Villeneuve considera a atuação de Bottas embaraçosa

Por a 13 Novembro 2017 19:52
bottas

Jacques Villeneuve é daqueles senhores que não tem problema em dizer o que lhe vai na alma, conseguindo com isso atrair a atenção de quem lê. As opiniões de Villeneuve são para ser “saboreadas” com alguma moderação e o autor deste texto não é adepto dos cocktails servidos com regularidade pelo campeão do mundo canadiano.

Sobre Bottas, disse que a performance do #77 foi “embaraçosa” no Brasil e que o finlandês não foi capaz de apresentar o ritmo do seu companheiro de equipa ao longo da época. “Ele simplesmente não tem o ritmo de Hamilton. Foi assim o ano todo e é este o seu nível. Apenas um bom nº2”.

Quanto a Villeneuve não há muito a dizer. Vice-campeão no seu ano de estreia em 1996 e campeão em 97, desde esse ano que o seu registo de piloto não sofreu grandes evoluções, com exceção em 2008 com um pódio em Le Mans. Em 163 GP conseguiu 11 vitórias (todas conquistadas na Williams), 23 pódios e poles, registo muito semelhante a outros famosos nº2, com a grande atenuante de ter sido campeão e ter menos GP no seu CV.

Bottas por seu lado fez pouco para evitar este tipo de comentários. Ou melhor, não mostrou capacidade para inverter o ciclo negativo que se iniciou na segunda metade da época. Bottas teve de facto de se contentar com um papel de piloto secundário, enquanto Hamilton era o centro das atenções, com exibições que o justificavam.

Dando uma breve vista de olhos à carreira de Bottas, é fácil entender que nas categorias inferiores foi um dos grandes destaques. De 2007 a 2010 esteve sempre nos pódios das competições por onde passou com 5 titulos nas passagens bem-sucedidas pela Formula Renault 2.0 (NEC e Eurocup), na Formula 3 Euro Series, no Masters de Formula 3, e no GP3. Em 113 provas disputadas nas categorias de entrada na F1, Bottas conquistou 58 pódios, dos quais 31 no primeiro lugar.

2017 foi o primeiro ano em que Bottas ficou atrás do seu colega de equipa, ele que compete na F1 desde 2013. Por muito que seja justo apontar o dedo às prestações menos conseguidas, não se pode assumir que Bottas não tem capacidade para mais, pois o seu CV mostra o contrário.

Bottas chegou à Mercedes e encontrou uma realidade diferente e um carro de trato difícil, que não se adequa ao seu estilo de pilotagem, algo admitido de forma frontal e sem rodeios, mas que talvez o tenha desestabilizado mentalmente. Este ano conseguiu 3 poles, 2 vitórias, 12 pódios, o que no primeiro ano com uma equipa nova não pode ser considerado negativo. Exigia-se mais, é certo, e Bottas terá de subir de rendimento se quiser manter-se na Mercedes, que deve estar a encarar a hipótese Ricciardo com alguma seriedade. Mas descartar Bottas da equação é injusto para um piloto que, embora não deslumbre em pista, tem as ferramentas certas para lutar por títulos.

Bottas não é um piloto que seja fácil de apreciar. A sua postura fria e reservada, o seu estilo de condução menos exuberante e o seu discurso, fazem dele um piloto facilmente subvalorizado. O futuro poderá não confirmar o que o seu início de carreira prometia, como é o caso de Hulkenberg, um piloto com um registo espantoso nas categorias inferiores e que até já venceu em Le Mans e que desde 2012 ainda não conseguiu encontrar o caminho para o pódio. Mas assim como ninguém duvida da capacidade do alemão, é justo que se faça o mesmo para Bottas que ainda vai a tempo de mostrar o seu real valor.

 

Deixe um comentário

3 Comentários em "Villeneuve considera a atuação de Bottas embaraçosa"

asfalto
Membro

Bem, parece que alguém quer que o Bottas com carro que não se adapta ao seu estilo de condução tem que fazer o mesmo que o Hamilton. Se o carro foi talhado para o Hamilton, e este não é um piloto qualquer, o que quer o Villeneuve? Talvez um milagre.

frenando_afondo
Membro

O próprio Hamilton disse que era um monolugar difícil de pilotar, devido ao pequeno espaço que têm de afinação e acertar com os pneus, coisa que o Ferrari parece ser melhor. Não me admira que Bottas tenha ficado tão aquem, ainda não tem tanta experiência para extrair o máximo do monolugar.

Acho que merece o benefício da dúvida. Em 2018 já não tem esse espaço de manobra, assim que vai ter de se aplicar.

Cágado1
Membro

Coisa rara, desta vez estou de acordo com o Villeneuve. Nunca achei que o Bottas fosse um super dotado e, para mim, este ano confirmou-o. Um bom piloto, mas aquém dos melhores da sua geração. Vamos ver para o ano, talvez melhore com a questão do carro, mas nunca achei muita graça a pilotos que dizem que o carro se adapta melhor ao parceiro do que a eles.

wpDiscuz
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Goodwood #Porsche #73MM

    autosport_oficial: "#Goodwood #Porsche #73MM
"
    148
    3
  • Close Calls... #autosport #closecalls

    autosport_oficial: "Close Calls...
#autosport #closecalls"
    88
    5
  • F3 Crash 💥 #carcrash #f3

    autosport_oficial: "F3 Crash 💥
#carcrash 
#f3"
    44
    0
  • Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP @f1 @lewishamilton 🏁👊🏻 #racing #f1 #brasil

    autosport_oficial: "Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP
@f1 @lewishamilton 🏁👊🏻
#racing #f1 #brasil"
    46
    2
  • MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏 @mini @dakarrally #Dakar #Mini

    autosport_oficial: "MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏
@mini @dakarrally 
#Dakar 
#Mini"
    43
    0
  • World Endurance Championship 🏁 #WEC

    autosport_oficial: "World Endurance Championship 🏁

#WEC"
    36
    0
  • Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder Nurburgring, 1000KM #Ferrari #Nurburgring

    autosport_oficial: "Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder
Nurburgring, 1000KM

#Ferrari
#Nurburgring"
    39
    1
  • Porsche 911 #Porsche #911

    autosport_oficial: "Porsche 911
#Porsche #911"
    27
    0
  • Porsche 911, 12 Hours of Sebring

    autosport_oficial: "Porsche 911, 12 Hours of Sebring"
    20
    0
  • Nurburgring, 24h 1972 #Vintage #vintagemotorsport

    autosport_oficial: "Nurburgring, 24h
1972
#Vintage #vintagemotorsport"
    29
    1