World RX/Para lá do Marão, espetáculo para os que lá vão

Por a 20 Abril 2017 09:21

Não há dúvida que o povo transmontano é quem manda no Reino Maravilhoso, como nos conta o escritor Miguel Torga. Mas neste fim-de-semana, a passagem do Mundial de Ralicross pelas Terras de Barroso deixa que a ordem seja liderada pelos “cavaleiros” da terra e asfalto, com as suas máquinas e velocidade

Há muito que Montalegre se tem vindo a preparar para receber a caravana do Mundial de Ralicross. E a preparação tenta não deixar nada ao pormenor, num exaustivo e proveitoso trabalho de colaboração entre o Clube Automóvel de Vila Real e a Câmara Municipal de Montalegre, para que tudo corra de forma perfeita durante este fim-de-semana de adrenalina, na pista e fora dela. O público gosta e regressa. A FIA e a IMG (promotor) reconhecem o valor da organização e daí terem confirmado a continuidade no Mundial por mais 5 anos. Este ano Montalegre marca a segunda prova da temporada, depois do prometedor início em Barcelona há 3 semanas atrás. Deu para constatar que o nível do campeonato continua a subir e que os carros estão ainda mais rápidos que no ano passado. Os novos Volkswagen Polo GTI RX mostraram que são candidatos a vencer e em Montalegre terão mesmo uma maior dose de favoritismo, pelo facto de tanto Petter Solberg como Johan Kristoffersson se darem muito bem com o traçado barrosão (o sueco venceu em 2015 enquanto que o norueguês o fez em 2014 e no ano passado). Numa pista onde o desafio das equipas na procura da melhor afinação nunca é fácil, certamente que a sessão de testes que a equipa de Solberg ali fez durante a pré-temporada, foi proveitosa na definição do set-up para pisos seco e molhado. Mas quem leva o número 1 na porta e lidera o Campeonato para já é Mattias Ekstrom. E ainda que o Audi S1 quattro não tenha sido o carro mais rápido em tempos por volta em Barcelona, o sueco atual Campeão do Mundo é candidato a vencer também em Montalegre, pela sua frieza ao volante e capacidade de gestão de todo o fim-de-semana de corridas, sendo imune ao erro nos momentos decisivos. Ekstrom está escudado pelos jovens lobos Topi Heikkinen e Reinis Nitiss, sendo de esperar um ascendente do finlandês nesta prova, depois do pódio alcançado em 2016. Outro grande candidato à vitória é Andreas Bakkerud. O norueguês mostrou-se igual a si mesmo em Barcelona, rápido e combativo, sendo dos pilotos que mais à vontade está nas lutas porta-com-porta e conta com um Ford Focus RS RX já perfeitamente afinado e que lhe transmite total confiança. Ken Block é o seu companheiro de equipa e espera-se dele uma maior evolução face ao ano passado, onde dececionou em Montalegre com erros a mais. O norte-americano mostrou em Barcelona estar muito mais competitivo e até um pouco mais agressivo do que o habitual nas batalhas pela posição, veremos como evoluirá num circuito mais exigente.

Sébastien Loeb vai ter de atacar

Do lado do Team Peugeot-Hansen, poderemos ver em pista a nova versão do 208 WRX preparada em colaboração com a Peugeot Sport. Os carros franceses apresentam-se agora com uma carroçaria mais imponente que faz aproveitar ao máximo as dimensões permitidas pelo regulamento, além de terem sido revistas as suspensões e o motor. Se Timmy Hansen entrou no ano com o pé-direito (fez 5º), Sébastien Loeb teve um arranque em falso (14º) e o francês tem de dar a volta por cima quanto antes, sob pena de perder o comboio do título já no início, o que não será nada favorável para a sua motivação. A equipa apresenta um terceiro carro para o talentoso Kevin Hansen, um piloto a ver com atenção, pelo seu estilo perfeccionista a lembrar o pai, Kenneth Hansen. Para além destes 10 pilotos integrados em equipas com apoio oficial dos construtores, existe um conjunto de outros nomes que poderão causar a surpresa. Timo Scheider foi a revelação em Barcelona, o alemão está a adorar fazer Ralicross e os Ford Fiesta RXS da MJP Racing Team Austria parecem bem equilibrados. Guy Wilks tem talento q.b., o ex-piloto do Mundial de Ralis é um verdadeiro fan da modalidade (era comentador das provas na TV no ano passado), está motivado como nunca e conta com o VW Polo RX ex- Kristoffersson. De Timur Timerzyanov podemos esperar tanto o melhor como o pior, o russo antigo Bicampeão europeu estará ao volante de um Ford Fiesta RXS da equipa de Manfred Stohl. Outros outsiders são Jean-Baptiste Dubourg, o atual Bicampeão do Troféu Andros, aos comandos de um Peugeot 208 WRX ex-oficial e o finlandês Niclas Gronholm, que procura nesta segunda temporada mostrar que filho de peixe sabe nadar, contando agora com um Ford Fiesta RX preparado pela M-Sport. Quanto a representantes portugueses, o gentleman driver Joaquim Santos será o único a defender as nossas cores. O Bicampeão Nacional SuperCars é um dos padrinhos desta prova (a Bompiso é o patrocinador principal) e aproveitará para se divertir e dar nas vistas com o seu o Ford Focus ST 4WD.

Duarte Mesquita

Horário

Sábado, 22 de Abril

10H00

Treinos Livres

12H20

Show de Freestyle / Demonstração Camião Racing

Almoço

13H30

Qualificação 1 (Q1) Super1600, World RX, Crosscar

14H30

Monster Energy Rig Riot – Paddock

15H00

Qualificação 2 (Q2) Super1600, World RX, Crosscar

16H30

Sessão de Autógrafos – Paddock

Domingo, 23 de Abril

09H00

Warm-up

10H30

Qualificação 3 (Q3) World RX, Super1600, Crosscar

11H35

Show de Freestyle / Demonstração Camião Racing

12H00

Qualificação 4 (Q4) World RX, Super1600

Almoço

13H00

Sessão de Autógrafos – Paddock

13H30

Monster Energy Rig Riot – Paddock

13H50

Final Crosscar & Meias-Finais Super1600

14H45

Show de acrobacia aérea

15H00

Meias-Finais World RX, Final Super1600 & Final World RX

15H50

Pódio

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado