Nacional de Ralicross: Muitas histórias para contar em Montalegre

Por a 31 Julho 2017 14:30

[soliloquy id=”305376″]

O Circuito Internacional de Montalegre recebeu este fim de semana a caravana dos Nacionais de Ralicross, Kartcross e Super Buggy onde se realizou a 5ª ronda da época com o Ralicross de Montalegre. Neste primeira passagem de 2017 pelo circuito em Trás-os-montes, o Clube Automóvel de Vila Real apresentou uma lista de participantes que chegou perto das sete dezenas, números já habituais na modalidade que tem vindo a dar um grande salto em termos de adesões de pilotos, permitindo cada vez mais a um maior e melhor espetáculo com corridas com muitas histórias para contar…

Super Iniciação

A Super iniciação continua a revelar novos talentos e em Montalegre as diversas corridas foram bem disputadas, com vários intervenientes na luta pela vitória. João Novo é o líder do Campeonato e chegou a Montalegre com 3 vitórias consecutivas, mas em Terras do barroso, surge um novo vencedor! Após as mangas de qualificação é Pedro Domingos que fica com a vitória, garantindo a pole para a decisiva final, tendo a seu lado João Novo e Rafael Rocha! Na última corrida do dia, estes três voltaram a ser os protagonistas, mas foi Rafael Rocha que depois de um bom arranque conseguiu arrecadar a vitória que lhe vinha escapando esta época! Pedro Domingos conseguia um bom desempenho com o Starlet e aguentava na fase inicial da corrida João Novo com Domingos a assegurar o lugar intermédio do pódio, ficando a 3ª posição para Novo. Classificaram-se ainda Rodrigo Correia, o 4º e Andreia Sousa a 5ª.

Super Nacional

A Super Nacional surge com apenas 12 participantes, um número mais baixo que o habitual, mas o nível competitivo continua ao rubro e são muitos os ‘galos’ a lutar pelo mesmo poleiro e os toques estiveram novamente na ordem do dia! Santinho Mendes deu o salto este ano para a Super Nacional, mas apesar do bom andamento evidenciado, os azares não lhe tem permitido traduzir isso em resultados. Mas em Montalegre foi diferente e o jovem piloto foi o dominador das Corridas de qualificação. Com a obrigação de uma meia final A e B, Santinho Mendes fica com a A e Ricardo Mendonça a B e desta forma ficam apuradas as posições para a decisiva fina. No arranque e com alguma confusão à mistura é Luís Moreira que passa para a frente, com as fortes oposições de Santinho, Hugo Santos e José Sousa, mas com a luta entre estes dois a terminar cedo, com o primeiro a cair várias posições e mais tarde a ser a vez de Sousa a ficar com o Peugeot algo danificado! Lá na frente Santinho pressionava o líder, tendo agora atrás de si Adão Pinto e Ricardo Mendonça que vinha a recuperar várias posições. O piloto do Astra veio mesmo a conseguir consumar a ultrapassagem, mas a corrida veio a ser interrompida para o auxílio a José Sousa o que ditou a alteração da classificação! No final Luís Moreira acabou mesmo por vencer, seguido de Ricardo Mendonça, Adão Pinto, Santinho Mendes, que desceu devido a uma penalização de 20 segundos, com Dário Simões a encerrar o lote dos 5 primeiros.

Super 1600

A divisão dos Super 1600, uma das mais bem disputadas da modalidade, contou com 9 participantes e com o regresso de um nome de peso, que acabou por se destacar durante o fim de semana. Mário Barbosa estreou o Ford Fiesta no Nacional de Ralicross e deu-se bem com o traçado de Montalegre, vencendo 2 das corridas de qualificação, que lhe garantiu a pole. João Ribeiro também venceu uma das mangas e partilhou a 1ª linha da grelha com o piloto do Fiesta. Na Final, é novamente Barbosa quem vai para a frente, seguido de Bruno Gonçalves, João Ribeiro e José Eduardo Rodrigues. Com o desenrolar das 7 voltas, as duas primeiras posições mantinham-se inalteradas, mas o lugar mais baixo do pódio estava longe de ficar decidido! A meio da prova era já Mário Teixeira a ser o 3º, fortemente pressionado por Hélder Ribeiro, que vinha também a fazer uma grande recuperação. Até à bandeirada de xadrez nada de novo e Mário Barbosa garante mesmo o triunfo e como não pontua para o campeonato os pontos da vitória vão para Bruno Gonçalves que faz 2º. Hélder Ribeiro garante a 3ª posição, com João Ribeiro a cair para 4º, e Mário Teixeira para 5º!

