World RX África do Sul: Kristoffersson concluiu época perfeita

Por a 25 Novembro 2018 18:04

Ou quase perfeita! Pois somente uma vitória escapou a Johan Kristoffersson nas 12 provas que foram disputadas nesta temporada. Na Cidade do Cabo, o Bicampeão Mundial mais uma vez se mostrou irrepreensível na Meia-final e Final, partindo da pole position, efetuando arranques perfeitos e defendendo bem a sua posição na difícil curva 1 do circuito de Killarney, sendo depois rápido e imune a qualquer erro de condução nas seis voltas de cada uma das corridas.

Atrás, Mattias Ekstrom superou rapidamente Petter Solberg, cuja transmissão não resistiu ao esforço a que foi sujeita numa manobra do norueguês para evitar a escapatória da caixa de areia na chicante interior do circuito. Com o VW Polo R a tornar-se inguiável, Solberg acabou por bater e no meio do pó sofrer um toque forte de Timmy Hansen, que ficava também fora de prova com danos graves no Peugeot 208 WRX.

Mattias Ekstrom conseguiu assim o segundo lugar, sendo o Vice-campeão Mundial 2018, enquanto Sébastien Loeb marcou a despedida do programa oficial da Peugeot no campeonato com mais um pódio, o que lhe permitiu terminar o campeonato em quarto lugar na frente de Solberg. Andreas Bakkerud foi o terceiro no campeonato e também viajará até à gala de entrega de prémios da FIA mas neste domingo as coisas não lhe correram de feição, acabando por desistir na Meia-final após um erro na travagem para a chicane interior.

O Mundial de Ralicross regressará em 2019, resta saber com que pilotos e equipas, pois o cenário que se perspetiva atualmente é pouco otimista, após as anunciadas saídas da Audi, Peugeot e Olsbergs MSE.

Classificação Final World RX África do Sul

1. Johan Kristoffersson VW Polo R 4m12.787s
2. Mattias Ekstrom Audi S1 quattro +2.700s
3. Sébastien Loeb Peugeot 208 WRX + 3.595s
4. Kevin Hansen Peugeot 208 WRX +6.230s
5. Petter Solberg VW Polo R +5 voltas
6. Timmy Hansen Peugeot 208 WRX +5 voltas

Classificação Final World RX 2018

1. Johan Kristoffersson VW Polo R 341 pontos
2. Mattias Ekstrom Audi S1 quattro 248
3. Andreas Bakkerud Audi S1 quattro 237
4. Sébastien Loeb Peugeot 208 WRX 229
5. Petter Solberg VW Polo R 227

Duarte Mesquita

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas FIA WRALLYCROSS
últimas Autosport