assinaturas

Félix da Costa e Lewis Hamilton, os melhores da década

Por a 19 Fevereiro 2020 18:09

Por Fábio Mendes e José Luís Abreu

António Félix da Costa (Nacional) e Lewis Hamilton (Internacional) foram considerados pelos leitores do Autosport como os pilotos da década, numa votação que não deixou margem para dúvidas. Os seis títulos mundiais do piloto da Mercedes, e a carreira vitoriosa que quase levou à F1 o português, foram decisivas…

Os leitores decidiram, está decidido. O AutoSport escolheu a ‘short list’ de candidatos ao Top 10 da Década, Nacional e Internacional e os nossos leitores deitaram cá para fora a sua perceção e entendimento sobre o assunto, elegendo os que consideram ter sido os pilotos portugueses e estrangeiros a destacar-se mais na última década.

Fazemos aqui um parêntesis para referir que só divulgamos os três pilotos do pódio, isto por uma razão simples. O facto de estarem no top 10 é motivo de orgulho para todos, pois significa que fizeram o suficiente para que um conjunto de jornalistas os considerasse para este Top 10 da década. Ordená-los espelharia na perfeição o que foi ditado pelos leitores, mas como é lógico, há o primeiro, e todos os outros dessa lista, e esta é uma votação pela positiva. Queremos que os menos votados sintam orgulho de estar presentes na lista e não menos felizes pela sua posição final.

Voltando aos resultados, e começando pelos estrangeiros, era difícil encontrar argumentos que não resultassem na eleição de Lewis Hamilton como o piloto da década. Cinco títulos mundiais de Fórmula 1 entre 2014 e 2019, a juntar ao que já trazia, e que ganhou em 2008, eram argumentos fortes demais para contrariar. Neste momento, o piloto inglês já está num patamar muito alto, e muitos colocam-nos como um dos melhores de sempre na F1. E esta votação espelha isso mesmo, tal a margem.

São curiosos os dois restantes lugares do pódio. Sebastien Loeb foi segundo na frente de Sébastien Ogier. O francês mais velho ganhou seis dos seus nove títulos antes de 2010, mas ainda venceu mais três esta década deixando uma marca muito forte no coração dos adeptos lusos, que é refletida nesta votação.
Loeb bateu Sebastien Ogier, que por sua vez deu sequência ao domínio francês nos ralis, e alcançou seis títulos mundiais, quatro com a VW, mais dois com a M-Sport/Ford. E esta não foi sequer uma votação equilibrada, pois se Loeb e Ogier não ficaram muito separados em termos percentuais, a distância para o quarto foi de 20%. Portanto, muito significativo.

Félix da Costa venceu
Em termos nacionais, o mais votado foi António Félix da Costa, que bateu Filipe Albuquerque, segundo, e Tiago Monteiro, terceiro. A margem do vencedor foi razoável, para não deixar dúvidas, mas já a restante luta pelo pódio foi bem equilibrada. Também neste caso, a margem percentual para o quarto classificado, ultrapassou a barreira dos 10%, pelo que também foi significativa.
O facto de António Félix da Costa ter estado muito perto da F1 pode ter pesado, e apesar de não ter deslumbrado no DTM, onde esteve muito tempo, nos últimos anos tem dado muito boa conta de si na Fórmula E e Mundial de Endurance.
Filipe Albuquerque tornou-se na última década em um dos melhores pilotos do mundo do Endurance. Duas vitórias nas 24h de Daytona provam-no.
Já Tiago Monteiro tem uma carreira que vai muito para lá do que fez na F1. Provavelmente, não foi Campeão do WTCC devido ao acidente que sofreu em testes e os adeptos reconheceram isso, e muito mais.

LISTA ORDEM ALFABÉTICA

Nacional
Álvaro Parente
António Félix da Costa
Filipe Albuquerque
João Barbosa
José Pedro Fontes
Miguel Barbosa
Pedro Lamy
Pedro Salvador
Ricardo Moura
Tiago Monteiro

Internacional
Andre Lotterer
Fernando Alonso
Lewis Hamilton
Romain Dumas
Sebastian Vettel
Sebastien Loeb
Sebastien Ogier
Stéphane Peterhansel
Tom Kristensen
Yvan Muller

assinaturas

17
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
mario
Membro
mario

Treta, só ganhou porque continua nos fórmulas, é difícil dar nas vistas a correr endurance, os melhores pilotos continuam a ser o Álvaro e o Filipe e o Pedro apesar da idade. O da costa é muito irregular e muito impaciente e comete muitos erros. Nunca vi nada de especial no Tiago.

r. petersson
Membro
r. petersson

São todos grandes pilotos. Qualquer deles ficava lá bem. Agora o AFC teve lá quase…Só algo estranho vindo da Rússia é que não nos alimentou o sonho…

asfalto
Membro
asfalto

O Riciardo estava na Rússia?

