Há 20 Anos: Dietrich Mateschitz comprou a Minardi: ‘olho’ para o negócio como poucos…


Há duas décadas, no final de 2005, o empresário austríaco Dietrich Mateschitz, conhecido pela marca Red Bull, marcou novamente o seu nome no mundo da Fórmula 1 ao adquirir a equipa Minardi. O negócio foi fechado em menos de uma semana, numa operação – relâmpago que surpreendeu o meio mundo automóvel pela rapidez e eficácia com que se concretizou.

O acordo refletiu tanto a ambição da Red Bull em expandir a sua presença na categoria rainha do automobilismo como a necessidade de acomodar o crescente número de pilotos sob contrato da marca. Mateschitz via neste investimento não só uma oportunidade financeira, apostando na valorização futura da Fórmula 1, mas também uma estratégia para ter uma segunda equipa com dois votos nas decisões da FIA, reforçando o seu poder de influência no desporto. Dois argumentos que acertou na ‘mouche’…

Negócio de muita estratégia e pouca pressa

Apesar da rapidez da negociação, Mateschitz admitiu não ter planos definitivos para o futuro imediato da Minardi. O nome da equipa ainda não estava definido, com “Red Bull Rookie” a ser uma hipótese. A ideia central era clara: a nova equipa funcionaria como um laboratório para os pilotos jovens da Academia de Talentos da Red Bull, permitindo-lhes ganhar experiência na Fórmula 1 sem a pressão da equipa principal. Como se sabe, tornou-se Toro Rosso em 2006.

Neste contexto, David Coulthard estava confirmado na equipa principal Red Bull, enquanto Christian Klien era o provável companheiro. Na Minardi, passaram a estar pilotos da Academia como Vitantonio Liuzzi e Scott Speed. Os terceiros pilotos ainda estavam por definir, mas só seriam escolhidos entre os que integravam a formação da Academia, numa decisão que excluía os antigos contratos de Stoddart.

O fim de uma era para Paul Stoddart

Paul Stoddart, excêntrico e apaixonado proprietário australiano da Minardi, anunciou que se retiraria da Fórmula 1 após a venda da equipa. A sua tristeza era evidente, mas havia a consciência de que a Minardi precisava do apoio financeiro e da ambição da Red Bull para sobreviver.

Stoddart impôs algumas condições no negócio, nomeadamente a garantia de que a equipa permaneceria em Itália e que a maioria dos funcionários manteriam os seus empregos. Destacou o seu compromisso para com os seus colaboradores e a importância de assegurar-lhes um futuro estável.

Quanto à estrutura futura da equipa, permanecia a dúvida se Giancarlo Minardi permaneceria como gestor da operação em Faenza ou se daria lugar a uma nova direção. As decisões finais sobre a nova configuração seriam tomadas nas semanas seguintes, com a expectativa de definição para finais de outubro. Passados vinte anos, e já depois de Dietrich Mateschitz ter morrido, a equipa foi Alpha Tauri entre 2020 e 2023, e agora é Racing Bulls desde 2024.

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