Sondagem da Semana: Como devem ser os acidentes mostrados ao público?

Por a 2 Março 2021 18:59

O primeiro fim de semana de Fórmula E foi repleto de drama e incidentes, com dois deles a provocarem calafrios aos pilotos e às equipas. O acidente de Alex Lynn apenas foi mostrado quase 24 horas depois, com imagens das câmaras de segurança do circuito, não tendo sido mostrada uma repetição onde se visse o que aconteceu logo após o sucedido.

Esta postura contrasta com a que vimos no acidente de Romain Grosjean, na F1 em que as imagens foram repetidas várias vezes e de vários ângulos. Houve um aproveitamento claro do que aconteceu e as imagens foram vistas em todo o mundo.

Com duas abordagens opostas é talvez a altura certa para tentar entender o que os leitores do AutoSport pensam sobre o assunto. O desporto motorizado é e será sempre perigoso e todos os intervenientes conhecem os ricos, pelo que os acidentes fazem parte. Mas como devem ser mostrados ao público? Seguindo a “filosofia Fórmula E” que não divulgou as imagens até ao outro dia, ficando no ar a incerteza do que aconteceu e até da gravidade da situação? Ou a “filosofia F1” que depois de ter a certeza que o piloto está bem explora de todas as formas as imagens captadas? Como sempre, a caixa de comentários deve complementar o seu voto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

Ao contrário do que aqui é referido, o acidente do Grosjean não foi mostrado de imediato. Viu-se sim o acidente a ocorrer quando a corrida decorria em direto, mas depois retiraram as imagens e filmaram os carros a dirigirem-se para as boxes quando mostraram a bandeira vermelha. Pareceu-me que só após se aperceberem que o piloto tinha (felizmente) saído pelo próprio pé e que as consequências não eram graves é que mostraram as imagens detalhadas, e aí sim fomos brindados com uma overdose de repetições. Para mim este é o procedimento correto, muito embora se saiba que com as redes… Ler mais »

@00@
@00@
3 anos atrás

Acho que devem (os acidentes) ser mostrados de forma evidente, mas sem sensacionalismo. Não deve haver uma exposição como antigamente se fazia, mas sinceramente acho que, e, referindo-me à Fórmula E que estava a assistir em directo, provavelmente como tantos outras pessoas, nem percebi de onde e a que propósito apareceu aquela bandeira vermelha, quando a corrida ainda decorria e nada de especial aparentemente se passou (aos olhos dos espectadores). Se estamos a ver, devemos no mínimo entender as causas… e as relativas consequências.

Last edited 3 anos atrás by João Pires Antunes
bastos76
bastos76
3 anos atrás

Essa pergunta não deve ser respondida pelo público. Quem deve respondê-la são os pilotos e suas famílias.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Eu acho que os pilotos já explicaram bem qual foi o problema – mostrarem em loop as imagens do acidente quando os pilotos ainda iriam fazer a corrida, quando estavam todos no paddock com a adrenalina em alta.

Mostrar o acidente uma vez durante a transmissão, para que o público veja, percebo, mas depois, nada mais, deixem as repetições para noticiários e afins. Não há necessidade de mostrar o acidente 10 vezes seguidas para encher. Especialmente, como disse acima, havendo pilotos que ainda iam fazer uma corrida e estavam com os nervos à flor da pele.

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
necax007
necax007
3 anos atrás

Sem abuso e sensacionalismo devem mostrar tudo na integra, e por mais de um motivo: 1º Os acidentes fazem parte do desporto automóvel. São muitas vezes o ponto decisivo numa corrida. 2º A transmissão de uma corrida de F1 é paga na integra pelos subscritores. A corrida involve todo o seu tempo de duração e todos os acontecimentos na sua duração. 3º Tal como um jogador de futebol ou de outro desporto, um piloto de F1 é uma figura publica enquanto corre e tanto ele como a sua familia devem estar preparados para estarem expostos. Quando lhes corre bem e… Ler mais »

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

O público tem direito á informação completa embora não veja necessidade de as câmaras ficarem focadas nas operações de socorro, devendo evitar-se imagens de muita proximidade, principalmente se não for possível retirar o piloto rapidamente em caso de incêndio como teria sido o caso de Grosjean se o carro tem capotado, até para poupar as famílias dos pilotos, enquanto não se puder observar que o piloto está pelo menos consciente. Mas repito, o público tem direito ás imagens, de forma a ter a consciência de que a F1 não é um circo de malabaristas, nem sequer de trapezistas com rede.… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado