World RX: 16 alunos na turma de 2019

Por a 14 Março 2019 14:31

A lista de pilotos permanentes para o Campeonato Mundial de Ralicross 2019 já foi divulgada e deixa antever uma competição intensa para as 10 rondas da temporada. Um total de 16 pilotos permanentes de 11 nacionalidades diferentes, inscritos por seis equipas e representando oito marcas distintas serão os “alunos que lutarão pela melhor nota” nesta nova era do World RX sem equipas oficiais.

Apesar das saídas de Johan Kristoffersson, Mattias Ekstrom, Sébastien Loeb e Petter Solberg, a lista apresenta alguns nomes familiares e viu entrar um número de jovens pilotos ávidos por deixar a sua marca num campeonato que se adivinha como o mais disputado dos últimos anos depois do domínio da Volkswagen Motorsport em 2017 e 2018.

Com fortes ambições ao título, o britânico Liam Doran e o norueguês Andreas Bakkerud unem forças na recém-formada equipa Monster Energy RX Cartel ao volante de dois Audi S1 quattro. Também com os olhos postos no “ouro” vão estar os irmãos Hansen, Timmy e Kevin, filhos de Kenneth Hansen, o mais bem-sucedido piloto da história do Ralicross, que irão alinhar com um par de Peugeot 208 WRX inscritos pelo Team Hansen MJP.

A equipa GRX Taneco, do antigo Bicampeão do WRC Marcus Gronholm, irá colocar em pista dois Hyundai i20 N RX para o seu filho Niclas Gronholm, a revelação da temporada do ano passado e para o experiente russo Timur Timerzyanov, além de inscrever um terceiro i20 nalgumas provas para Reinis Nitiss, o Campeão Europeu SuperCar em título, que acumulará a função de piloto de desenvolvimento da GRX Taneco.

Depois de uma temporada de estreia bem-sucedida em 2018, a equipa francesa GCK terá quatro pilotos permanentes em 2019. O proprietário da equipa e também esquiador profissional, Guerlain Chicherit, vai ser acompanhado pelo ex-Campeão Europeu SuperCar, o sueco Anton Marklund, aos comandos dos Renault Mégane RS RX. Como parte de uma iniciativa para criar um caminho para promissores talentos juniores da modalidade, foi criada a GCK Academy, que inscreve dois jovens ases vindos do Troféu RX2, o francês Cyril Raymond e o belga Guillaume De Ridder, ambos ao volante do Renault Clio IV RS RX.

O letão Janis Baumanis lidera a equipa austríaca STARD com um Ford Fiesta RXS apoiado pela Ford Performance, sendo acompanhado num segundo carro que irá ser conduzido para já pelo norueguês Pal Try. Oliver Bennett, que competiu em várias provas do World RX em 2018, irá fazer a temporada completa com o Mini Cooper RX da Xite Racing Team, enquanto o ex-Bicampeão do DTM, o alemão Timo Scheider, irá alinhar com um novíssimo Seat Ibiza RX inscrito pela Munnich Motorsport. O dono da equipa René Munnich deverá aparecer nalgumas provas selecionadas.

Vindos do Europeu Super1600 aparecem o húngaro Krisztian Szabo, com um Audi S1 quattro versão 2018 inscrito pela equipa EKS de Mattias Ekstrom, bem como o lituano de apenas 19 anos de idade, Rokas Bacisuka, que irá tripular o novo Skoda Fabia da ES Motorsport. O Campeonato Mundial de Ralicross, lançado pela FIA em 2014, continua assim em 2019 com a sua 5ª temporada, tendo a primeira prova em Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina, a 5 a 6 de Abril.

LISTA DE INSCRITOS WORLD RX 2019

Nº. Piloto Carro Equipa
5
6 Pal Try
Jānis Baumanis Ford Fiesta RXS
Ford Fiesta RXS Team STARD
Team STARD
7 Timur Timerzyanov Hyundai i20 N RX GRX Taneco
13 Andreas Bakkerud Audi S1 quattro Monster Energy RX Cartel
14 Rokas Baciuška Škoda Fabia RS ES Motorsport
21 Timmy Hansen Peugeot 208 WRX Team HANSEN MJP
33 Liam Doran Audi S1 quattro Monster Energy RX Cartel
36 Guerlain Chicherit Renault Mégane RS RX GCK
42 Oliver Bennett BMW MINI Cooper RX Xite Racing
44 Timo Scheider SEAT Ibiza RX ALL-INKL.COM Münnich Motorsport
68 Niclas Grönholm Hyundai i20 N RX GRX Taneco
71 Kevin Hansen Peugeot 208 WRX Team HANSEN MJP
92 Anton Marklund Renault Mégane RS RX GCK
96 Guillaume De Ridder Renault Clio IV RS RX GCK Academy
113 Cyril Raymond Renault Clio IV RS RX GCK Academy
123 Krisztián Szabó Audi S1 quattro EKS

Duarte Mesquita

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
ramedlaV
Membro
ramedlaV

um campeonato que ficou muito enfraquecido, quase que era o KO, mas mesmo assim com certeza haverá boas lutas, O Bakkerud e o Hansen, serão os candidatos.

últimas FIA WRALLYCROSS
últimas Autosport