A história da Osella Squadra Corse confunde-se com o carisma e a perseverança do seu fundador, Vincenzo ‘Enzo’ Osella, figura central do desporto motorizado italiano, recentemente falecido. A aventura começou nos anos 60, através da ligação com a Abarth-Osella, numa altura em que o automobilismo italiano fervilhava de talento e inovação.
Dos monolugares à Fórmula 1
Apesar de ter iniciado o percurso nos monolugares em 1974, foi só em 1980 que Enzo Osella concretizou o sonho da sua própria equipa de Fórmula 1, já sob o nome Osella Squadra Corse.
Com o apoio da Denim e Eddie Cheever como piloto principal, o primeiro chassis, o FA1A, tomou lugar na grelha do Mundial. No entanto, o sucesso nunca foi fácil — em 1981, a perda do patrocinador obrigou a equipa a recorrer quase sempre a pilotos pagantes, procurando a subsistência em ambiente ultracompetitivo.
Perdas trágicas e parcerias técnicas
Ao longo de uma década, a Osella deu oportunidade a numerosos pilotos, incluindo nomes como Piercarlo Ghinzani, Jean-Pierre Jarier, Riccardo Paletti ou Nicola Larini, entre muitos outros. Uma das páginas mais negras da equipa surgiu em 1982, quando Riccardo Paletti, financiado pela Pioneer, perdeu a vida no arranque do Grande Prémio do Canadá. O acidente abalou profundamente a estrutura, que voltou a enfrentar enormes dificuldades financeiras e morais.
Ainda assim, surgiram parcerias técnicas de relevo: a partir de 1983, a Alfa Romeo passou a fornecer motores, um incentivo essencial numa época tão desafiante da Fórmula 1.
O ocaso com as novas regras
Ao todo, entre 1980 e 1990, a Osella participou em 132 Grandes Prémios e somou um total de 5 pontos — números modestos, mas emblemáticos da luta de uma pequena equipa face às gigantes do pelotão. Em 1989, a introdução de novos regulamentos técnicos tornou inviável a permanência da Osella na categoria máxima, ditando o fecho de portas. Enzo Osella decidiu vender o que restava da equipa a Gabriele Rumi e esta passou a chamar-se Fondmetal. Que não durou muito…
A Osella Squadra Corse será sempre recordada como um verdadeiro sÃmbolo de paixão, resiliência e criatividade no automobilismo, uma epopeia de perseverança personificada por Enzo Osella — um nome eternamente inscrito na história da Fórmula 1.
Osella FA1C, Jean-Pierre Jarier: FOTO F1 History