GP Portugal F1: DGS não está muito contente

Por a 26 Outubro 2020 19:53

Graça Freitas, Diretor Geral de Saúde, falou sobre o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, hoje na habitual conferência de imprensa, revelando que “houve coisas que correram bem e outras que correram menos bem. Existiram discrepâncias entre as recomendações e a capacidade de fiscalizar” referindo-se depois à existência de culpas tripartidas: do público, da organização e da Direção-Geral da Saúde.

Graça Freitas referiu que “durante os dois primeiros dias as bancadas, apesar de não estarem perfeitamente arrumadas, cumpriam as regras de distanciamento ainda que duas delas (ndr, Portimão e Portimão 2) não cumpriam essas regras”, disse Graça Freitas, que já deixou a ameaça: “lições aprendidas para o futuro. Aprendemos que se quisermos ter mais controlo sobre os imponderáveis teremos de ter menos gente nos eventos. Temos de restringir muito os eventos ou limitar o seu número”, disse a Diretora-geral da Saúde. E o que isto significa? Que concluíram que foram otimistas, e que se as pessoas, e quem organiza, e eles próprios (DGS) não tiveram capacidade para fazer melhor, as regras vão apertar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
36 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
doubleseven
doubleseven
3 anos atrás

Engraçado por o Público, quem comprou bilhete em primeiro na escala de culpas, ao menos discretamente pôs a organização no meio e os optimistas da DGS no fim. O título também me parece peculiar “a DGS não esta contente”, um ligeiro sabor a copo meio cheio, foi quase bom mas fiquei um pouco tristonho! Eu fui e do que assisti a DGS devia chamar os responsáveis, do organizador às entidades activas no evento para explicar o número certo de espectadores que entraram no circuito, a falta de medidas de prevenção como a não medição da febre na entrada, a falta… Ler mais »

Honda Power
Honda Power
Reply to  doubleseven
3 anos atrás

E é o publico que é o mais responsavel. Numa altura onde a postura individual faz a diferença na luta contra o Covid 19, o “rebanho” é o principal culpado. Já chega de passar a culpa a quem organiza eventos, sejam eles quais forem. A culpa é de quem vai. Para mim podiam oferecer as entradas que não me apanhavam lá. E não é por não gostar… simplesmente preocupo-me com a minha familia e amigos. Sejam responsáveis e parem de atirar a culpa sempre aos outros.

hellrun
hellrun
Reply to  Honda Power
3 anos atrás

Eu não fui, +- pelas mesmas razões. Principalmente, porque achei que a organização nao ia ter a capacidade de cumprir com as medidas que devia. Mas isso não significa passar uma esponja pelas responsabilidades da organização. Quando pediram a autorização à DGS comprometeram-se com a implementação de uma serie de medidas. Cumpriram? Não. Então, não é so sacar o dinherio ao “rebanho”. Essa conversa do “publico é que o responsavel” é do mais terceiro mundista que há. É por isso que se diz (e é verdade) que o consumidor português reclama pouco. Manda muita bocas, mas reclamar a serio, é… Ler mais »

Honda Power
Honda Power
Reply to  hellrun
3 anos atrás

Terceiro mundista é em plena pandemia ir para junto de 30 mil pessoas… e culpar organização, DGS, governo, etc. Acreditar que um evento com tanta gente possa ser controlado, só para quem acredita no Pai Natal. Tudo está mal menos a própria pessoa.

