MEMÓRIA, Martin Brundle: O rival de Senna na F3

Por a 21 Abril 2023 15:07

Na galeria de pilotos, a tendência é para situar em primeiro plano aqueles que, por feitos relevantes, se destacaram. Um deles é, sem dúvida, Ayrton Senna. Mas, a verdade é que nas margens do caminho que leva a essa galeria, estão os nomes de muitos outros pilotos que, por um motivo ou outro, não conseguiram reunir o fôlego necessário para chegar ao cimo.

Faz hoje 38 anos que o piloto brasileiro trinfou pela primeira vez na Fórmula 1, no Estoril, mas ainda antes de chegar à competição rainha do automobilismo, Senna teve um adversário de peso na F3.  Trata-se de Martin Brundle, contemporâneo de Ayrton, que pouca gente se lembra de que, no ano em que este foi campeão britânico de F3, teve a forte oposição de outro jovem piloto – precisamente Brundle. Apesar de nove derrotas infligidas pelo brasileiro, nunca baixou os braços, tornando a luta pelo título das mais empolgantes da história do automobilismo.

Acabou por perder essa luta, mas os dois voltaram a encontrar-se no ano seguinte nas mesmas pistas, embora já na F1. Brundle foi quinto na sua estreia e, na oitava corrida em que participou, apenas foi batido por um tal Nelson Piquet. Depois, um acidente fraturou-lhe alguns ossos e foi aí que Martin

perdeu o ’embalo’ da sua carreira. Na F1, depois da Tyrrell, passou pela Zakspeed e Brabham, sem sucesso, antes de receber uma ‘injeção’ de qualidade

ao entrar para a Benetton.

Brundle chegou a pilotar também para a McLaren; nunca venceu nenhuma das 158 corridas de F1 em que participou e o seu momento de glória acabou por suceder quando venceu as 24 Horas de Le Mans, em 1990, num Jaguar XJR-12.. Regular comentador de Fórmula 1 ( ITV Sport de 1997 a 2008, BBC, 2009 a 2011, e Sky Sports F1 desde 2012) Brundle foi ainda manager de alguns pilotos, além de gerir uma bem sucedida ‘holding’ automóvel, com o seu irmão Robin.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
6 anos atrás

Teve azar de ter apanhado um “peixe ” como o Senna na carreira. Mas nunca mostrou recursos para ser um campeão do mundo na F1.
Como comentador da Sky Sports , ele junto como Damon Hill formam um parzinho que é muito do correctinho politicamente. Falam muito mas dizem sempre a mesma coisa ! Monótono.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo