WRX, Letónia: Hansen vence e é o novo líder antes da última

Por a 16 Setembro 2019 16:15

Timmy Hansen venceu a prova disputada este domingo em Riga e passa para a frente do Campeonato Mundial de Ralicross, com apenas um único ponto de vantagem sobre Andreas Bakkerud, quando fica a faltar apenas a disputa da última prova do ano na África do Sul.

Timmy Hansen era apenas o 15º classificado no final de sábado, depois de desistir na Q2, na sequência de um forte embate com o Audi S1 Quattro de Robin Larsson na primeira curva, que fez a suspensão traseira do Peugeot 208 WRX ceder. Mas no domingo, com as condições de piso seco de sábado a transformarem-se radicalmente para condições de molhado, Timmy Hansen conseguiu estabelecer o tempo mais rápido quer na Q3 quer na Q4, subindo assim para o segundo lugar na classificação intermédia, apenas atrás de Bakkerud, que esteve muito regular e certinho durante as corridas de qualificação, evitando as confusões das primeiras duas curvas.

Já na primeira Meia-final Bakkerud não conseguiu escapar à confusão que se instalou na travagem para as duas primeiras curvas mas conseguiu sobreviver, depois de um forte contato com o Renault Megane RS RX de Anton Marklund, acabando por sair em segundo, apenas atrás do seu colega de equipa Liam Doran. O britânico acabaria por alargar demasiado na curva 4, permitindo assim que Bakkerud assumisse a liderança da corrida e reivindicasse a vitória, o que lhe deu a pole para a Final.

Na Meia-final 2, Timmy Hansen arrancava da primeira fila junto do seu companheiro de equipa e irmão Kevin Hansen e ao sinal verde conseguiu fazer o melhor arranque. Kevin Hansen conseguiu fechar a porta ao piloto letão Reinis Nitiss para ficar em segundo lugar e o terceiro acabou por ser o russo Timur Timerzyanov depois de conseguir ser consistentemente mais rápido que Nitiss durante as 6 voltas.

Com a chuva a diminuir, mas com o circuito ainda muito encharcado na Final, Timmy Hansen partia melhor que Bakkerud, colocando-se imediatamente na frente do Audi S1 quattro de Bakkerud, mas era Timerzyanov quem fazia o melhor arranque de todos embora falhasse o ponto de travagem na curva 1, permitindo a ultrapassagem de Timmy Hansen e Niclas Gronholm, com Bakkerud logo atrás.

Timerzyanov cometeu depois um erro na esquerda apertada após o salto e alargou a trajetória, entregando o terceiro lugar a Bakkerud. Apesar de estratégias de Joker-lap distintas, não houve mudanças significativas na frente, acabando os três primeiros classificados por ser Hansen, Gronholm e Bakkerud. Esta é a quarta vitória da temporada de Timmy Hansen, levando-o de volta à liderança do campeonato pela mínima vantagem sobre o seu maior rival, estando ainda na luta pelo título o seu irmão Kevin Hansen, que foi o 4º classificando, ficando agora a 8 pontos de distância.

Classificação Final World RX Letónia

1. Timmy Hansen Peugeot 208 WRX 6 voltas em 5m20.070

2. Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX +2.297s

3. Andreas Bakkerud Audi S1 quattro +2.670s

4. Kevin Hansen Peugeot 208 WRX +6.055s

5. Timur Timerzyanov Hyundai i20 N RX +8.773s

6. Liam Doran Audi S1 quattro +24.540s

Video Final World RX Letónia

Duarte Mesquita

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas FIA WRALLYCROSS
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.