63º Ralicross de Lousada: Bom arranque

Por a 8 Abril 2019 10:37

Muita chuva, lama, frio, mas também um público fiel que não arredou pé durante o dia e que dessa forma pode assistir a grandes corridas foi o que sucedeu na prova de abertura da época de Ralicross, Kartcross e Super Buggy, em Lousada.

Arrancou no mítico palco de Lousada a temporada do Off Road nacional, num evento que apesar da meteorologia teve corridas disputadas, algumas decididas por margens mínimas, sendo que os louros da vitória foram para Gonçalo Macedo na Iniciação/Troféu Ernesto Gonçalves, João Novo triunfou na Nacional 2RM, Pedro Tiago fez o mesmo na Nacional A1.6. De Espanha veio o vencedor da SuperCar, Arturo Cota com João Ribeiro a somar e a seguiu na Super 1600. Nuno Bastos ganhou nos Kartcross e nos Super Buggy o vencedor foi Mauro Reis.

Com as condições meteorológicas e consequentemente de pista, terminar as corridas já era meia vitória, pois o piso enlameado, em muito dificultou o desempenho dos pilotos, desde as corridas de qualificação até às meias-finais e finais, disputadas sob chuva torrencial, na tarde de domingo.

Na Inciação/Troféu Ernesto Gonçalves, depois de Gonçalo Macedo (VW Polo) terminar a qualificação na frente, arrancou da pole-position para a final. Rodrigo Correia teve problemas de motor no Peugeot 205, que o mantiveram afastado da liderança e sorte semelhante teve o estreante André Monteiro (Toyota Corolla). Gonçalo Macedo começou na frente, o estreante Artur Monteiro foi pressionando mas não foi suficiente. Com a ida à ‘joker lap’, José Correia subiu para o segundo lugar por troca com André Monteiro, mas a corrida acabou com vitória de Gonçalo Macedo.

Na Super Buggy, Nélson Barata (Power NB) foi para a frente, distanciando-se, Paulo Godinho (PG0012) baixou para quarto e António Mota (HSport) embateu num rail, acontecimento que lhe custou a corrida. Na quarta volta, Mauro Reis (TT) começou a recuperar e chegou a segundo. Paulo Godinho completou o pódio. Nelson Barata terminou na frente.

Nos SuperCar, Arturo Cota, num Seat Leon, fez a pole-position, mas ‘Multiclima’ arrancou a todo o gás, posicionando-se em primeiro. Joaquim Santos na segunda curva perdeu tração, devido à lama que se acumulava fora da trajetória, e quase que acabou no muro, incidente que acabou por lhe custar tempo e o atirou para o terceiro lugar. Arturo Cota aproveitou e subiu a segundo e já no final, a ‘joker lap’ acabou por decidir a corrida, com Arturo Cota a vencer.

Após um contacto entre ‘Multiclima’ e Joaquim Santos, o homem do Mitsubishi acabou por terminar em terceiro.

Na Super 1600, com 14 pilotos presentes, fruto do grande desenvolvimento que esta categoria tem tido, foi necessário disputar duas meias-finais, para definir a grelha de partida da última corrida. João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) venceu a primeira Meia-final, sendo a segunda meia final ganha por José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206 S1600).

Na Final, João Ribeiro foi para a frente enquanto José Rodrigues e Ricardo Soares batalhavam pelo segundo lugar. Hélder Ribeiro e José Queirós perderam tempo no cimo da subida, ao passarem na zona suja da pista, acabando por ceder posições. José Eduardo Rodrigues subiu para terceiro, e em quarto estava Joaquim Machado. Ricardo Soares fez uma grande ultrapassagem assumido o segundo lugar, Joaquim Machado sofria grande pressão para manter o quarto lugar, o que conseguiu com a corrida a terminar com João Ribeiro na frente seguido de Ricardo Soares em segundo e Mário Teixeira. Sérgio Dias foi quarto.

A Nacional 2RM teve um início renhindo entre João Novo (Peugeot 106) e Adão Pinto (Opel Astra). Andreia Sousa (Peugeot 306) na última curva da primeira volta, ‘acelerava’ para a terceira posição e Adão Pinto caiu para último devido a um problema mecânico.

Após inúmeras batalhas, Andreia Sousa conseguiu o segundo lugar na frente de Luís Carvalho (Peugeot 206). Nuno Génio, depois de grande pressão, passou Luís Carvalho assegurando o segundo lugar. O vencedor foi o João Novo, que transitou da Iniciação em 2018, para a Nacional 2RM, em 2019. Andreia Sousa, venceu o troféu feminino e foi segunda à geral.

Na Nacional A 1.6, o Campeão em título, Pedro Tiago (Citroën Saxo) foi para a frente da corrida a partir da primeira posição, seguido de Leonel Sampaio (Citroen Saxo) e Luís Morais (Peugeot 106), que disputavam a segunda posição. Sampaio levou a melhor e Américo Sousa (Citroen Saxo) rodava no quarto posto, distanciando-se de ‘Multiclima’ (Citroen Saxo). A corrida ficou decidida a favor de Pedro Tiago. Luís Morais subiu até segundo, na frente de Américo Sousa (Citroën Saxo). Quarto lugar para Tiago Ferreira (Peugeot 106) enquanto ‘Multiclima’ saiu da pista em cima do reboque após desgaste evidente do carro devido a várias batidas sofridas ao longo da prova

No Kartcross, Alexandre Borges (Semog Bravo) foi para a frente, Rui Nunes (Semog Bravo) rodava logo atrás, em segundo. Na segunda volta Alexandre Borges fez um pião e perdeu a liderança para Rui Nunes. Na subida, antes da curva dois, uma ‘molhada’ e Tiago Freitas (HSport) ficou imobilizado, motivando uma bandeira vermelha. Depois de nova partida, Alexandre Borges voltava à liderança. Em segundo e terceiro rodavam, respetivamente, Maikel Vilas (LaBase RX01) e Jorge Gonzaga (ASK EVO18).

Na quarta volta, Alexandre Borges mantinha-se na frente, Maikel Vilas era segundo e Nuno Bastos subia a terceiro. Depois de uma grande luta, Maikel Vilas na penúltima volta chegou ao primeiro lugar, que logo de seguida perdeu para o compatriota, Carlos Krieg (LaBase RX01). Alexandre Borges fez um pião na última volta e estragou a corrida.

Nuno Bastos acabou por vencer, seguido de muito perto por Jorge Gonzaga, Pedro Rabaço, Maikel Vilas e Rui Nunes, que encerrou o top 5. Daniel Godinho, no sétimo posto foi a Senhora melhor classificada.

A próxima prova do PTRX, tem data marcada para Castelo Branco, com organização da Escuderia de Castelo Branco, nos dias 11 e 12 de maio.

OMSRallyPhotos/Tânia Machado/Gabriel Novais

OMSRallyPhotos/Tânia Machado/Gabriel Novais

OMSRallyPhotos/Tânia Machado/Gabriel Novais

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado