World RX/Para lá do Marão, espetáculo para os que lá vão

Por a 20 Abril 2017 09:21
Capa_1

Não há dúvida que o povo transmontano é quem manda no Reino Maravilhoso, como nos conta o escritor Miguel Torga. Mas neste fim-de-semana, a passagem do Mundial de Ralicross pelas Terras de Barroso deixa que a ordem seja liderada pelos “cavaleiros” da terra e asfalto, com as suas máquinas e velocidade

Há muito que Montalegre se tem vindo a preparar para receber a caravana do Mundial de Ralicross. E a preparação tenta não deixar nada ao pormenor, num exaustivo e proveitoso trabalho de colaboração entre o Clube Automóvel de Vila Real e a Câmara Municipal de Montalegre, para que tudo corra de forma perfeita durante este fim-de-semana de adrenalina, na pista e fora dela. O público gosta e regressa. A FIA e a IMG (promotor) reconhecem o valor da organização e daí terem confirmado a continuidade no Mundial por mais 5 anos. Este ano Montalegre marca a segunda prova da temporada, depois do prometedor início em Barcelona há 3 semanas atrás. Deu para constatar que o nível do campeonato continua a subir e que os carros estão ainda mais rápidos que no ano passado. Os novos Volkswagen Polo GTI RX mostraram que são candidatos a vencer e em Montalegre terão mesmo uma maior dose de favoritismo, pelo facto de tanto Petter Solberg como Johan Kristoffersson se darem muito bem com o traçado barrosão (o sueco venceu em 2015 enquanto que o norueguês o fez em 2014 e no ano passado). Numa pista onde o desafio das equipas na procura da melhor afinação nunca é fácil, certamente que a sessão de testes que a equipa de Solberg ali fez durante a pré-temporada, foi proveitosa na definição do set-up para pisos seco e molhado. Mas quem leva o número 1 na porta e lidera o Campeonato para já é Mattias Ekstrom. E ainda que o Audi S1 quattro não tenha sido o carro mais rápido em tempos por volta em Barcelona, o sueco atual Campeão do Mundo é candidato a vencer também em Montalegre, pela sua frieza ao volante e capacidade de gestão de todo o fim-de-semana de corridas, sendo imune ao erro nos momentos decisivos. Ekstrom está escudado pelos jovens lobos Topi Heikkinen e Reinis Nitiss, sendo de esperar um ascendente do finlandês nesta prova, depois do pódio alcançado em 2016. Outro grande candidato à vitória é Andreas Bakkerud. O norueguês mostrou-se igual a si mesmo em Barcelona, rápido e combativo, sendo dos pilotos que mais à vontade está nas lutas porta-com-porta e conta com um Ford Focus RS RX já perfeitamente afinado e que lhe transmite total confiança. Ken Block é o seu companheiro de equipa e espera-se dele uma maior evolução face ao ano passado, onde dececionou em Montalegre com erros a mais. O norte-americano mostrou em Barcelona estar muito mais competitivo e até um pouco mais agressivo do que o habitual nas batalhas pela posição, veremos como evoluirá num circuito mais exigente.

