OPINIÃO: Estará Wolff ‘preocupado’ com uma dupla Hamilton/Russell?

Por a 7 Abril 2021 18:46

Ouvi a entrevista de Toto Wolff ao ‘High Performance Podcast’ e houve uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha. Referindo-se ao que se passou de 2014 a 2016 entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, Toto Wolff revela ter aprendido muito, e não se vai permitir repetir a experiência: “Aconteceu, não consegui mudar, porque os pilotos foram contratados antes de eu chegar”, acrescentando depois que ninguém na Mercedes ponderou o que seria juntar aqueles dois pilotos: “Ninguém pensou: “Qual seria a dinâmica entre os dois, qual é o passado entre os dois? Havia muito contexto histórico que nenhum de nós sabia, e nunca saberemos. E é por isso que é algo que estamos a analisar: como é que os pilotos trabalham um com o outro, o que acontece em caso de falha de um e de outro”, terminando com um taxativo: “se já não funciona, tudo bem, mudamos o line up”.

Quando a isto juntamos recentes rumores, que George Russell e Lewis Hamilton não se falam: “É a primeira vez que ouço falar disso, mas posso imaginar que a competição entre Lewis e George é feroz. Os grandes sentem quando um bom está a chegar e George é a próxima geração”, estas palavras deixam-me a pensar que se calhar não é assim tão evidente que Toto Wolff esteja totalmente virado para a hipótese de juntar George Russell e Lewis Hamilton.

Ou Wolff está a mandar uma ‘mensagem’ a Hamilton, ao dizer-lhe que “não tens contrato para 2022, queremos-te cá, mas não te estiques por está aí o Russell” ou então vai esperar que Hamilton se decida, para decidir o futuro de Russell.

Claro que também não é descabido que Toto Wolff sinta que pode passar por algo semelhante se juntar Hamilton a Russell, como passou com Rosberg e Hamilton, mas certamente o austríaco acredita que será uma relação bem mais ‘quente’ do que a de Valtteri Bottas com Hamilton. Estará disposto a arriscar tendo dito: “Ninguém pensou qual seria a dinâmica entre os dois”.

Vai ser interessante ver o que decide a Mercedes, pois todas as putativas soluções têm prós e contras. Por outro lado, será que Russell está disposto a ficar mais um ano, 2022, na Williams.

Sem dúvida que um line-up Hamilton/Russell continua a parecer-me o mais provável para a Mercedes, mas por outro lado deve estar curioso quanto ao que Bottas faz este ano, pois continuo a achar que o finlandês só parece ‘mau’ porque o comparamos com Hamilton. Por fim, há que não esquecer que Hamilton pode querer sair, embora ache que pelo menos em 2022 vai querer ficar, porque quererá experimentar a nova era.

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jem
jem
2 anos atrás

Preocupado não estará de certeza, pois as regras parecem estar bem definidas. É mais preocupante a insistência de que o Russell está ao nível do LH, quando só fez um GP na Mercedes. Sendo certo que até fez uma boa prova, o que também é certo é que nos treinos (onde se vê o máximo de cada piloto e carro) não bateu o Bottas. Mas compreendo. Há que manter essa dúvida em sucessivos artigos. Creio que dentro em pouco virão os restantes articulistas com artigos semelhantes e títulos diferentes.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Engraçado que se centraram numas declarações para ter uma teoria, mas não noutras para perceber o porquê de Russell ainda não lá estar. Por exemplo esta: “se já não funciona, tudo bem, mudamos o line up” – O line-up actual funciona, têm ganhos os títulos juntos desde 2017, mesmo contra um Ferrari mais forte em 2017 e 2018. Seria justo mandar Bottas embora se tem cumprido com os objectivos? Percebo a ansia de ter Russell, mas os foristas querem pelas más razões – Ver Russell a bater Hamilton para poderem sair da caverna e acusar Hamilton de ser mediano –… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

“Ferrari mais forte em 2017 e 2018” Ora aqui está uma teoria que até poderia ser interessante debater com alguém que a apresentasse por outra razão que não apenas engrandecer os títulos de LH nesses anos…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
MurrayWalker
Reply to  917/30
2 anos atrás

Nesse caso desafio-o para um debate. Analisando o melhor carro de 2018 corrida a corrida: Australia – Mercedes, Ferrari, Redbull Bahrain – Ferrari, Mercedes, Redbull China – Ferrari, Mercedes, Redbull Azerbeijão – Ferrari, Mercedes, Redbull Espanha – Mercedes, Ferrari, Redbull Mónaco – Redbull, Ferrari, Mercedes Canadá – Ferrari, Mercedes, Redbull França – Mercedes, Ferrari, Redbull Aústria – Mercedes, Ferrari, Redbull Inglaterra – Iguais, Redbull Alemanha – Ferrari. Mercedes, Redbull Hungria – Ferrari, Mercedes, Redbull Bélgica – Ferrari, Mercedes, Redbull Itália – Ferrari, Mercedes, Redbull Singapura – Mercedes, Ferrari. Redbull Rússia – Mercedes, Ferrari, Redbull Japão – Mercedes, Ferrari, Redbull USA… Ler mais »

917/30
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Desafio aceite. Concordo em grande parte com o que diz mas discordo nos seguintes pontos: China – Mercedes,Ferrari – Bottas bate LH nos treinos e a meio da corrida está a lutar com os dois Ferrari acaba P2 atrás de Ricciardo e à frente de Kimi. LH nesta prova ficou 8 segundos atrás de Bottas. Para mim demonstrativo que se Botas consegue bater LH e lutar e bater os Ferrari, LH não tirou todo o potencial do melhor carro. Canadá – Mercedes, Ferrari ou iguais. LH foi batido nos treinos e em corrida por VB que é P2, 13 segundos à frente… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  917/30
2 anos atrás

China – Completamente em desacordo. É que nem de perto nem de longe. Os Ferraris monopolizam a primeira linha na partida, com meio segundo de vantagem para os Mercedes. Mesmo que a Q3 não tenha sido perfeita para LH, também não o foi para Vettel. O Kimi dá meio segundo ao Bottas. E fica a 0,087 de Vettel. Quando por norma a desvantagem de Kimi para Vettel durante a época foi de 3 a 4 décimas. Em corrida, Vettel sai na frente e gera uma vantagem de quase 4 segundos para Bottas. Tem a corrida controlada e completamente na mão.… Ler mais »

917/30
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

A discussão começa numa afirmação feita em que o Ferrari era superior em 2017/18, daí eu ter dito que é uma questão interessante debater. Pelo que, ao contrário do que afirma, sobre debater as prestações dos pilotos é apenas a superioridade de um ou outro carro que queria debater e nada mais. Sobre as prestações dos pilotos não acho sequer haver nada a discutir é um não assunto, tão evidente qual foi o melhor. Pelo menos vejo que da sua parte o Ferrai já não é o melhor, não está 11-9 mas sim 10-10, ou seja concorda que pelo menos… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  917/30
2 anos atrás

Curioso afirmar que a prestação dos pilotos é um não assunto, mas depois usar as prestações dos pilotos para classificar a superioridade da Mercedes na China.

Como é óbvio a máquina conta mais que o piloto. Mas podemos fazer comparações entre os pilotos. Então quando há dança de cadeiras, como houve para os colegas de Vettel. Torna-se mais evidente que o alemão nem sequer é da liga do Hamilton. Depois podemos extrapolar qual seria o resultado no final, se em vez de Vettel, o Ferrari tivesse sido pilotado pelo Hamilton. Eu não tenho duvidas. O campeão teria sido o mesmo.

917/30
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Não tem nada de curioso… É um não assunto porque, LH é melhor que Vettel e Bottas. Já aqui referi que o único que está ao nível dele (actualmente) é o MV. Não referi as prestações dos pilotos na China e Canadá “per si”, mas sim com o fim de demonstrar que aquele que é o melhor piloto nesses GP´s não ter tirado tudo do melhor carro apenas para reforçar o “assunto” do melhor carro…Quanto a resultado ser o mesmo com LH ao volante do Ferrari é bem provável, mas como saberá até se poderia dar o caso de LH… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  917/30
2 anos atrás

Pois, mas se Hamilton é mais rápido que Vettel. E nisso quase toda a gente é de acordo. Isso pode mudar toda a percepção que temos do carro mais rápido. Sobretudo numa temporada tão equilibrada como a de 2018.

js1970
js1970
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Pior disso tudo, é os comentários de alguns que se julgam “experts” na matéria dizendo uma coisa agora e depois outra totalmente ao contrário. Só se enterram, mas julgam-se sempre os donos razão.

jem
jem
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Antes era o Ocon e foi o que se viu. Agora é o Russell. Quem mais tem contrato com a Mercedes?

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Ao JLA deixou com a pulga atrás da orelha. A nós- é mesmo plural e inclui também italianos- por vezes sentíamos nas orelha a voz do Brando no “Padrinho” quando falava na protecção da famiggglia. Quanto sofre este homem para expulsar os fantasmas daqueles malvados mauzões que não lhe reconhecem o mérito e que o querem destruir! E depois fala de falsidade, da persecuçao de interesses egoístas , de personagens ambíguas e daqueles que o desiludiram… Os entrevistadores bem queriam pintá-lo positivamente mas só o conseguiram aespaços, algumas frases parecem fora do mundo da F1. Assim como na Netflix, daqui… Ler mais »

917/30
2 anos atrás

Acho engraçado as opniões sobre GR em que até andou bem em corrida, mas não bateu Bottas nos treinos. O rapaz sai de um Williams (para quem não saiba ainda, não tem nada a ver com o Mercedes), senta-se num carro totalmente estranho, que requer um estilo de condução diferente e onde ainda por cima mal cabia… Se percebo alguma coisa disto é justamente nos treinos que Bottas se tem portado melhor contra o LH conseguindo batê-lo ocasionalmente, o que prova que o finalndês é rápido! Ninguém pode honestamente pensar que GR neste momento está o nível de LH até… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
garantia4
garantia4
Reply to  917/30
2 anos atrás

Só precisar que o Bottas tem dezasseis poles na mercedes face ao GOAT ( fora outras vezes em q não ficaram na 1ª fila).
Alguém imagina um Senna ou um Schumacher, os pilotos mais citados pelos adeptos, ou, recuando no tempo, um Clark ou um Peterson,deixarem-se bater desta forma por um colega de equipa?!

MurrayWalker
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Na verdade Bottas tem apenas 15 poles contra Hamilton na Mercedes. Ou seja, fez pole em 19% das corridas que se bateu com a mesma máquina de Hamilton. Já Schumacher “apenas” foi batido em qualificação 24 vezes (23%) por Barrichello. O que quer dizer que Rubinho tem um score face a Shcumacher, melhor que o de Bottas contra Hamilton. Mas lá está… “O Schumacher nunca se deixaria bater tanto pelo colega, como o Lewis”. Apenas mais uns dados de qualificação de Schumacher contra o seu colega de equipa Nico Rosberg, que serão interessantes. Não para compararmos face a Hamilton, porque… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Murray Walker
garantia4
garantia4
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

E pronto, hoje temos no prato do dia “estatísticas à la muraywalker” (e há ainda há quem diga que é uma ciência).
E pelos vistos tínhamos razão e não o sabíamos: Um belo dia, numa apresentação do Richard Lloyd, conhecemos o Chris Hodgetts, e não perdemos a oportunidade de na brincadeira o felicitar por ter batido fair and square todos os fds o provavelmente melhor piloto de todos os tempos-no início dos anos 80- pelo que agora o trono era dele. É preciso dar o nome?

Last edited 2 anos atrás by jo baue
MurrayWalker
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Até que julgava que iam escrever que os meus números estavam errados, mas não. Limitaram-se a fazer um exercício de rins para afastar os fantasmas.

garantia4
garantia4
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Não estão errados, estão é aldrabados. Fora a falsidade da comparação da ausencia/ regresso do schumacher com a do alonso. Nada de surpreendente, aliás.

MurrayWalker
Reply to  garantia4
2 anos atrás

É apontar onde estão aldrabados e corrijam. A comparação não lhes interessa porque já se sabe o que ela vai fazer transparecer no final. Um heptacampeão que quando pela primeira vez na carreira, teve um colega que não tinha no contrato escrito que tinha de enconstar e deixar passar. Se deu tão mal.

JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

Que eu saiba, nenhum dos pilotos da Mercedes tem contrato para 2022. Há quem diga que Bottas é “manso”, eu acho que Bottas é “manso” com todos, a sua hitória na mercedes mostra-nos um piloto com muita dificuldade em recuperar posições, principalmente quando tem que lutar com um piloto mais resistente, mesmo que este tenha carro inferior. Tem muita velocidade, mas falta-lhe garra, com isso nunca conquistou espaço na equipa, e acabou por perder o que lhe era dado no inicio da época, e nunca o irá reconquistar. Wolfe já mandou recados a Hamilton e já lhe deve ter dito… Ler mais »

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