GP Singapura F1: Maioria deverá optar por estratégia de uma paragem apenas

Por a 5 Outubro 2025 09:15

Depois de uma qualificação intensa, que nos deu um “polesitter” inesperado, a corrida de Singapura promete um pouco menos de ação nas boxes. Uma das corridas mais longas e exigentes do ano, não permite muitas ultrapassagens e o aspeto estratégico, apesar de fundamental, não antevê grandes variações.

A Pirelli optou por uma abordagem conservadora para o Grande Prémio de Singapura, mantendo os compostos C3, C4 e C5, em vez de adotar uma seleção mais macia como tem feito noutras provas. A decisão prende-se com o risco de sobreaquecimento dos pneus nas exigentes condições do circuito urbano de Marina Bay.

Espera-se, por isso, uma corrida semelhante à de 2024, com a estratégia médios > duros a continuar a ser a mais provável entre os líderes, com a janela ideal para paragens entre as voltas 26 e 32 das 62 previstas. Ainda assim, pode haver espaço para variações táticas, sobretudo se surgir a oportunidade de um undercut.

Entre os pilotos do topo, há quem possa tentar uma estratégia macios > duros, aproveitando a maior durabilidade dos pneus de 2025 e o ganho de tração do composto C5 nas primeiras voltas — embora isso antecipe a paragem para as voltas 20 a 26. A Pirelli admite que esta opção poderá ser tentadora, sobretudo pela importância da posição em pista em Singapura.

Já nas posições mais baixas, alguns pilotos — como os da Williams ou Yuki Tsunoda — poderão arriscar uma tática inversa, duros > médios, com a paragem ideal entre as voltas 32 e 38. Em 2024 esta estratégia não resultou, mas a ausência de um Safety Car foi um caso raro neste circuito, o que poderá alterar o cenário este ano.

Embora a estratégia de duas paragens não pareça a mais provável, a sua viabilidade aumentou face às alterações efetuadas na via das boxes. A elevação do limite de velocidade de 60 km/h para o padrão de 80 km/h reduziu significativamente o tempo perdido em cada paragem — de 28,5 para 22,8 segundos em condições normais de corrida, e de 15 para 11,5 segundos sob Safety Car ou Virtual Safety Car.

Ainda assim, a maioria dos pilotos prepara-se para uma corrida de uma única paragem, trazendo apenas um jogo de pneus médios e um de duros. A estratégia de duas paragens deverá surgir apenas em circunstâncias imprevistas.

O cenário mais plausível seria o de um piloto que arranque com pneus macios e perceba que não conseguirá chegar ao fim com apenas uma paragem. Nesse caso, a opção macios > médios > duros poderá ser adotada, com janelas de paragem estimadas entre as voltas 13 e 19 para a primeira troca e 34 e 40 para a segunda.

No que diz respeito à meteorologia, apesar do risco de chuva ser constante, não se esperam grandes surpresas, com calor e humidade.

Foto: MPSA / Philippe NANCHINO 

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