World RX Noruega: Gronholm vence na secretaria

Por a 17 Junho 2019 00:19

O finlandês Niclas Gronholm conquistou finalmente uma vitória no Mundial de Ralicross na prova disputada neste fim-de-semana na Noruega. A quinta ronda do Campeonato teve lugar no circuito de Hell e foi novamente ávida em emoção.

Uma chuva torrencial começou a cair sobre o circuito pouco antes do início das Meias-finais, o que fez com que as condições da pista fossem muito traiçoeiras, com rios de água a formarem-se na superfície da pista e as equipas sem tempo para mudarem os set-ups dos seus carros para chuva, com o relógio apenas a dar tempo suficiente para os mecânicos montarem os pneus para piso molhado.

Gronholm, com o Hyundai i20 N RX da GRX Taneco, foi promovido a vencedor depois dos comissários nas verificações pós-corrida constatarem que o Renault Mégane RS RX de Marklund não estava em conformidade com os regulamentos técnicos.

O sueco foi assim desclassificado da prova. Já antes Gronholm tinha substituído Kevin Hansen na 2ª posição depois do piloto do Peugeot 208 WRX do Team Hansen MJP receber uma penalização de um segundo por alegado comportamento antidesportivo num toque entre os dois pilotos. O próprio Gronholm recebeu também uma reprimenda por um toque semelhante decorrido na Final.

Niclas Gronholm conseguiu assim a sua primeira vitória no Mundial de Ralicross apesar de não estar com o sentimento natural da mesma no final: “É bom conseguir uma vitória, mas esta não foi exatamente como esperávamos que acontecesse. Tivemos um arranque muito mau quer na Meia-Final, quer na Final. Tentei ultrapassar o Kevin (Hansen) de todas as formas durante a Final mas não consegui, acho que o para-choque traseiro do Peugeot dele deve estar bastante danificado. O nosso Hyundai estava bom, sem dúvida que tivemos o ritmo certo para vencer, mas os arranques acabaram por ser prejudiciais para nós.”

Janis Baumanis acabou por ser assim o terceiro classificado, em mais uma nova demonstração de regularidade do piloto da Letónia com o Ford Fiesta RXS do Team Stard, na frente de Kevin Abbring, o piloto do fim-de-semana com uma estreia de sonho no Mundial de Ralicross com o Skoda Fabia RS da ES Motorsport. Liam Doran parecia ter tudo para vencer mas um problema de motor atrasou-o e levou-o a concluir a prova no 5º posto, sendo o melhor classificado dos Audi S1 quattro, pois Andreas Bakkerud ficou-se pelas Meias-finais, tal como o líder do Campeonato Timmy Hansen.

Por Duarte Mesquita

Classificação:

  1. Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX 4m35.753s
  2. Kevin Hansen Peugeot 208 WRX + 0.344s
  3. Janis Baumanis Ford Fiesta RXS +0.817s
  4. Kevin Abbring Skoda Fabia RS +2.412s
  5. Liam Doran Audi S1 quattro + 20.763s

    Anton Marklund Renault Mégane RS RX desqualificado

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado