WRX, Timmy Hansen Campeão: “É incrível e tudo o que desejava”

Por a 13 Novembro 2019 09:52

Timmy Hansen foi coroado Campeão do Mundo de Ralicross, depois duma acirrada luta que só ficou resolvida pelos Comissários Desportivos.

Hansen e Andreas Bakkerud envolveram-se em pista, mas os decisores entenderam não haver culpas a atribuir.

Chegou ao fim a temporada mais equilibrada da história do Mundial de Ralicross, e como previsto, a batalha pelo título de pilotos foi emocionante. À chegada à final, Timmy Hansen mantinha uma vantagem de dois pontos face ao norueguês, Andreas Bakkerud, com o seu irmão Kevin Hansen, 11 pontos mais atrás.

Um incidente na curva 6 teve um grande impacto não só no resultado da corrida, mas também no destino do título.

Bakkerud, foi para a frente, depois de fazer o melhor arranque dos seis finalistas, envolveu-se com Timmy Hansen, que fez um pião e caiu do segundo para o quarto lugar. Entretanto, Kevin Hansen, também fez um pião e caiu para o quinto lugar.

Bakkerud parecia caminhar para a vitória e para o título, mas Niclas Gronholm, no GRX Taneco Hyundai i20 teve outras ideias. O finlandês assumiu a liderança face a Bakkerud e foi assim que a final terminou.

Timmy Hansen lutou muito para terminar em quarto atrás do companheiro de equipa de Gronholm, Timur Timerzyanov. Kevin Hansen foi quinto. O alemão Timo Scheider no Seat Ibiza da Muennich Motorsport foi sexto.

Após a final, os Comissários Desportivos iniciaram uma longa investigação sobre o incidente e decidiram não tomar mais medidas face aos protagonistas envolvidos e a confirmação dos resultados da corrida significaram que Timmy Hansen e Bakkerud ficaram empatados em pontos, 211, com Timmy a sagrar-se campeão devido a ter alcançado quatro vitórias face a apenas uma de Bakkerud. Kevin Hansen foi terceiro na frente de Niclas Gronholm.

Para Timmy Hansen, o filho mais velho de Kenneth Hansen este foi o final perfeito para uma temporada dura e um fim de semana altamente combativo: “Estou ainda em de choque. Que temporada esta. É incrível e é tudo o que desejava. Estou super feliz por ter chegado à última corrida do ano com tudo em jogo.

Estou extremamente orgulhoso pela forma como me mantive calmo. Corrida a corrida, tive performances fortes, exatamente o que esperava ao vir aqui. Com uma pressão como esta, não há espaço para o menor erro e esta foi uma das melhores performances de toda a minha carreira. Parece irreal ser chamado de campeão do mundo.

Na final, disseram-me na rádio após o incidente com Andreas (Bakkerud) que eu tinha que ganhar um lugar para ser campeão. Estava a perseguir muito o Timo (Scheider) e reparei que ele tinha um problema, consegui passá-lo para o quarto lugar. Não é a forma ideal de conquistar o título, mas isto não se tratava de uma corrida, mas sim a batalha de um ano. Esta foi a melhor época da minha carreira.

Também ganhar o título de equipas é um grande resultado para uma pequena equipa que trabalha arduamente. Estou muito orgulhoso de todos”, disse Timmy Hansen, que depois de terminar em terceiro no Europeu de Rallycross de 2013, progrediu para o World RX, evoluiu e este ano esteve em grande nível alcançando quatro vitórias em 10 provas.

Como se calcula, Bakkerud não estava com disposição para comemorar o segundo lugar, e por isso foi parco em palavras: “Só quero agradecer muito à Monster Energy RX por todos os seus esforços este ano. Também estou orgulhoso de mim, pois dei o meu melhor. Senti que tinha ganho a batalha deste fim-de-semana, ao ter a melhor reação, de longe, no arranque da final. Não vou comentar mais nada sobre o incidente…”, concluiu.

Campeonato

Pos. Piloto Carro Pontos

1 Timmy Hansen Peugeot 208 211 pontos

2 Andreas Bakkerud Audi S1 211 pontos

3 Kevin Hansen Peugeot 208 199 pontos

4 Niclas Grönholm Hyundai I20 186 pontos

5 Timur Timerzyanov Hyundai I20 142 pontos

6 Janis Baumanis Ford Fiesta 137 pontos

7 Anton Marklund Renault Megane Rs 119 pontos

8 Liam Doran Audi S1 114 pontos

9 Timo Scheider Seat Ibiza 109 pontos

10 Krisztián Szabó Audi S1 91 pontos

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado