Kristoffersson foi declarado o vencedor da primeira prova do Mundial de Ralicross 2018, depois de Mattias Ekstrom ter sido desclassificado da Final

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    Please Login to comment
      Subscribe  
    Notify of
    últimas MAIS MOTORES
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png