C. P. Karting de Viana do Castelo: FPAK já está a atuar

Por a 20 Julho 2019 17:00

No passado fim de semana em Viana do Castelo, no Campeonato de Portugal de Karting, Categoria Cadete, passou-se um caso grave que a FPAK já ‘passou’ para o Conselho de disciplina. A situação conta-se em poucas linhas: A corrida decisiva ficou marcada por um incidente provocado por João Maria Gouveia, já na última volta, que impediu Maria Germano Neto e Martim Marques de terminarem nos dois primeiros lugares.

Maria Germano (8 anos) era líder campeonato, e se vencesse seria virtual campeã, e por razões que para já se desconhecem, João Maria Gouveia (10 anos) a poucos metros do final da corrida, embateu deliberadamente no kart de Maria Germano, impedindo-a de ganhar.

O Diretor de Prova e o Colégio de Comissários Desportivos, desclassificaram de imediato o piloto, bem como o concorrente, que é o pai, sendo que a FPAK não demorou a pronunciar-se sobre o assunto em forma de comunicado: “DISCIPLINA
Instauração de Processo Disciplinar
Por deliberação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, foi determinada a instauração de processo disciplinar e decretada a imediata suspensão preventiva dos arguidos: JOÃO FILIPE MENDES DE GOUVEIA, Licenciado FPAK N.º PT 19/0242 e JOÃO MARIA PIRES INÊS MENDES DE GOUVEIA, Licenciado FPAK N.º PT 19/0241.
Este processo decorre dos factos verificados durante o Circuito Viana do Castelo, prova que decorreu no Kartódromo de Viana do Castelo, nos dias 13 e 14 de Julho de 2019”

Agora, resta ao Conselho de Disciplina da FPAK ouvir todos os intervenientes, tirando daí as suas conclusões quanto ao sucedido.
Tem havido muita polémica nas redes sociais quanto a este incidente, mas ele está já nas mãos mais competentes para o resolver.

Sem nos referirmos em particular a este caso, o AutoSport sabe que o karting é uma modalidade em que por vezes surgem polémicas, em que, invariavelmente, o denominador comum dessas polémicas são os pais das crianças, especialmente nos casos das categorias mais jovens, Iniciação, Cadete, etc. Era importante os adultos perceberem de uma vez por todas, que não há nada, mas mesmo nada, que justifique que as crianças, as mais diretamente envolvidas, e todas as outras à volta, sejam brindadas com os piores exemplos possíveis para a sua formação como jovens e posteriormente adultos.

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Alex_Camp
Membro
Alex_Camp

É uma vergonha assistir a este tipo de comportamento por parte dos pais. O desporto é uma das melhores formas de educar e formar os mais jovens para o futuro, mas se os pais só conseguem vê-lo toldados pelo sentimento de “clubite”, então só os estão a deseducar.

jmiguel-godinhoaybhislabor-com
Membro
jmiguel-godinhoaybhislabor-com

Simples, muito simples de resolver, o “piloto” João Maria Gouveia e seu pai, possivelmente o “mandante” de tal manobra, irradiados do desporto motorizado, impedidos de tirarem licença desportiva. O desporto, seja ele qual for não precisa de pessoas destas. Se um pai instrui um filho/piloto a ter estas atitudes, o que é que esta gente anda ali a fazer? Embora não saiba o que motivou tal atitude, se sao questões antigas, se tem ou não razão, isto é jogar sujo. Quanto à Maria Germano, se ia em primeiro lugar, e estavam na ultima volta, estabeleçam a classificação da volta anterior… Ler mais »

últimas CNK
últimas Autosport