ma07051723
Membro
ma07051723

Mais uma vez fica demonstrado que o lobbie continua a funcionar. Então um piloto que na Década de 2010-2019, não tem um único título Internacional de relevo, é considerado o melhor? Gostava que mostrassem o Palmarés, para constatar os títulos ganhos, continuamos nesta vergonha franciscana, o que é uma pena. Nesta década não apresenta um único título tal como Tiago Monteiro. Infelizmente este jornal cada vez assume uma posição de bairrismo e elitista o que é lamentável. Os dois únicos pilotos que, nos últimos 10 anos brindaram o País com vitórias de relevo e títulos Internacionais, um aparece em segundo… Ler mais »

Blama
Membro
Blama

Dou-lhe os meus parabéns, Disse todas as verdades.

Scuderia Fast Turtle
Membro
Scuderia Fast Turtle

So faço um reparo ao Tiago Monteiro.

Pode não ter ganho mas até ao acidente demonstrou ser dos melhores no wtcc e não fosse esse acidente teria sido campeão do mundo FIA.

Pitroleo
Membro
Pitroleo

O AFC é a eterna promessa, se tivesse no lado internacional tinha papado as 2 votações.
Enfim …

Scuderia Fast Turtle
Membro
Scuderia Fast Turtle

Filipe Albuquerque.

AFC não fez nada de especial.

Blama
Membro
Blama

Esta votação dos melhores pilotos Portugueses da década,e tal como foi publicada, é um verdadeiro lobbie, hipócrita e tendenciosa, para tentar promover aqueles que nesta década nada fizeram. se assim não for, publiquem os currículo dos vencedores e dos outros que estavam nomeados, isto não é digno de um jornal como este.
Tudo mais, já foi escrito pelo Membro , ma07051723

*RMPS*
Membro
*RMPS*

Alonso não está em primeiro, e nem sequer no top 3 ???… E puseram lá aqueles badamecos?… Isto é ridículo!!!… Custa-me mesmo ver a enorme humilhação por que está a passar um grande piloto como Alonso, e a chacota que todos fazem com essa situação! Parece que o tratam como um palhaço! Não merecia!!! Merecia estar em primeiro por tudo o que fez na sua carreira! É sempre fácil esquecerem-se propositadamente dum pobre piloto que se afundou na vida, esquecendo que no passado sempre foi um exemplo de cavalheirismo, ética profissional, respeito pelos outros, modéstia, humildade, e alguém que sempre… Ler mais »

*RPMS*
Membro
*RPMS*

Olha, o IDIOTA voltou!

Cumprimentos

*RMPS*
Membro
*RMPS*

Concordo. É nestas alturas difíceis que temos de defender o campeão Alonso.

Muitíssimo bem escrito.

Cumprimentos

jmiguel-godinhoaybhislabor-com
Membro
jmiguel-godinhoaybhislabor-com

O AFC o melhor da década!? um autêntico flop, o piloto do quase…. Quase nada, sem títulos, é só marketing mais nada, e ainda dizem que o lugar do Kvyat era do AFC…. Sim sim. Não passa de uma promessa.

Lisboa
Membro
Lisboa

Em relação aos pilotos da década; Votar no Hamilton que vence 5 campeonatos com o carro mais dominador da história da F1 em detrimento do Ogier que vence 6 títulos, 2 deles numa equipa privada sem grandes apoios de fábrica, ainda engolo. Agora, não escolher o João Barbosa como melhor piloto nacional, depois de vencer 3 vezes as 24 horas de Daytona, com mais 3 pódios a juntar a essa conta, 1 outra vitória nas 12 horas de Sebring e com 2 títulos norte-americanos de SportCars, para mim, é um insulto e um desconhecimento sem qualquer paixão ao mundo motorizado.… Ler mais »

Pitroleo
Membro
Pitroleo

Concordo a 💯% apesar de não ser fan do ogier.

Pity
Membro
Pity

Depois de ler uma dúzia de comentários anti Autosport, só tenho a dizer o seguinte: O Autosport deu DEZ hipóteses para os LEITORES escolherem TRÊS em cada categoria, pelo que a RESPONSABILIDADE FOI DE QUEM VOTOU.
Escolhas destas são sempre subjectivas e misturar todas as disciplinas, complica ainda mais.
A única crítica que eu faço ao Autosport é não publicar o resultado integral da votação, se não com números totais, pelo menos com percentagens.

ma07051723
Membro
ma07051723

https://www.driverdb.com/countries/portugal/
Talvez aqui consigam ver o Palmarés dos pilotos Portugueses e percebam a tremenda injustiça cometida por alguém.

Faltava aparecer a virgem ofendida Pity, presumo que seja accionista do AutoSport.

Sugiro a publicação das votações, será mais transparente

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
Nós não partilhamos os seus dados pessoais com ninguém.