Sébastien Loeb vai ter de atacar

Do lado do Team Peugeot-Hansen, poderemos ver em pista a nova versão do 208 WRX preparada em colaboração com a Peugeot Sport. Os carros franceses apresentam-se agora com uma carroçaria mais imponente que faz aproveitar ao máximo as dimensões permitidas pelo regulamento, além de terem sido revistas as suspensões e o motor. Se Timmy Hansen entrou no ano com o pé-direito (fez 5º), Sébastien Loeb teve um arranque em falso (14º) e o francês tem de dar a volta por cima quanto antes, sob pena de perder o comboio do título já no início, o que não será nada favorável para a sua motivação. A equipa apresenta um terceiro carro para o talentoso Kevin Hansen, um piloto a ver com atenção, pelo seu estilo perfeccionista a lembrar o pai, Kenneth Hansen. Para além destes 10 pilotos integrados em equipas com apoio oficial dos construtores, existe um conjunto de outros nomes que poderão causar a surpresa. Timo Scheider foi a revelação em Barcelona, o alemão está a adorar fazer Ralicross e os Ford Fiesta RXS da MJP Racing Team Austria parecem bem equilibrados. Guy Wilks tem talento q.b., o ex-piloto do Mundial de Ralis é um verdadeiro fan da modalidade (era comentador das provas na TV no ano passado), está motivado como nunca e conta com o VW Polo RX ex- Kristoffersson. De Timur Timerzyanov podemos esperar tanto o melhor como o pior, o russo antigo Bicampeão europeu estará ao volante de um Ford Fiesta RXS da equipa de Manfred Stohl. Outros outsiders são Jean-Baptiste Dubourg, o atual Bicampeão do Troféu Andros, aos comandos de um Peugeot 208 WRX ex-oficial e o finlandês Niclas Gronholm, que procura nesta segunda temporada mostrar que filho de peixe sabe nadar, contando agora com um Ford Fiesta RX preparado pela M-Sport. Quanto a representantes portugueses, o gentleman driver Joaquim Santos será o único a defender as nossas cores. O Bicampeão Nacional SuperCars é um dos padrinhos desta prova (a Bompiso é o patrocinador principal) e aproveitará para se divertir e dar nas vistas com o seu o Ford Focus ST 4WD.

Duarte Mesquita

Horário

Sábado, 22 de Abril

10H00

Treinos Livres

12H20

Show de Freestyle / Demonstração Camião Racing

Almoço

13H30

Qualificação 1 (Q1) Super1600, World RX, Crosscar

14H30

Monster Energy Rig Riot – Paddock

15H00

Qualificação 2 (Q2) Super1600, World RX, Crosscar

16H30

Sessão de Autógrafos – Paddock

Domingo, 23 de Abril

09H00

Warm-up

10H30

Qualificação 3 (Q3) World RX, Super1600, Crosscar

11H35

Show de Freestyle / Demonstração Camião Racing

12H00

Qualificação 4 (Q4) World RX, Super1600

Almoço

13H00

Sessão de Autógrafos – Paddock

13H30

Monster Energy Rig Riot – Paddock

13H50

Final Crosscar & Meias-Finais Super1600

14H45

Show de acrobacia aérea

15H00

Meias-Finais World RX, Final Super1600 & Final World RX

15H50

Pódio

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz
últimas FIA WRALLYCROSS
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Goodwood #Porsche #73MM

    autosport_oficial: "#Goodwood #Porsche #73MM
"
    141
    3
  • Close Calls... #autosport #closecalls

    autosport_oficial: "Close Calls...
#autosport #closecalls"
    83
    5
  • F3 Crash 💥 #carcrash #f3

    autosport_oficial: "F3 Crash 💥
#carcrash 
#f3"
    42
    0
  • Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP @f1 @lewishamilton 🏁👊🏻 #racing #f1 #brasil

    autosport_oficial: "Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP
@f1 @lewishamilton 🏁👊🏻
#racing #f1 #brasil"
    45
    2
  • MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏 @mini @dakarrally #Dakar #Mini

    autosport_oficial: "MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏
@mini @dakarrally 
#Dakar 
#Mini"
    42
    0
  • World Endurance Championship 🏁 #WEC

    autosport_oficial: "World Endurance Championship 🏁

#WEC"
    38
    0
  • Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder Nurburgring, 1000KM #Ferrari #Nurburgring

    autosport_oficial: "Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder
Nurburgring, 1000KM

#Ferrari
#Nurburgring"
    38
    1
  • Porsche 911 #Porsche #911

    autosport_oficial: "Porsche 911
#Porsche #911"
    24
    0
  • Porsche 911, 12 Hours of Sebring

    autosport_oficial: "Porsche 911, 12 Hours of Sebring"
    19
    0
  • Nurburgring, 24h 1972 #Vintage #vintagemotorsport

    autosport_oficial: "Nurburgring, 24h
1972
#Vintage #vintagemotorsport"
    29
    1