Pity
Pity
Reply to  doubleseven
3 anos atrás

Medir a temperatura a 27 500 pessoas é um pouco difícil, não acha? Para mais, aos assintomáticos, bem lhes podem medir a temperatura uma dúzia de vezes, que não é por aí que detetam seja o que for. Cada um tem de ser responsável, por si e pelos outros. Se os lugares estavam marcados, como se viu na televisão, as pessoas só tinham de ocupar os seus lugares e mais nada. E ao fim destes meses, ainda precisam de marcações no chão? Estamos a falar de crianças, ou de adultos?

mp-mendezhotmail-com
mp-mendezhotmail-com
Reply to  Pity
3 anos atrás

Passou-se comigo, tinha uma senhora mesmo atrás de mim, sem fila de espaçamento, pensei que a senhora se tinha enganado, fomos confirmar bilhetes e não, os bilhetes estavam certos, foi isto que se passou com muita gente, percebeu? foram vendidos bilhetes a a mais e ponto.

no-team
Reply to  mp-mendezhotmail-com
3 anos atrás

Sim. Mais do que uma pessoa surgiu na minha bancada, com bilhete igual ao de alguém já sentado. Mais grave do que isso, é que os bilhetes divergiam no preço, um era mais caro do que outro. Ora, se isto não é má planificação, não sei o que é. Repito, isto aconteceu com mais do que uma pessoa!

Kampux
Kampux
Reply to  no-team
3 anos atrás

Na minha bancada também chegaram pessoas com mesmo lugar inclusive o meu, mas quando analisado o bilhete a bancada era outra. No meu caso estava na bancada Solverde e chegaram lá pessoas com bilhete para bancada Sagres. Mais uma falha da organização. Como é que um bilhete de bancada diferente conseguiu entrar como válido noutra bancada.

Pity
Pity
Reply to  mp-mendezhotmail-com
3 anos atrás

Não precisa de ser tão agressivo. O “percebeu” era escusado, mas adiante. Como não estive lá, a minha opinião é formada pelo que ouvi / li das duas partes: público e organização, e pelo que vi na televisão. Sendo como diz, é evidente que houve erros, mas se houve pessoas barradas porque a lotação permitida tinha sido atingida, como foi dito, deve ter havido bancadas vazias, ou quase. Provavelmente, o fecho do peão foi o causador de toda essa confusão.

mp-mendezhotmail-com
mp-mendezhotmail-com
Reply to  Pity
3 anos atrás

Peço desculpa, não era minha intenção ser agressivo. Não havia bancadas vazias ou quase, o problema é que não foram vendidos os tais 27500 bilhetes, mas muitos mais e eu sinto-me revoltado, pois fui enganado, com a promessa que iriam ser cumpridas todas as normas de segurança, e nem de perto isso aconteceu. Um exemplo: não era permitido levar alimentação, e depois tinham na minha zona, duas roulotes para milhares de pessoas. Resultado, filas enormes, cerca de 1.5 h na fila, sem qualquer tipo de distanciamento pois não era possível, senão achegava á A22.Com muita pena minha, tenho de dizer… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  doubleseven
3 anos atrás

Cada um que seja responsável por si e pelos outros, 100%. Deixe-se de críticas a quem não pode fazer muito mais e apele à responsabilidade individual. É aí que está a “sorte”.
Fiquei muito desiludido pelas fotos e vídeos que vi. A modalidade e a organização não mereciam isto. Estamos quase em Novembro, já sabemos como isto funciona há 8 meses! Se houvesse falha da organização eu pedia o meu dinheiro de volta e não me sentava. Vinha-me embora!

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Eu estive na bancada Portimão, uma das que foi aqui referida neste artigo, mas não passei por nada do que aqui foi dito, pelas seguintes razões: – Fui com mais 3 familiares e fomos sempre muito cedo para o circuito, numa altura em que não havia filas de automóveis no acesso ao parque vermelho, nem filas no acesso à bancada e ainda pouca gente na mesma; – Na 6ªF feira ainda era permitido levar alguma comida, mas no sab e dom não. Isso realmente esteve muito mal e referi isso aos elementos da organização e aos agentes da GNR que… Ler mais »

