Campeonato de Portugal de Karting Toyota – Viana do Castelo: Arranque promissor

Por a 20 Março 2023 15:11

Tomás Dias, José Diogo Martins, Francisco Iglésias, Gustavo da Silva, Martim Meneses, Frederico Peters, Santiago Ribeiro, João Pedro Rodrigues, Guillermo Hevia, Rodrigo Ferreira, Henrique Cruz, Hugo Marreiros e Paulo Martins venceram na primeira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, disputada este fim de semana no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Núcleo de Desportos Mororizados de Leiria (NDML).

Por Filipe Cairrão

Fotos HelloFoto

O Campeonato de Portugal de Karting Toyota contou na prova inaugural com 91 participantes distribuídos por diferentes categorias. A extensa caravana proporcionou corridas intensas durante dois dias, deixando antever mais uma época bem animada.

Categoria X30

Considerada a classe-rainha, a X30, apresentou uma grelha de 33 pilotos. Na Final do primeiro dia de competição, disputada em 18 voltas, Frederico Peters arrancou bem e manteve-se na frente do pelotão, mas à passagem da terceira volta foi Diogo Pinto a assumir o comando, que foi alternando com Francisco Macedo. A corrida acabou por ter um final muito emocionante, sendo exemplo disso o facto dos cinco primeiros classificados terem ficado separados por 0,294s! Frederico Peters acabou por ver a bandeira xadrez na primeira posição, seguindo-se Francisco Macedo, João Dinis, Diogo Marujo e Diogo Pinto.

Henrique de Oliveira viu a bandeira xadrez na sexta posição (‘colado’ a Diogo Pinto), mas o piloto de Vila Nova de gaia viria a ser penalizado e caiu para a 13.ª posição, tendo Diogo Castro sido promovido ao sexto lugar, com Francisco Serôdio, Pedro Cachada, Rodrigo Vilaça e Rafael Rajani – que arrancou da 31.ª posição e recuperou 21 lugares – a fechar o top-10! Na X30 Master, vitória para João Pedro Rodrigues.

Na Final do segundo dia de competição, Francisco Macedo revelou-se no início o mais forte e assumiu a liderança, na qual se manteve até à 17.ª e penúltima volta, altura em que Santiago Ribeiro assumiu o comando e não mais o largou até final, festejando assim mais uma vitória e com a volta mais rápida em 43,960s. Francisco Macedo conseguiu manter o segundo lugar, praticamente colado à traseira do kart de Santiago Ribeiro, mas viria a ser penalizado e caiu para o quinto lugar. João Miguel Oliveira (Tonykart) e Frederico Peters (FA) foram assim promovidos às segunda e terceira posições, respetivamente, fazendo ambos uma excelente corrida, terminando muito perto do vencedor.

Após muita luta, Pedro Cachada garantiu o quarto lugar, seguindo-se então Francisco Macedo, Diogo Castro, Francisco Serôdio, João Faria, Rafael Rajani e Rodrigo Vilaça no top-10. O espanhol Guillermo Hevia venceu na X30 Master.

Categoria X30 Super Shifter

Na Final do primeiro dia de competição, disputada em 17 voltas, Rodrigo Ferreira esteve muito forte. O piloto do Porto arrancou muito bem da pole-position e à passagem da terceira volta já dispunha de uma margem muito confortável para a concorrência. Rodrigo Ferreira entrou em ‘modo de gestão’ e acabou por vencer com naturalidade à geral e na Sénior, tendo também rubricado a volta mais rápida em 42,766s.

O ‘rookie’ Henrique Cruz também fez uma corrida muito positiva e foi um tranquilo segundo classificado à geral e na Sénior, enquanto que a luta pelo terceiro lugar foi muito intensa entre Joseph Oliveira, Rodrigo Lessa e Luís Alves, tendo o primeiro acabado por levado a melhor e Lessa segurado o quarto lugar, enquanto que Alves acabou por ser penalizado e caiu para o sétimo lugar da geral e sexto entre os seniores. Hugo Marreiros fechou o top-5 à geral e venceu na Master, enquanto Paulo Martins triunfou na Gentleman.

Na Final do segundo dia de competição, Hugo Marreiros fez um excelente arranque e assumiu a liderança na qual se manteve até à derradeira volta, altura em que, devido a um incidente, caiu em definitivo para a terceira posição e para primeira da classe Master, tendo sido o autor da volta mais rápida em 42,574s.

Rodrigo Ferreira acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas uma penalização fez com que caísse para o sétimo lugar. Henrique Cruz, que fez uma corrida fantástica, dado que largou da 13.ª posição, conseguiu, com a penalização atribuída a Rodrigo Ferreira vencer à geral e na Sénior. Por sua vez, Lucas Vieira garantiu o segundo lugar à geral e na Sénior.

Rodrigo Lessa assegurou o quarto lugar à geral e o terceiro na Sénior, na frente de Paulo Martins, que assim foi quinto classificado à geral e o primeiro da classe Gentleman.

Categoria Júnior

Na Final do primeiro dia de competição, disputada em 18 voltas, Santiago Alves largou da pole-position e liderou até à passagem da 11.ª volta, altura em que Martim Marques passou para o comando, tendo depois, na 15.ª volta, sido a vez de Tomás Gomes assumir a liderança. Contudo, no decorrer na 17.ª volta, Martim Meneses, que arrancou da 13.ª e penúltima posição, passou para o comando e não mais o largou até final, fazendo uma corrida para mais tarde recordar… e com a volta mais rápida em 45,158s.

A indefinição dos lugares seguintes manteve-se até à bandeira xadrez, tendo, no entanto, Tomás Gomes garantido o segundo lugar e Santiago Alves completado o pódio. Gabriela Teixeira cruzou a meta na quarta posição, mas uma penalização levou-a para o oitavo posto, pelo que foi Martim Marques o quarto classificado e João Barros, fechou o top-5. António Macedo fez uma boa corrida e garantiu o sexto lugar, seguindo-se Maximiano Radeck, Gabriela Teixeira, Diogo Caetano e Afonso Azevedo no top-10.

Na Final do segundo dia de competição, Martim Meneses largou da pole-position e liderou de o princípio a fim, mas sempre muito pressionado por Tomás Gomes, que foi um meritório segundo classificado. Santiago Alves também esteve até meio corrida na discussão pela liderança, mas depois passou a travar uma luta pelo terceiro lugar com Gabriela Teixeira, tendo esta acabado por ser quarta classificada, com a volta mais rápida em 45,447s. Martim Marques encerrou o top-5, com forte oposição da João Barros, sexto classificado, seguindo-se Maxiamiano Radeck, António Macedo, Diogo Caetano e Afonso Azevedo que fechou o top-10.

Categoria X30 Mini

Na Final do primeiro dia de competição, disputada em 17 voltas, Gustavo da Silva tirou o melhor proveito da pole-position para liderar a corrida de princípio a fim e entrar assim a vencer no Campeonato de Portugal de Karting de 2023. Contudo, o piloto de Cascais não teve tarefa fácil, dado que Guilherme Morgado, seu colega de equipa, deu excelente réplica rodando durante toda a corrida praticamente colado à traseira do seu kart. O piloto de Loures foi assim um honroso segundo classificado, enquanto que o derradeiro lugar do pódio ficou definido na última volta, a favor de Afonso Lopes, tendo Romeu Mello e Leonor Rocha – autora da volta mais rápida em 49,914s – fechado o top-5.

Jan Rodrigues terminou na sexta posição, seguindo-se Francisco Correia – que arrancou da 15.ª posição –, Vicente Capela, Mario Silva Lora e Vicente Rodrigues no top-10.

Na Final do segundo dia de competição, Afonso Lopes largou da pole-position, mas foi Vicente Capela que liderou a primeira volta. Logo depois formou-se um trio na luta pelo comando, com Gustavo da Silva, Romeu Mello e Afonso Lopes, juntando-se pouco depois Francisco Correia e Vicente Capela.

Contudo, à passagem da 10.ª volta, Gustavo da Silva, Vicente Capela e Afonso Lopes foram os pilotos que passaram a discutir o triunfo, tendo terminado por esta ordem. Mais um triunfo para Gustavo da Silva, um excelente segundo lugar para Vicente Capela e uma meritória terceira posição para Afonso Lopes. Romeu Mello foi um tranquilo quarto classificado, com a volta mais rápida em 49,849s, enquanto que na luta pelo quinto posto, Jan Rodrigues levou a melhor sobre Mário Silva Lora. Francisco Correia terminou na sétima posição, na frente de Leonor Rocha, Vicente Rodrigues e Teo Peltrene que fechou o top-10.

Categoria Cadete 4T

Na Final do primeiro dia de competição, disputada em 11 voltas, Francisco Iglésias dominou todos os acontecimentos e venceu com uma expressiva vantagem para o resto da concorrência, tendo ainda rubricado a volta mais rápida em 53,534s.

A indecisão quanto ao segundo classificado manteve-se até final, tendo Artur Loureiro acabado por levar a melhor sobre Martim Gomes, que completou o pódio. Diogo Baptista foi um tranquilo quarto classificado e Lourenço Antunes também rodou na quinta posição desde o início até ao final da corrida. Luís Fernandes garantiu o sexto lugar, na frente de Miguel Baião e de Martin Rodrigues, enquanto Tiago Caetano foi forçado a abandonar à passagem da segunda volta.

Na Final do segundo dia de competição, Francisco Iglésias tirou o melhor proveito da pole-position para assumir a liderança e construir uma vantagem confortável para assim garantir mais uma vitória de forma clara e com a volta mais rápida em 53.373s. Martim Gomes foi um honroso segundo classificado e Artur Loureiro completou com mérito o pódio, depois de arrancar da 8.ª posição. Lourenço Antunes foi um tranquilo quarto classificado e Miguel Baião fechou o top-5.

Diogo Baptista terminou no sexto lugar, seguindo-se Martin Rodrigues e Tiago Caetano, enquanto Luís Fernandes foi forçado a abandonar à passagem da quinta volta.

Categoria Iniciação

Na Final do primeiro dia de competição, disputada em 5 voltas, Tomás Dias arrancou bem e assumiu a liderança, sendo, contudo, bastante pressionado pela concorrência. Enzo Santos ainda passou pelo comando no decorrer na quarta volta, mas na última Tomás Dias recuperou a primeira posição e acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez. Miguel Barbosa foi um meritório segundo classificado e Enzo Santos completou o pódio, com a volta mais rápida em 1m20,803s. José Diogo Martins, que rodou ‘colado’ aos três primeiros classificados, garantiu o quarto lugar e Tomás Fontes fechou o top-5.

Na Final do segundo dia de competição, Tomás Dias (Birel ART) liderou a primeira volta, mas depois José Diogo Martins revelou-se mais forte e conservou o comando até à bandeira xadrez, para somar a sua primeira vitória esta época. Tomás Dias e Enzo Santos – que voltou a rubricar a volta mais rápida em 1m19,946s – completaram o pódio, enquanto Miguel Barbosa e Tomás Fontes fecharam o top-5.

A segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 29 e 30 de abril e será disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Todas as classificações em: RESULTADOS – CPKARTING

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado