World RX Abu Dhabi: Gronholm penalizado dá vitória a Kevin Hansen!

Por a 6 Abril 2019 19:34

Na pista o vencedor foi Niclas Gronholm com o Hyundai i20 N RX mas após reunião do Colégio de Comissários Desportivos, uma penalização de 3 segundos foi aplicada ao finlandês por um toque fora dos limites da legalidade que acabou por prejudicar Kevin Hansen.

Sem este toque, não saberíamos se Hansen iria aguentar muito mais tempo Gronholm atrás de si, que se mostrava até então claramente mais rápido que o sueco, numa altura em que estava ainda por definir por ambos a estratégia da Joker Lap. Com o toque do Hyundai, o Peugeot 208 de Hansen fugiu de traseira e este teve que corrigir a trajetória, abrindo assim a porta à ultrapassagem de Gronholm.

Hansen acabou por recuperar o controlo do carro rapidamente e na pista foi o segundo classificado, resultado que viria a transforma-se numa vitória, sendo Gronholm relegado para segundo. De realçar que qualquer um dos dois é um justo vencedor pela performance evidenciada ao longo de todo o fim-de-semana e conhecendo o comportamento histórico de Gronholm, não foi com certeza um toque por maldade, apenas uma “falta de paciência e maturidade” do finlandês que resultou numa manobra para além dos limites da lei.

Liam Doran foi um surpreendente terceiro classificado, ele que nunca demonstrou nas qualificações o mesmo andamento do grupo da frente, mas cuja longa experiência nas corridas decisivas lhe valeram chegar à Final e ao pódio. Krisztián Szabo foi o melhor rookie com o Audi S1 quattro da EKS na frente de Janis Baumanis, que acumulou vários erros com o Ford Fiesta RXS.

Um azarado Timo Scheider acabou por concluir a Final na sexta posição, depois de ter-se revelado sempre como um dos pilotos mais rápidos em pista, sendo prejudicado por um problema técnico no Seat Ibiza RX.

Destaque ainda pela negativa para o forte embate de Andreas Bakkerud no Peugeot 208 WRX de Timmy Hansen na Q3, o que ditou a desclassificação da corrida para o norueguês e o abandono da prova para o sueco, devido à cedência do rollbar do Peugeot 208 WRX.

Classificação:
1 – Kevin Hansen Peugeot 208 WRX 4m39.467s
2 – Niclas Gronholm Hyundai i20 N RX +0.479s (3,0s de penalização)
3 – Liam Doran Audi S1 quattro +0.728s
4 – Krisztian Szabo Audi S1 quattro +8.650s
5 – Janis Baumanis Ford Fiesta RXS +12.227s
6 – Timo Scheider Seat Ibiza RX +29.617s

Duarte Mesquita

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas FIA WRALLYCROSS
últimas Autosport