ZecaPower
ZecaPower
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

Concordo plenamente consigo. Comigo aconteceu exactamente a mesma coisa. Estive lá os 3 dias e sempre fui atempadamente. Como é lógico e típico de muito gente queriam sair de casa ao 12:00h para ver uma prova que começava á 13:00h. Desculpem mas isso é falta de bom senso. Estive no lugar que me foi destinado e por várias vezes outras pessoa se tentaram sentar sem o distanciamento. Por sorte, e como não tenho lata para isso, tive 3 pessoas duas filas á minha frente que sempre que se tentava sentar alguém ao lado ou atrás, questionavam se os lugares eram… Ler mais »

mp-mendezhotmail-com
mp-mendezhotmail-com
Reply to  doubleseven
3 anos atrás

Concordo com o comentário, eu fui e senti-me enganado, pois pensei que as regras iriam ser todas compridas á risca (nestas condições não teria ido), além de que, dizer que estavam cerca de 27500 pessoas é uma grande mentira. eu atrevo-me a dizer que estariam o dobro.

Paulo Cunha
Paulo Cunha
Reply to  doubleseven
3 anos atrás

Estive em Portimão nos 3 dias e ocupei os lugares que me estavam destinados. Os responsáveis têm que perguntar à organização quantas pessoas estavam de facto no recinto e não se podem satisfazer quando a reposta for de 27 mil ou 30 mil, porque estavam bem mais do que isso. A organização é a única responsável pelo que aconteceu e tem que ser responsabilizada pelo que aconteceu. Foi a organização que vendeu os bilhetes, são eles os responsáveis pelo distanciamento nas bancadas. Admito que trazer a F1 a Portugal deve ter sido uma enorme dificuldade mas a organização deveria ter… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Paulo Cunha
3 anos atrás

As corridas de apoio realmente foram fraquitas. Quanto à gestão do estacionamento foi o resultado do circuito não ter estacionamento para eventos deste tipo e só quando souberam que tinham a F1 garantida é que os construíram. Estou-me a referir aos parques de terra batida, sendo os acessos aos mesmos bastante maus. Mas são ossos do ofício, numa situação deste tipo em que foi tudo tratado muito em cima.
O meu parque era o vermelho, estive lá os 3 dias e só tive problemas na saída do último dia (domingo), Nos outros dias e domingo de manhã correu tudo bem.

Amil86
Amil86
3 anos atrás

Vejo claramente que por alguns comentários aqui escritos são de quem não esteve no recinto no fim-de-semana passado. Eu estive lá os 3 dias e posso dizer que quando cheguei na sexta (o dia com menos gente), na organização pareciam umas baratas tontas a qual fiz uma simples questão sobre qual a melhor forma de acesso à minha bancada o qual me responderam que não sabiam e nem tinham tido formação nenhuma e quando cheguei à porta de acesso à minha bancada tive, e tivemos todos ali presentes, de esperar 2 horas até entrar quando era suposto as portas abrirem… Ler mais »

Kampux
Kampux
Reply to  Amil86
3 anos atrás

Concordo! Só quem lá esteve é que sabe e viveu o que realmente se passou! Eu fui ao evento porque achei que fosse seguro e que realmente fosse cumprida as normas todas de segurança ditadas pela DGS, mas não foi isso que aconteceu, e a culpa não foi só do publico. Se organização fizesse o que andou a fazer no domingo a controlar as coisas com mais rigor em vez de estar meramente olhar para pista como fizeram nos primeiros 2 dias certamente que os ajuntamentos nas bancadas não aconteciam. É Culpa do publico haver uma cadeira de intervalo entre… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Amil86
3 anos atrás

Permita-me que faça uma sugestão sobre um ponto do seu comentário. Não é uma crítica, é uma sugestão que pode servir a todos os que lerem este comentário, e para as mais diversas situações, desde o MotoGP (se tiver público), ao futebol ou ao cinema ou teatro, e que é feita de experiência própria, embora em contexto diferente. Sobre o lixo: não custa nada precavermo-nos com um saco, onde podemos guardar esse lixo, até o podermos descartar. Sobre o gel desinfectante, vou dar a minha experiência. Comprei um frasco, não muito grande, de gel. Como uso óculos, tenho aqueles tubinhos… Ler mais »

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  Pity
3 anos atrás

A organização não são burros? Então são o quê? Talvez até seja um problema geral no país…

