Equipa de extracção e salvamento de pilotos revalidou certificação em Le Mans

Por a 29 Janeiro 2009 14:10

A qualidade dos serviços de extracção e salvamento de pilotos é um dos factores mais importantes na competição motorizada hoje em dia, motivo pelo qual as equipas de Extracção da EMERG têm de ser submetidas a acções de formação e certificação a cada dois anos.

Durante o ano, com o apoio da ACDME bem como algumas equipas e pilotos, são realizados exercícios/simulações para que as equipas de extracção permaneçam sempre treinadas e prontas a actuar.

Contando com duas equipas, a EMERG opta por alternar essas acções de certificação para que as suas equipas possam estar sempre ao corrente das mais recentes técnicas praticadas um pouco por todos os circuitos do mundo. A mais recente certificação teve lugar há uma semana em Le Mans e contou com a presença de uma equipa de Extracção da EMERG composta por seis elementos e liderada por Marcelo Vilares.

Após o regresso de França, o Médico Chefe da ACDME mostrou-se contente com os resultados obtidos: “Devido à existência de vários critérios de avaliação não há lugar à ordenação por posições das variadas equipas. Um deles é o tempo de extracção do acidentado, mas há outros critérios de difícil quantificação, como a coordenação e técnica. É por isso que as equipas são certificadas, ou não. Mas no que nos diz respeito, correu muito bem!”

“Como é habitual neste tipo de situações, há sempre muitas trocas de ideias e, pelo que conseguimos compreender, os avaliadores têm muito boa impressão do trabalho desenvolvido pela nossa equipa. Além disso, ao longo dos exercícios práticos conseguimos demonstrar algumas das vantagens das alterações que temos vindo a introduzir no nosso material de extracção, nomeadamente no colete de extracção (KED) e no kit FIA. Tratam-se de equipamentos que estão sempre a ser melhorados devido às críticas e ideias apresentadas pelas equipas que os usam. Foi nesse sentido que nos pediram para que essas alterações fossem apresentadas a todas as equipas no final da certificação para que, caso queiram, as possam implementar também.”

Marcelo Vilares apontou também como importante a variedade de carros em que tiveram a oportunidade de trabalhar, um deles muito recente e ainda muito pouco visto. “Tivemos a oportunidade de colocar à prova as nossas capacidades em vários tipos de carros diferentes, como foram o caso dos fórmulas do A1GP e da GP2, o protótipo que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1991 (o Mazda 787B), um Corvette e Audi R8. Isto é muito importante porque, infelizmente, não estamos em contacto com este tipo de máquinas todos os dias.”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado