Novo motor de F1 será mais emocionante e acessível do que os atuais

Por a 20 Julho 2017 19:51

Ross Brawn é de opinião que o futuro motor dos Fórmula 1 deverá manter tecnologia híbrida, ainda que tenha algumas ideias para a futura utilização desse ‘extra’. Hoje em dia já é perfeitamente percecionado por todos que as unidades motrizes que nasceram em 2014 são demasiado complexas e embora todos soubessem do risco que existia ao avançar para esse tipo de tecnologia, o facto de pretenderem que a Fórmula 1 se mantivesse como o pináculo do desporto automóvel, também nas motorizações híbridas levou a uma situação que ninguém queria que sucedesse. A Mercedes trabalhou melhor e praticamente durante três anos assistiu-se a uma F1 quase totalmente ‘dominada’ pelos motores, contando-se pelos dedos em três anos as vitórias que não foram conseguidas pela motorização alemã. Até os próprios responsáveis da Mercedes já perceberam que a partir de um determinado ponto isso é contraproducente, mas felizmente que este ano a Ferrari evoluiu a sua unidade motriz para níveis já não tão distantes da Mercedes e tem conseguido dar boa luta. Contudo, cientes dos problemas desta situação está em estudo que tipo de motores a F1 vai ter depois de 2020 e Ross Brawn dá umas pistas:

“Estamos a conversar com os diversos fabricantes de motores e fabricantes de automóveis bem como algumas empresas de engenharia, como a Cosworth e a Ilmor, porque são fabricantes de motores de corrida puros e como se pode calcular há uma grande discussão em curso. A tecnologia híbrida provavelmente será mantida porque tem relevância, ajuda à vinda dos fabricantes, mas penso que podemos dar-lhe um novo tipo de utilização, por exemplo tática, permitindo que os pilotos sejam mais capazes de usar a potência da bateria e a natureza híbrida dos carros para tentar obter uma vantagem tática nas corridas. Dou um exemplo que não é muito conhecido. Na corrida do Azerbaijão, Valtteri Bottas ultrapassou Lance Stroll em cima da meta porque economizou bateria e usou a energia precisamente naquele ponto da pista, e eu chamo a isso um uso tático. Julgo também que todos nós deveríamos saber disso na transmissão da TV, deveria ter sido algo que estaríamos a mostrar. Penso que a componente híbrida pode proporcionar algum interesse”, disse Brawn que recusa o regresso dos motores normalmente aspirados muito rotativos, preferindo claramente equilíbrio de relevância tecnológica, mas ainda assim capaz assegurar a paixão dos adeptos: “Penso que o novo motor não voltará a ser um V12 normalmente aspirado, mas será certamente mais emocionante e também acessível do que os atuais”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
6 anos atrás

E já agora mais barulhento, se faz favor.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Eu gostava que os V10 voltassem, porque é uma arquitectura pouco usada e funciona bem como imagem de marca. Se não querem motores aspirados, metam um turbo com medidas standard. Vão por mim.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado