Andriy Pits vice-campeão do Mundo

Por a 15 Dezembro 2016 21:39

A época de 2016 foi histórica para Andriy Pits: renovou os títulos X30 Sénior tanto em Portugal como em Espanha, foi vice-campeão na Final Mundial IAME e ainda dignificou as cores portuguesas no exigente Campeonato da Europa CIK-FIA com um positivo 18º lugar. A FPAK elegeu-o piloto do ano.

O talento de Andriy Pits já é consensual nos dois lados da fronteira. Em 2015, o jovem piloto português tinha conseguido juntar os títulos nos campeonatos nacionais de Portugal e Espanha à vitória na sempre emblemática Taça de Portugal. Em 2016, Pits fez história ao tornar-se bicampeão nas duas principais competições da Península Ibérica, e ao ficar muito perto da vitória na Final Mundial IAME, que foi disputada na pista francesa de Le Mans. Além disso, o piloto leiriense ainda disputou o competitivo Campeonato da Europa CIK-FIA, que passou pelas pistas de Zuera (Espanha), Portimão (Portugal), Genk (Bélgica) e Adria (Itália), vindo a terminar num positivo 18º lugar entre os melhores pilotos do Velho Continente. Tudo isto num ano que também incluiu o 2º lugar na Taça de Portugal, em Viana do Castelo, e uma estreia na categoria X30 Shifter, na última prova do CNK, em Braga.

“Foi novamente um ano muito positivo”, afirmou o jovem português nascido na Ucrânia. “Em Espanha, tive novos adversários que vieram de outras categorias e que tornaram este título ainda mais difícil do que o de 2015. Já o campeonato português, na minha opinião, não foi muito positivo porque houve poucos pilotos nesta categoria e isso não é bom para ninguém. Aliás, acaba por ser um campeonato mais caro em termos de inscrições e pneus do que o de Espanha, o que é contraditório porque lá os pneus são melhores, existem muito mais pilotos e o nível é mais elevado. Mas claro que é muito bom ser bicampeão nos dois países e só tive pena de não conseguir conquistar novamente a Taça, para fazer a tripla como em 2015.”

Muito próximo do título mundial

A exibição de Pits na Final Mundial IAME, em Le Mans, confirmou que o piloto da Cabo Junior Team é atualmente um dos maiores especialistas da X30 Sénior. Pits chegou a passar pelo comando da corrida mas na fase final não conseguiu resistir ao ataque do britânico Hugo Ellis, ficando muito próximo de um histórico título mundial.

“Acho que nessa corrida faltou um pouco de experiência. Os pilotos ingleses estão mais habituados do que nós a correr em pistas com clima frio e aprendem a gerir melhor os pneus e o kart nessas condições. Na fase final da corrida o meu kart começou a perder grip e não foi possível segurar o primeiro lugar. Mas ser vice-campeão do Mundo numa prova onde estavam 124 pilotos é algo que me deixa orgulhoso”, afirma.

No Europeu, organizado sob a égide da CIK FIA, Pits também considera ter estado “num bom nível, porque aqui estão verdadeiramente os melhores do mundo, pilotos muito experientes, pagos pelos construtores e quase todos eles bastante mais velhos do que eu. Cheguei a conseguir um 10º lugar em Portimão mas foi mais difícil conseguir bons lugares em Genk e Adria, duas pistas que não conhecia”.

Em outubro, na quarta e última prova do Campeonato Nacional de Karting, Andriy Pits aproveitou o facto de já ter assegurado o título de X30 Super para se estrear na categoria Shifter, num fim de semana onde disputou as duas categorias: “O Shifter é uma verdadeira arma nas nossas mãos, é um kart extremamente rápido e que exige experiência e muita força de braços. Foi uma oportunidade para aprender. Fiquei satisfeito com a minha evolução. Ainda tenho alguma dificuldade, por exemplo, nos arranques, onde é preciso alguma experiência para encontrar o ‘ponto morto’ e limpar o motor. Mas isso é algo que vai chegar com o tempo. Custa-me deixar a X30 porque é uma categoria onde obtive os melhores resultados da minha carreira. Em 2017 poderei dividir-me entre a X30 e a Shifter”, revelou Pits, indiscutivelmente uma das principais promessas do automobilismo e karting em Portugal.

Apesar de continuar a acumular sucessos em pista, Pits também não esquece “o apoio fundamental dos meus pais, que continuam a fazer grandes esforços para suportar grande parte do orçamento época após época. Obrigado também ao meu principal patrocinador, Transportes Pascoal, que está comigo desde miúdo, e ainda ao preparador físico Luís Lagos, ao ginásio Be-Fit, e claro à minha equipa, a Cabo Junior Team”.

Currículo notável

2008: Vencedor do Troféu ACP/ELF Escalão B

2009: Vencedor do Troféu ACP/ELF Escalão A

2010: Vencedor da Taça de Portugal Micro-Max; Vencedor da Taça da Madeira Micro-Max; 2º no Campeonato de Portugal de Karting; 4º no Troféu Rotax Micro-Max; Piloto Revelação no Troféu Rotax; 10º Classificado na Taça Ibérica Rotax Micro-Max; 2º no Troféu Kart Clube de Lisboa em junho; 1º no Troféu Kart Clube de Lisboa em setembro.

2011: Estreia na categoria Juvenil; 4º na Taça de Portugal; 7º Classificado no Campeonato Nacional; 2º no Festival Mundial Rotax Mini-Max (melhor português); 4º no Troféu Rotax Mini-Max; 16º Classificado na Copa dos Campeões em Barcelona (melhor português).

2012: Estreia na categoria Júnior; 3º na Taça de Portugal; 2º no Troféu Regional de Karting do Oeste; 9º no Campeonato Nacional.

2013: Vencedor do Troféu de Inverno Júnior; 3º na Taça dos Campeões; 3º na Taça de Portugal; 5º no Campeonato Nacional; 8º no Campeonato de Espanha de KF3 (classe internacional Júnior).

2014: Vencedor da Taça de Portugal Júnior; 3º no Campeonato de Nacional; 4º no Campeonato de Espanha na KF-Júnior.

2015: Estreia na categoria X30 Sénior: Campeão Nacional; Campeão de Espanha; Vencedor da Taça de Portugal.

2016: Vice-campeão do mundo Iame X30 Sénior; Bicampeão de Espanha X30 Sénior; Campeão Nacional X30 Super; 2º na Taça de Portugal; 18º no Europeu da categoria OK.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPK
últimas Autosport
cpk
últimas Automais
cpk