Super Nacional A 1.6

Esta nova divisão continua a crescer e está cada vez mais emotiva! Para a decisiva final, foi Sérgio Dias que garantiu a pole, graças à vitória nas corridas de qualificação, seguido de Daniel Leal e João Oliveira. Na última corrida do fim de semana, é novamente Sérgio Dias a assumir o comando, seguido de Pedro Tiago, Daniel Leal e Américo Sousa. Entretanto um toque entre Daniel Leal e Pedro Tiago colocava um ponto final na corrida de ambos! Lá na Frente Sérgio dias continuava a comandar as hostilidades, com Américo Sousa a subir agora a 2º e João Oliveira a 3º. À Bandeira de Xadrez a vitória veio mesmo a sorrir a Sérgio Dias, com o pódio dos 3 primeiros a manter-se com Américo Sousa e João Oliveira! Luís Morais e Vítor Sousa encerravam o top 5 respectivamente.

Super Car e Super Nacional 4WD

A história dos Super Cars em Montalegre é bem simples de resumir! Joaquim Santos dominou as mangas de qualificação mas sem nunca baixar os braços porque o DS3 Super Car de Pedro Matos rodou durante todo fim de semana colado ao Focus! Na final, os dois voltaram a ter 7 voltas bem ‘coladinhos’, acabando Joaquim Santos por vencer com apenas uma curta diferença de 0.4 para Pedro Matos que conseguiu novamente uma notável evolução ao Citroën, estando cada vez mais perto de chegar à vitória. Destaque para Ana Matos que sem oposição na Super Nacional 4WD foi acompanhando a luta nos Super Cars. Com os pontos obtidos na sua 4ª vitória consecutiva, a piloto do Mitsubishi passa para a liderança do campeonato!

Campeonato Nacional de Super Buggy

A Super Buggy contou com menos pilotos do que o habitual, mas ainda assim estiveram em destaque durante o fim de semana com os dois pilotos dos Toniauto a conseguirem impor um andamento surpreendente sendo dos pilotos mais rápidos em pista de todo o plantel! Desportivamente Ludgero Santos dominou os dois dias e arrecadou nova vitória que ficou mais fácil, com a paragem de Nuno Neto à 4ª volta. Com estes pontos, o piloto recupera a liderança do Campeonato,

Campeonato Nacional de Kartcross

O Nacional de Kartcross continua em alta e a proporcionar momentos bem quentes durante as corridas, que são emotivas de princípio a fim! Após alguns azares nas provas anteriores, Luís Almeida surge em grande plano em Montalegre, vencendo a primeira corrida de qualificação e mantendo a regularidade nas seguintes que lhe dá a pole para a decisiva final. Pedro Rosário venceu as outras 2 e garantiu também ele um lugar na grelha da frente!

No arranque para a emotiva final, a 1ª volta foi curta com confusão na 1ª curva e muitos dos 19 karts a ficarem entalados. Luís Almeida seguia na frente, com José Mota atrás mas é amostrada bandeira vermelha e a corrida foi interrompida! Novo arranque e passada a 1ª curva é Pedro Rosário a ficar na frente da prova, seguido de Rui Nunes, Tiago Freitas, Jorge Gonzaga e José Mota. O piloto de Coimbra nunca baixou os braços, com um pelotão de pilotos atrás de si sempre a pressionar, mas o máquina e piloto estiveram em plena sintonia e voltam a vencer esta época, dilatando ainda mais a liderança da competição. Rui Nunes conseguia passar pela bandeira de xadrez em 2º, com uma diferença de 1.154 de diferença para o líder! Tiago Freitas, subia ao degrau mais baixo do pódio, seguido de Jorge Gonzaga, José Mota e Luís Almeida.

A próxima prova será a 9 e 10 de Setembro com o Ralicross de Mação

Classificações:

Iniciação: 1º Rafael Rocha (Peugeot 106), 5:46.392; 2º Pedro Domingos (Toyota Starlet), a 4.354; 3º João Novo (Peugeot 106), a 8.178;

Kartcross: 1º Pedro Rosário (Semog Bravo) 4:51.410; 2º Rui Nunes (Semog Bravo), 1.154; 3º Tiago Freitas (HSport), a 5.346;

Super Nacional A 1.6: 1º Sergio Dias (Citroen Saxo), 5:26.856; 2º Américo Sousa (Citroen Saxo), a 10.413; 3º João Oliveira (Peugeot 206 GTI), a 10.865;

Super 1600: 1º Mario Barbosa (Ford Fiesta), 5:12.609; 2º Bruno Gonçalves (Citroen Saxo Kit Car), a 4.262; 3º Helder Ribeiro (Citroen C2) a 6.863;

Super Buggy: 1º Luis Moreira (BMW E30), 5:39.631; 2º Ricardo Mendonça (Peugeot 306), a 9.630; 3º Adao Pinto (Opel OPC), a 10.031;

Super Cars: 1º Joaquim Santos (Ford Focus), 5:00.446; 2º Pedro Matos (Citroen DS3), a 0.449;

Super Nacional 4WD: 1º Ana Matos (Mitsubishi Lancer EVO)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores