Corridas intensas no Campeonato de Portugal de Karting Braga

Por a 11 Julho 2018 12:15

Depois de Viana do Castelo e Leiria, o Campeonato de Portugal de Karting KIA cumpriu a terceira jornada no Kartódromo Internacional de Braga. Quase uma centena de pilotos alinharam nas diferentes categorias da competição, num fim de semana de intenso calor e corridas emotivas.

Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo/Fotos HelloFoto

Sob a organização do Parallel Velocity-Club, as categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter, partilharam, como é habitual, a mesma grelha com as seguintes classes: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 31), Master (dos 32 aos 44) e Gentleman (com mais de 45 anos). Na Final, disputada em 13 voltas ao traçado bracarense de 1286 metros, Tiago Teixeira largou da pole-position e assumiu a liderança para não mais a largar, vencendo quer à geral quer na classe Sénior, terminando logo a seguir Hugo Marreiros (2º Sénior) e Rodrigo Ferreira (1º Júnior). Joel Magalhães passou João Barros na última volta, sendo respetivamente os primeiros e segundo classificados da categoria X30 Super Shifter à geral e na classe Master. Miguel Ramos cruzou a meta no sexto posto, sendo terceiro na Sénior.
Frederico Castro foi sétimo classificado e venceu a classe Gentleman, terminando logo a seguir Ilídio Fernandes (2º Gentleman), Duarte Mano (4º Sénior) e Rita Teixeira que fechou o top-10 e venceu a classe feminina, sendo quinta à geral na Sénior.
Paulo Martins foi 11º classificado e completou o pódio da categoria Master, na frente de Vasco Lázaro (CRG) – 4º Master – e de João Dias que fechou o pódio da categoria Gentleman.
José Silva terminou na 14ª posição e no quarto lugar da Gentleman, seguindo-se Manuel Ramos (5º Gentleman) e João Paulo Cunha (6º Gentleman).
O regressado Bruno Ponte (Kart Republic) foi forçado a abandonar à passagem da sexta volta, enquanto Pedro Oliveira (Exprit) não largou e João Pedro Cunha (Sodikart) foi desclassificado.

Categoria X30 Sénior
Na categoria X30, João Ferreira largou da pole-position para a Final, assistindo-se a uma intensa luta a cinco pela vitória, com João Ferreira, Alexandre Areia, Álvaro Montenegro, Ricardo Borges e Manuel Leão. A quatro voltas do final, a recuperação de Ricardo Borges culminou com uma ultrapassagem ao então líder João Ferreira mas este viria a responder na penúltima volta, numa manobra que originou um toque entre os dois pilotos. O leiriense foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez mas no final seria informado pelo CCD que tinha sido desclassificado, devido ao toque com Ricardo Borges, algo que a equipa de João Ferreira contestou, apresentando a intenção de protesto. Contudo, o Colégio de Comissários aplicou uma penalização de cinco segundos, que não é passível de protesto, e João Ferreira terminou no quinto lugar final, um resultado que não apaga o excelente regresso à competição do piloto de Leiria, que ainda registou a volta mais rápida da Final (55,546s).
A vitória em Braga ficou para Alexandre Areia, que assim quebrou a invencibilidade de Ricardo Borges em Finais, aproximando-se do piloto da Maia no topo do campeonato. Álvaro Montenegro terminou a 0,128s do piloto de Esposende, na frente de Manuel Leão, que também subiu ao pódio nesta terceira jornada. Ricardo Borges completou um fim de semana algo atribulado no quarto lugar.

Categoria Júnior
Afonso Ferreira largou da pole-position para a Final, acompanhado por Frederico Peters na primeira linha da grelha. Estes dois pilotos assumiram o comando da corrida após o arranque, seguidos por Luís Alves e Luís Leão. Depois de ter pressionado Afonso Ferreira durante parte da corrida, Frederico Peters conseguiu passar para a frente a cinco voltas do final mas a discussão pela vitória ainda não tinha terminado. Um toque entre Ferreira e Peters levou a uma penalização de cinco segundos atribuída ao bracarense após o final da corrida, relegando-o para o quarto lugar final. Por sua vez, o piloto de Évora garantiu a segunda vitória consecutiva em Finais (já tinha triunfado em Leiria), registou a volta mais rápida da corrida (57,035s) e reforçou o comando do campeonato.
Luís Leão e Luís Alves completaram o pódio, enquanto Afonso Ferreira e Mariana Machado completaram o top 5.

Categoria Juvenil
Ivan Domingues largou da pole-position para a Final bracarense, tendo a seu lado Adrián Malheiro. O luso-espanhol conseguiu passar para a frente da corrida mas sempre sob forte pressão de Ivan Domingues, que tentava a ultrapassagem na travagem para o gancho interior da pista. Ainda nas primeiras voltas, Ivan Domingues voltou a tentar a ultrapassagem nesse ponto do traçado mas entrou em pião e perdeu o contacto com os primeiros, deixando Adrián Malheiro com uma vantagem significativa na frente do pelotão. Seguiam-se Tomás Martins e Lourenço Marques mas, já na fase final, o leiriense conseguiu passar para o segundo lugar.
A vitória ficou para Adrián Malheiro, com Lourenço Marques no segundo lugar, seguindo-se Tomás Martins, Miguel Couteiro, Guillermo Acitores e Matilde Ferreira, que venceu a classe feminina.

Categoria Cadete
Na Final da categoria Cadete, António Santos largou da pole-position, tendo a seu lado José Pinheiro, enquanto da segunda linha saíram Maria Germano Neto e Tiago Lima.
Maria Germano esteve na liderança mas depois foi forçada a abandonar à passagem da sexta volta. António Santos e José Pinheiro passaram a travar um duelo pelo comando, mas com Tiago Lima, João Maria Gouveia e Manuel dos Santos logo atrás. António Santos viu a bandeira xadrez na primeira posição, mas depois uma penalização de cinco segundos relegou-o para o quinto lugar, por uma alegada ultrapassagem em situação de bandeiras amarelas, segundo o Colégio de Comissários Desportivo, o que suscitou dúvidas.
José Pinheiro acabou por vencer a prova bracarense, João Maria Gouveia e Tiago Lima completaram o pódio, enquanto Manuel dos Santos assegurou a quarta posição.

Categoria Iniciação
Na Final da categoria Iniciação, José Maria Gouveia largou da pole-position e liderou de princípio a fim. Romeu Mello e João Pereira completaram o pódio, enquanto Tomás Alves e Martim Campos fecharam o top-5. Beatriz Costa terminou na sexta posição e venceu a classe feminina, na frente de Adriana Araújo, Lourenço Rocha, Guilherme Morgado, Joana Lima, Tomás Fernandes e Vasco Moreira.

Kart Kid Race School
Na primeira corrida do Troféu Kart Kid Race School, Pedro Barbosa foi o vencedor na Kids 2, seguido de Tomás Gomes, enquanto Gabriela Teixeira foi a primeira classificada na Kids 1, seguida de António Silva, João Barros e David Dias.
Na corrida 2, Pedro Barbosa voltou a triunfar, desta vez com António Silva a vencer na Kids 1, enquanto Tomás Gomes completou o pódio absoluto e foi o segundo classificado da Kids 2. Gabriela Teixeira, David Dias e João Barros completaram a classificação da segunda corrida em Braga. Com estes resultados, Pedro Barbosa na Kids 1 e António Silva na Kids 2 foram os vencedores da prova bracarense.

Classificação

Categoria X30 Super Shifter Master: 1º Joel Magalhães (Birel Art); 2º João Barros (Birel ART); 3º Paulo Martins (Sodikart). Motores Iame.
Categoria X30 Super Shifter Gentleman: 1º Frederico Castro (Maranello); 2º Ilídio Fernandes (Sodikart); 3º João Dias (Kart Republic). Motores Iame.
Categoria X30 Shifter Sénior: 1º Tiago Teixeira (Birel Art); 2º Hugo Marreiros (DR); Miguel Ramos (CRG); 3º. Motores Iame.
Categoria X30 Shifter Júnior: 1º Rodrigo Ferreira (Praga), 2º Bruno Ponte (Kart Republic). Motores Iame.
Categoria X30 Sénior: 1º Cabo Júnior Team/Alexandre Areia (Kart Republic), 14 voltas em 14m18,865s; 2º Norma Racing Team/Alvaro Montenegro (Tonykart), a 0,128s; 3º Cabo do Mundo Karteam/Manuel Leão (FA), a 0,335s. Motores Iame.
Categoria Júnior: 1º Cabo Júnior Team/Frederico Peters (Kart Republic), 14 voltas em 13m26,023s; 2º cabo do Mundo Karteam/Luís Leão (FA), a 0,402s; 3º Luís Alves (Sodikart), a 0,555s. Motores Iame.
Categoria Juvenil: 1º Adrián Malheiro (Praga), 13 voltas em 13m27,536s; 2º Lourenço Marques (Parolin), a 6,566s; 3º Tomás Martins, a 6,692s. Motores Iame.
Categoria Cadete: 1º José Pinheiro (Praga), 10 voltas em 11m00,344s; 2º João Maria Gouveia (Praga), a 0,350s; 3º Tiago Lima a 0,767s. Motores Iame.
Categoria Iniciação: 1º José Maria Gouveia (Birel), 5 voltas em 8m10,691s; 2º Escola de Karting do Oeste-EKO/Romeu Mello (Birel ART), a 3,198s; 3º Escola de Karting do Oeste-EKO/João Pereira (Birel ART), a 4,134s. Motores Honda.
Categorias Kid 1 e Kid 2 – Corrida 1: Pedro Barbosa (Kids 2), 6 voltas em 7m06,924s; 2º Tomás Gomes (Kid 2), a 14,400s; 3º Gabriela Teixeira (Kids 1), a 15,393s. Corrida 2: 1º P. Barbosa, 6 voltas em 7m05,838s; 2º António Silva (Kids 1), a 3,543s; 3º T. Gomes. Barros, a 13,302s. Vencedor Kids 1: António Silva. Vencedor Kids 2: Pedro Barbosa.
Próxima prova: 15 e 16 de setembro, no KIRO-Kartódromo Internacional do Oeste, no Bmbarral.

Terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting, teve lugar em Braga. Veja o vídeo e saiba tudo sobre o evento

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    Please Login to comment
      Subscribe  
    Notify of
    últimas KARTING
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png