GP Austrália F1: Um na pole, outro na parede…

Por a 24 Março 2018 14:01

Arrancou o Mundial de Fórmula 1 com a primeira sessão, já se pode olhar com outros olhos para a correlação de forças entre as diversas equipas, e a primeira conclusão é que Lewis Hamilton continua quase imparável em qualificação, dando sequência em Melbourne ao que fez o ano passado com 11 poles em 20 Grandes Prémios.

Lewis Hamilton tirou do bolso uma volta “para tirar o sorriso da cara” de Vettel, como lhe respondeu na conferência de imprensa depois de Vettel insinuar que ele tinha um ‘party mode’ no motor do seu Mercedes, cravando uma margem de quase sete décimos para os dois Ferrari.

Apesar do sorriso no final de Toto Wolff e Niki Lauda, antes, ambos tinham ficado com cara de ‘caso’, antes, quando viram Vatteri Bottas destruir o seu Mercedes W09.

Kimi Raikkonen bateu Sebastian Vettel por muito pouco, mas contribuiu muito para a festa na conferência de imprensa, pois quando Hamilton, na brincadeira, disse para a audiência que o finlandês estava sempre em festa este nem sequer pestanejou, deixando Hamilton a falar sozinho. Se calhar quis que os ‘putos’ ao lado se divertissem sozinhos. Inadvertidamente, pôs toda a gente a rir…

Daí para a frente, ficaram os dois Red Bull, com Max Verstappen a bater Daniel Ricciardo em cerca de três décimos, sendo que o australiano não vai arrancar de quinto, pois tem três posições de penalização para cumprir.

A Haas – desculpem, a cópia do Ferrari de 2017 segundo Fernando Alonso – colocou os seus dois carros na sexta e sétima posições, e se for verdade que são cópias, também não se guiam sozinhos e por isso Kevin Magnussen e Romain Grosjean fizeram bem o seu trabalho, e por esta ordem.

A Renault segue-se na tabela, com Nico Hulkenberg na frente de Carlos Sainz com o top 10 a encerrar-se com os destroços do Mercedes W09 de Valtteri Bottas. Para amanhã na corrida já terá carro novo, os muros é que são os mesmos. No final da qualificação o finlandês disse “a culpa foi minha”. Acredito que sim, minha não foi de certeza…

Um dos destaques da qualificação foi claramente Kimi Raikkonen, pois bater Sebastian Vettel consistentemente nesta qualificação não é para todos. Pela primeira vez em seis sessões, o finlandês consegue-o. Já Hamilton demorou a aquecer, nas duas primeiras tentativas não conseguiu bater Raikkonen, mas na terceira, esteve imparável. E Vettel ficou sem sorriso…

A propósito de sorrisos, depois dos sorrisos rasgados dos testes, os homens da Toro Rosso foram ambos eliminados na Q1, mas Brendon Hartley não se safou por 29 centésimos. A Honda já revelou que é “na boa” que recupera esses 29 centésimos.

Na Williams, Lance Stroll fugiu da ‘drop zone’ mesmo nos últimos segundos da sessão.

O jovem canadiano está com vontade de se assumir na Williams, e só tem que estar contente, pois melhorou cinco posições face ao que conseguiu em Melbourne o ano passado. Podemos desde já garantir que não vai conseguir melhorar cinco posições este ano na qualificação de Monza!

Os dois McLaren foram os primeiros da segunda metade do pelotão, quatro posições mais atrás do que ‘querem’ lutar este ano. Fernando Alonso bateu Stoffel Vandoorne, e apesar de não terem chegado onde queriam, pelo menos já sabem que os motores Renault podem chegar ao quarto lugar, vá lá, quinto, por isso agora depende deles…

Os Force India deverão ser este ano culpados de haver menos animação na parte da frente das corridas, pois Sergio Pérez foi apenas 13º e Esteban Ocon, 15º, e se derem sequência à sua guerra de 2017, lá atrás não tem tanta graça. Não passa tanto na TV.

Os homens da Sauber, Marcus Ericsson e Charles Leclerc, estiveram ontem sempre nos dois últimos lugares da tabela de tempos nos dois primeiros treinos livres, mas hoje… a Alfa Romeo já esteve bem melhor com Marcus Ericsson a ser terceiro no terceiro treino livre, conseguindo os dois pilotos fugirem aos dois últimos lugares na qualificação. Dias não são dias.

De resto, fica por dizer que o registo de Lewis Hamilton de 1m21.164s foi a melhor volta de sempre em Albert Park.

Para a Haas, esta é a sua melhor qualificação conjunta de sempre, e com a penalização de Ricciardo, Magnussen vai partir de quinto, ele que já não chegava sequer a uma Q3 desde 2014, quando ainda não era malcriado para o Hulkenberg….

De resto, ficam por dizer duas coisas importantes. A corrida começa às 6h10 de amanhã, mas não esqueça de adiantar o relógio uma hora à 1h00. Vai perder uma hora de sono, mas foi mesmo por causa disso que a Liberty Media arranca este fim de semana com a F1, para os adeptos não sentirem tanto a perda de tempo de sono.

Por fim, convém alertar alguns leitores mais distraídos, que o texto é essencialmente irónico. Não vá o diabo tecê-las e alguém andar muito distraído…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
simoncelli
simoncelli
6 anos atrás

Mas o que o Autosport não explica, é se houve um “party mode” no Mercedes de Hamilton, ou se foi só mesmo jeitinho de mãos…Relembro que Hamilton retirou 0,887s á sua primeira volta da Q3. O Raikkonen retirou 0,423s o que foi forte, mas o Vettel só conseguiu reduzir 0,247s e o Verstappen 0,233s.
O Hamilton negou ter um party mode, o Vettel perguntou-lhe então o que é que ele andava a fazer antes?
E eu acredito que o Vettel está certo…não são só mãozinhas…

Pity
Pity
6 anos atrás

Uma visão bem humorada da qualificação 🙂
Já agora, caro JLA, o que se passa com os avisos de resposta? Desde ontem que não recebo nenhum.

so23101706
so23101706
6 anos atrás

Que análise asinina. Sr. Director do AS, deixe ser o Fábio Mendes a escrever os artigos de F1.

ernie
ernie
Reply to  so23101706
6 anos atrás

O Fábio Mendes já deu provas de estar a “aprender muito bem” com o senhor Abreu. E para o senhor director, isso é o melhor que se pode oferecer aos leitores e foristas.

so23101706
so23101706
Reply to  ernie
6 anos atrás

Pelos vistos há leitores do AS que gostam de boçalidade e de português do 2.º Ciclo. Pelo menos o Fábio Mendes sabe escrever, e isso eu aprecio. Agora, que ele leva nas orelhas para adular uns pilotos e vilipendiar outros, lá isso leva, porque no início era bem imparcial.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado