WRX, Letónia: Hansen vence e é o novo líder antes da última

Por a 16 Setembro 2019 16:15

Timmy Hansen venceu a prova disputada este domingo em Riga e passa para a frente do Campeonato Mundial de Ralicross, com apenas um único ponto de vantagem sobre Andreas Bakkerud, quando fica a faltar apenas a disputa da última prova do ano na África do Sul.

Timmy Hansen era apenas o 15º classificado no final de sábado, depois de desistir na Q2, na sequência de um forte embate com o Audi S1 Quattro de Robin Larsson na primeira curva, que fez a suspensão traseira do Peugeot 208 WRX ceder. Mas no domingo, com as condições de piso seco de sábado a transformarem-se radicalmente para condições de molhado, Timmy Hansen conseguiu estabelecer o tempo mais rápido quer na Q3 quer na Q4, subindo assim para o segundo lugar na classificação intermédia, apenas atrás de Bakkerud, que esteve muito regular e certinho durante as corridas de qualificação, evitando as confusões das primeiras duas curvas.

Já na primeira Meia-final Bakkerud não conseguiu escapar à confusão que se instalou na travagem para as duas primeiras curvas mas conseguiu sobreviver, depois de um forte contato com o Renault Megane RS RX de Anton Marklund, acabando por sair em segundo, apenas atrás do seu colega de equipa Liam Doran. O britânico acabaria por alargar demasiado na curva 4, permitindo assim que Bakkerud assumisse a liderança da corrida e reivindicasse a vitória, o que lhe deu a pole para a Final.

Na Meia-final 2, Timmy Hansen arrancava da primeira fila junto do seu companheiro de equipa e irmão Kevin Hansen e ao sinal verde conseguiu fazer o melhor arranque. Kevin Hansen conseguiu fechar a porta ao piloto letão Reinis Nitiss para ficar em segundo lugar e o terceiro acabou por ser o russo Timur Timerzyanov depois de conseguir ser consistentemente mais rápido que Nitiss durante as 6 voltas.

Com a chuva a diminuir, mas com o circuito ainda muito encharcado na Final, Timmy Hansen partia melhor que Bakkerud, colocando-se imediatamente na frente do Audi S1 quattro de Bakkerud, mas era Timerzyanov quem fazia o melhor arranque de todos embora falhasse o ponto de travagem na curva 1, permitindo a ultrapassagem de Timmy Hansen e Niclas Gronholm, com Bakkerud logo atrás.

Timerzyanov cometeu depois um erro na esquerda apertada após o salto e alargou a trajetória, entregando o terceiro lugar a Bakkerud. Apesar de estratégias de Joker-lap distintas, não houve mudanças significativas na frente, acabando os três primeiros classificados por ser Hansen, Gronholm e Bakkerud. Esta é a quarta vitória da temporada de Timmy Hansen, levando-o de volta à liderança do campeonato pela mínima vantagem sobre o seu maior rival, estando ainda na luta pelo título o seu irmão Kevin Hansen, que foi o 4º classificando, ficando agora a 8 pontos de distância.

Classificação Final World RX Letónia

1. Timmy Hansen Peugeot 208 WRX 6 voltas em 5m20.070

2. Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX +2.297s

3. Andreas Bakkerud Audi S1 quattro +2.670s

4. Kevin Hansen Peugeot 208 WRX +6.055s

5. Timur Timerzyanov Hyundai i20 N RX +8.773s

6. Liam Doran Audi S1 quattro +24.540s

Video Final World RX Letónia

Duarte Mesquita

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas FIA WRALLYCROSS
últimas Autosport