Amil86
Amil86
Reply to  Pity
3 anos atrás

Meu caro, com todo o respeito, isso foi algo que fiz e faço desde que entrámos neste novo normal. Quando critico a ausencia de sacos do lixo e desinfectantes, apenas estou a tentar mostar que a organização falhou em pontos básicos o que demonstrou uma má preparação para este evento desta dimensão e importancia (como tantas vezes mencionaram no decorrer do processo de candidatura), e isso para mim juntamente com a falta de distanciamento nas bancadas é/foi inaceitável. Eu estava na bancada SOLVERDE e a quantidade de pessoas que estavam nesta mesma bancada era surreal e impossivel de cumprir as… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Amil86
3 anos atrás

Pois eu tinha bilhete para a bancada Portimão, à qual estava assignado o parque vermelho, que eu não sabia onde ficava, nem como chegar a pé à porta 3 (porta de acesso à bancada). Embora soubesse em que zona do circuito era essa bancada e deduzisse onde poderia ser o parque vermelho. Estive os 3 dias. Dirigi-me ao circuito na 6ªF a uma hora em que sabia que iria encontrar pouco trânsito. Acedi ao circuito pelo acesso principal, que já conhecia de outros eventos. Os vários elementos da GNR e da organização que fui encontrando nas várias rotundas do acesso… Ler mais »

Amil86
Amil86
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

Por exemplo, na sexta feira na porta 2 (depois de 2 horas para abrirem) fomos alertados que não se podia entrar com comida nem bebida e isso foi dito pela GNR aos seguranças mesmo à minha frente.

Informações distintas e contranditórias no mesmo recinto e no mesmo evento….

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Eu já desconfiava que iam acontecer ajuntamentos nas cadeiras. Aconteceu em Itália e na Rússia mesmo com menos gente. A única solução é a organização arrancar/bloquear as cadeiras que não podem ser ocupadas.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Só quero saber o que vão fazer para o moto gp.

garantia4
garantia4
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Mário. Não. No Mugello não houve ajuntamentos e confusao, porque só foram vendidos 2880 bilhetes, e porque a vigilancia foi lá bem apertada, incluindo simpáticos cãezinhos-polícia para guardar os rebanhos,funciona sempre até certo ponto. Mas vamos a ver agora em Imola , se bem que nao esteja assente ainda o nº de espectadores autorizados. Rússia. Foi curioso ver que em Portimão as cameras nunca focavam as bancadas isoladamente. Alguem se lembra das imagens de sochi? Nem 1 grande plano das bancadas, nao fossem mostrar a todo o mundo que ninguem usava máscara ( e o hexacampeao a elogiar o publico… Ler mais »

2fast4u
2fast4u
3 anos atrás

Estive na bancada Portimão nos 3 dias e a organização conseguiu adaptar-se aos poucos às circunstâncias. Pelo que percebi eles tinham planeado uma forma de funcionamento que foi desmantelada pela GNR, o que gerou o caos completo no primeiro dia. Isto porque não se podia levar comida e havia apenas um ponto de venda para os milhares de pessoas da bancada. No segundo dia já criaram um método de funcionamento melhor, mas o ideal foi no dia de GP fecharam os olhos a quem levasse a sua “sandocha”. Foi um braço de ferro da GNR e a organização a tentar… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  2fast4u
3 anos atrás

Subscrevo algumas coisas que aqui referiu, também estive na bancada Portimão, com a grande diferença que quando cheguei às imediações do circuito, no domingo, eram 8h da manhã.

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  pedro_speed
3 anos atrás

E esta tática de ir cedo para o circuito já usei noutros eventos, como por exemplo: rally de Portugal, F1 em Barcelona e Monza.

Paulo Cunha
Paulo Cunha
3 anos atrás

Estive em Portimão nos 3 dias e ocupei os lugares que me estavam destinados. Os responsáveis têm que perguntar à organização quantas pessoas estavam de facto no recinto e não se podem satisfazer quando a reposta for de 27 mil ou 30 mil, porque estavam bem mais do que isso. A organização é a única responsável pelo que aconteceu e tem que ser responsabilizada pelo que aconteceu. Foi a organização que vendeu os bilhetes, são eles os responsáveis pelo distanciamento nas bancadas. Admito que trazer a F1 a Portugal deve ter sido uma enorme dificuldade mas a organização deveria ter… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Paulo Cunha
3 anos atrás

As corridas de apoio realmente foram fraquitas. Quanto à gestão do estacionamento foi o resultado do circuito não ter estacionamento para eventos deste tipo e só quando souberam que tinham a F1 garantida é que os construíram. Estou-me a referir aos parques de terra batida, sendo os acessos aos mesmos bastante maus. Mas são ossos do ofício, numa situação deste tipo em que foi tudo tratado muito em cima.
O meu parque era o vermelho, estive lá os 3 dias e só tive problemas na saída do último dia (domingo), Nos outros dias e domingo de manhã correu tudo bem.

Rocitosilva
Rocitosilva
3 anos atrás

F1 . UMA VERGONHA Alguem, é capaz de dizer que estavam lá 27 500 pessoas? Eu estive lá, Bancada Portimão. O distanciamento era de apenas uma cadeira, ou seja, 40 cm, Da banca referida era possível ver entre outras a Banca frente às boxes e posso garantir, e as imagens são esclarecedoras que estavam a 75% da sua capacidade. Perguentem à Organizaçao quantos bilhetes venderam,Na minha opinião, muito perto de 40 000. UMA VERGONHA. A DGS, tem que ter uma mão firme nestas situações, pois vamos ter no mesmo circuito em Novembro, o MOTO CP, espero que não se verifique… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  Rocitosilva
3 anos atrás

Realmente devem ter vendido mais do que os 27 500 bilhetes permitidos. Eu tb estava na bancada Portimão, mas estava na zona mais afastada da entrada, por sinal a melhor zona da bancada, em que se via mais circuito. Aí parecia haver menos pessoas que no resto da mesma, pelo menos o distanciamento social estava garantido, um fila vazia de intervalo entre as filas com público e nestas, 2 lugares de intervalo. A banca que estava à frente, suponho que se refere à bancada superior da reta da meta. Essa, realmente parecia ter muita gente, mas ao que soube, a… Ler mais »

Pity
Pity
3 anos atrás

Respondendo ao mp-mendezhotmail-com, pois não o consigo fazer no local próprio:
Desculpas aceites. Essa de não se poder levar comida, confesso que me surpreendeu. Percebo a proibição, afinal, era uma forma de fazer negócio mas, atendendo às actuais circunstâncias, o mais lógico, era as pessoas levarem o seu farnel, sem exageros, para evitarem contactos desnecessários. Proibirem bebidas alcoólicas, totalmente a favor, mas umas sandes e uns sumos ou águas, deviam ser permitidos.

rfz
rfz
3 anos atrás

Simplesmente vergonhoso e irresponsável permitir publico na F1 em Portimão!!!! Como é possível permitir quase 30 mil pessoas numa altura destas?! Daqui a 3 dias nem se pode circular entre concelhos mas 5 dias antes puderam ir dezenas de milhares pelo país abaixo até Portimão e juntarem-se todos num circuito!!! Se este país tivesse governantes sérios e competentes, a Dgs nunca teria autorizado público (pelo menos nestas quantidades absurdas!!!) porque esperar que seja a populaça na generalidade a respeitar as regras ou as partes interessadas (organização, meios de comunicação da especialidade) a pautarem por decisões/opiniões de bom senso, é completa… Ler mais »

Kampux
Kampux
Reply to  rfz
3 anos atrás

Apesar dos erros que existiram, muito dificilmente surgem surtos ligados ao evento, pois não existiu contato entre pessoas estranhas e as pessoas estavam de mascara para não falar que era um evento ao ar livre.
Mais depressa se torna mais perigoso um almoço de família em casa do que um evento deste tipo!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado