Campeonato de Portugal de Karting arrancou vigoroso 

Por a 16 Abril 2018 19:08

O Campeonato de Portugal de Karting começou em Viana do Castelo com o fulgor de outros tempos: Muitos participantes (95) e corridas bem emotivas, sob a organização do Clube Automóvel do Minho

Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos VVL Sport Image (tirar HelloFoto)

As categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter partilharam a mesma grelha, contemplando as classes Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 32), Master (dos 32 aos 45) e Gentleman (com mais de 45 anos).
Na Final, Rodrigo Ferreira largou da pole-position, mas foi Hugo Marreiros a colocar-se na frente da corrida. Contudo, rapidamente o piloto do Porto recuperou a liderança antes da primeira passagem pela meta, seguindo-se Hugo Marreiros, Miguel Ramos, João Barros, Joel Magalhães e Ilídio Fernandes.
Rodrigo Ferreira não cedeu o comando e festejou a vitória à geral na X30 Shifter e na classe Júnior. João Barros foi o segundo a cruzar a meta e triunfou à geral na X30 Super Shifter e na classe Master, enquanto Tiago Teixeira superou Hugo Marreiros na última volta e venceu a classe Sénior. Já Ilídio Fernandes triunfou na classe Gentleman.

Categoria X30 Sénior
Ricardo Borges regressou à competição em Viana do Castelo e logo com um fim de semana vitorioso na categoria X30 Sénior. O piloto da Maia ganhou a primeira manga de qualificação e a Final, sendo secundado no pódio pelo estreante na classe Alexandre Areia (vencedor da segunda manga) e Guilherme Gusmão, recente vencedor do Open de Portugal. João Vairinhos foi quarto classificado na Final, na frente de Lourenço Mendes e Noah da Silva, que terminaram praticamente colados. João Ferreirinha e Manuel Leão encerraram o top 8, tendo João Galveias, Álvaro Montenegro e Luís Caetano sido excluídos do evento por irregularidades técnicas.

Categoria Júnior
A categoria Júnior contou com o maior pelotão (21 participantes) e vários candidatos aos lugares do pódio. Guilherme de Oliveira – campeão nacional em título e vencedor do Open de Portugal – venceu as duas mangas de qualificação e também a Final, disputada à chuva, embora na derradeira corrida tenha sido Afonso Ferreira o primeiro a ver a bandeira de xadrez. O bracarense seria depois do evento por irregularidades técnica e, assim, triunfou Guilherme de Oliveira, seguido de Frederico Peters e do checo Zdenek Chovanec. Henrique Cruz garantiu um positivo quarto lugar, na frente do campeão em título da Juvenil, Luís Alves e de Rúben Silva, que chegou a discutir um lugar no pódio com Frederico Peters, até sofrer um pião na fase final.

Categoria Juvenil
Na categoria Juvenil, Adrián Malheiro teve uma estreia vitoriosa. O piloto luso-espanhol ganhou a segunda manga de qualificação e a Final, tendo forte oposição por parte de Ivan Domingues (que ganhou a primeira manga) e de Lourenço Marques. As últimas voltas da Final foram disputadas à chuva mas isso não impediu Malheiro e Domingues de garantirem os dois primeiros lugares, na frente de Miguel Couteiro, enquanto um pião relegou Lourenço Marques para o quinto lugar, atrás de Pedro Rilhado e na frente da vencedora do Open de Portugal, Matilde Ferreira.

Categoria Cadete
José Pinheiro foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Cadete, venceu as duas mangas de qualificação e a Final disputada à chuva. Um início de época em grande para o piloto de Guimarães que também rubricou a volta mais rápida em 56,962.
A luta pelo segundo lugar foi bastante intensa entre quatro pilotos, tendo levado a melhor o madeirense António Santos, enquanto Santiago Alves completou o pódio. Logo a seguir, João Gouveia e o ‘rookie’ Pedro Moura, garantiram as quarta e quinta posições, respetivamente.
Rodrigo Vilaça foi um honroso sexto classificado, na frente de Noah Monteiro, dos espanhóis Hugo Sanchez e Diego Ferreira, enquanto Rodrigo Ferreira fechou o top-10, numa categoria que contou com 18 pilotos.

 

Categoria Iniciação
Na categoria Iniciação, José Maria Gouveia foi o mais rápido nos ‘cronos’ e nas duas mangas de qualificação. Na Final, com a pista molhada, o piloto de Lisboa largou da pole-position, mas um pião fez com que caísse para o quinto lugar. O ‘rookie’ Guilherme Morgado assumiu a liderança e não mais a largou até à bandeira xadrez, festejando assim uma saborosa vitória na sua segunda prova oficial.
Os estreantes Romeu Mello e Beatriz Costa completaram o pódio, o ‘rookie’ Filipe Rocha foi quarto classificado e Joana Lima fechou o top-5. O estreante Tomás Fernandes garantiu o sexto lugar, na frente de Tomás Alves e de José Maria Gouveia – autor da volta mais rápida em 1m29,410s –, enquanto os ´rookies’ Adriana Araújo, João Pereira e Martim Campos terminaram, respetivamente, nas posições seguintes.

Kart Kid Race School
No Troféu Kart Kid Race School, o mais rápido à geral nos ‘cronos’ foi Pedro Barbosa (Kids 2, dos 8 aos 10 anos), seguido por Gabriela Teixeira (Kids 1, dos 5 aos 7 anos)). Na Corrida 1, venceu Gabriela Teixeira, Pedo Barbosa terminou na segunda posição e triunfou na classe Kids 2, na frente de Tomás Gomes (Kids 2), António Silva (Kids 1), Tomás Lobo (Kids 2) e David Dias (Kids 1).
Na Corrida 2, António Silva (Kids 1) dominou as primeiras voltas, mas depois foi obrigado a abandonar na terceira volta. Pedro Barbosa viria a triunfar, na frente de Gabriela Teixeira, Tomás Gomes e Tomás Lobo, enquanto David Dias foi forçado a abandonar.

O Campeonato de Portugal de Karting começou em Viana do Castelo com o fulgor de outros tempos: Muitos participantes (95) e corridas bem emotivas, sob a organização do Clube Automóvel do Minho

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    Please Login to comment
      Subscribe  
    Notify of
    últimas KARTING
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png