Sir Jack Brabham: Primeiro campeão construtor


O GP da Austrália já é “história para esquecer” neste não disputado Campeonato do Mundo de Fórmula 1, mas mesmo assim porque não relembrar o primeiro australiano que conquistou o título de Campeão? O seu nome era John Arthur. Porém, não ficou conhecido desta forma, mas por Jack – Jack Brabham, of course! Os números não mentem – e nem sequer dão uma pálida ideia de como este neto de um avô que vivia em Cockney, um subúrbio londrino e que em 1885, decidiu viajar para outras paragens, em busca de uma vida melhor, conseguindo trilhar a difícil escada da vida. O avô abriu em Adelaide uma loja de mercearia, mas o seu filho não continuou o negócio, antes estabelecendo uma oficina de mecânica automóvel.

Sir Jack Brabham foi o primeiro piloto a vencer um Mundial com um carro por si construído

Por isso, não estranha que o pequeno Jack se tenha deliciado, pela primeira vez, com a rodela mágica, aos 12 anos de idade. Estava a estudar engenharia mecânica quando foi chamado a prestar serviço na Força Aérea Australiana, onde permaneceu dois anos, até 1946. De imediato começou a construir um midget, um pequeno carro para pistas ovais. Quando o seu piloto decidiu abandonar a competição, tentou ele próprio a sorte – a sua estreia foi na perigosa oval de Paramatta, nos arredores de Sydney. Depressa começou a ganhar provas e se tornou numa das estrelas do panorama das corridas de midgets australianas. Em 1951, encontrou-se com um jovem engenheiro, chamado Ron Tauranac, o que mudou a sua vida por completo. De tal forma que, depois de uma passagem pela cena neo-zelandesa, em 1955, chegou a Inglaterra – e à F1. Levou apenas quatro anos até ao seu primeiro título. Brabham foi, ainda, o primeiro piloto a vencer um campeonato de F1 com um carro de sua própria autoria.

Regressando aos números, são os seguintes: três títulos de Campeão do Mundo de F1 (1959, 1960 e 1966); 126 GP realizados; 14 vitórias; 31 pódios; 13 pole positions; 38 saídas da primeira linha da grelha; 12 melhores voltas; 261 pontos; comandou 28 GP, num total de 825 voltas e 4541 quilómetros; percorreu 6162 voltas, o que significa 32783 quilómetros, ao volante de um monolugar de F1. FOTO: Creative Commons

Ativar notificações? Sim Não, obrigado