Honda F1: Segunda troca de ‘chefia’ em dois anos…

Por a 7 Dezembro 2017 11:04
Autodromo Nazionale di Monza, Italy.
Friday 01 September 2017.
World Copyright: Steven Tee/LAT Images 
ref: Digital Image _O3I3780

Yusuke Hasegawa vai deixar o seu papel de responsável máximo da Honda na Fórmula 1, em nova grande mudança a este nível na marca japonesa. Hasegawa, que substituiu Yasuhisa Arai no início de 2016, deixa de estar envolvido no projeto de Fórmula 1, mas mantém-se como Engenheiro Chefe da marca. As coisas não correram bem com o seu antecessor, mas não foram muito melhores no seu reinado, que como se sabe, culminou com o ‘divórcio’ com a McLaren e na ‘falha’ do negócio com a Sauber. Com a nova parceria com a Toro Rosso, o fabricante japonês quis fazer mudanças, que passam basicamente pela divisão de tarefas, pois enquanto Hasegawa era responsável pelo desenvolvimento dos motores e pela operação no terreno, nas corridas, a partir daqui a Honda divide esse trabalho entre Toyoharu Tanabe (que fica com as operações de circuito) e Yasuaki Asaki (que trabalhará o motor em Sakura, no Japão).

Traçando um pouco o que foi o seu percurso no último ano, Yusuke Hasegawa, revelou no início de 2017 que estava convicto que a seria possível chegar ao nível da Mercedes de 2016: “Acho que ainda não atingimos o nível da Mercedes, mas a verdade é que eu também não sei o quanto a Mercedes evoluiu. Mas temos como meta alcançar os melhores e isso significa chegar à Mercedes e nesse aspeto sinto que não estamos longe de onde eles estavam no fim de 2016 e penso que vamos alcançar isso já em Melbourne”, disse Hasegawa. Nada disso aconteceu, como se sabe agora…

Mas para que se perceba o caminho que a McLaren-Honda já fez desde o início de 2015, convém recordar o que se passou no início da parceria. Na altura, nem nos seus piores pesadelos, Ron Dennis terá sonhado que teria de caminhar até à ultima linha da grelha de partida em Melbourne para encontrar os seus dois carros. O regresso da parceria McLaren-Honda aos Grande Prémios deixou logo bem à vista até que ponto a unidade motriz japonesa estava longe do desempenho da competição com Button e Magnussen a rodarem regularmente quatro segundos por volta mais lentos que os homens da frente e a mais de um segundo do competidor mais próximo, Force India e Sauber, na altura. Isto foi há três anos, as coisas mudaram, mas não muito…

Quando se ouviu o responsável máximo da Honda na F1, Yusuke Hasegawa, dizer, ao fim de três anos que “este é o ano 1” (ndr, “Introduzimos um novo conceito de unidade de potência este ano, por isso quase podemos chamar novamente a este o ano um, isto diz tudo.

O ano passado Yasuhisa Arai foi substituído por Yusuke Hasegawa, que já tinha experiência com a Honda na F1 através do projeto BAR, a comunicação entre os japoneses e os homens da McLaren melhorou bastante mas nada disso chegou. Algum tempo depois, a Honda garantiu que não há erro algum no conceito dos seus motores, apesar dos problemas de fiabilidade: “Em algumas áreas conseguimos ser bem sucedidos, reduzindo o peso e baixando o centro de gravidade, mas, em definitivo, não conseguimos retirar potência suficiente da combustão. Por isso, sim, é apenas uma desculpa, mas ainda precisamos de tempo. Mas não considero que tenhamos cometido um erro”, defendia Yusuke Hasegawa.

Depois, foi o que se sabe, divórcio com a McLaren, a Sauber preferiu outro caminho e sem outro objetivo que não seja formar pilotos, e diminuir os seus gastos, a Toro Rosso deixou de ser só incubadora para pilotos e passa a ser também de motores. Mas não com Yusuke Hasegawa como interlocutor…

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png

Facebook

Instagram

Follow Me on Instagram
  • #Goodwood #Porsche #73MM

    autosport_oficial: "#Goodwood #Porsche #73MM
"
    148
    3
  • Close Calls... #autosport #closecalls

    autosport_oficial: "Close Calls...
#autosport #closecalls"
    88
    5
  • F3 Crash 💥 #carcrash #f3

    autosport_oficial: "F3 Crash 💥
#carcrash 
#f3"
    44
    0
  • Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP @f1 @lewishamilton 🏁👊🏻 #racing #f1 #brasil

    autosport_oficial: "Lewis Hamilton getting ready for Brazil GP
@f1 @lewishamilton 🏁👊🏻
#racing #f1 #brasil"
    46
    2
  • MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏 @mini @dakarrally #Dakar #Mini

    autosport_oficial: "MINI with 12 Cars for the New Dakar Edition 👏
@mini @dakarrally 
#Dakar 
#Mini"
    43
    0
  • World Endurance Championship 🏁 #WEC

    autosport_oficial: "World Endurance Championship 🏁

#WEC"
    36
    0
  • Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder Nurburgring, 1000KM #Ferrari #Nurburgring

    autosport_oficial: "Surtes & Parkes, Ferrari 330 P3 Spyder
Nurburgring, 1000KM

#Ferrari
#Nurburgring"
    39
    1
  • Porsche 911 #Porsche #911

    autosport_oficial: "Porsche 911
#Porsche #911"
    27
    0
  • Porsche 911, 12 Hours of Sebring

    autosport_oficial: "Porsche 911, 12 Hours of Sebring"
    20
    0
  • Nurburgring, 24h 1972 #Vintage #vintagemotorsport

    autosport_oficial: "Nurburgring, 24h
1972
#Vintage #vintagemotorsport"
    30
    1