GP Hungria F1, Fernando Alonso: “Ensinei umas trajetórias ao Lewis Hamilton”

Por a 2 Agosto 2021 10:30

Fernando Alonso está de regresso à boa forma, dentro e fora de pista. O piloto espanhol deu um recital no GP da Hungria, defendendo-se com mestria dos sucessivos ataques de Lewis Hamilton.

Alonso reconheceu que inicialmente não esperava segurar Hamilton por tanto tempo e aproveitou para deixar uma “farpa”, dizendo graças a este duelo, Hamilton aprendeu trajetórias que depois usou com Carlos Sainz:

“Pensei honestamente que não conseguiria segurá-lo mais do que uma ou duas voltas. Mas nas últimas curvas , ele parecia ter dificuldades para me seguir. Depois foi o suficiente para abrir alguma distância na recta e defender. Penso que ele aprendeu algumas trajetórias diferentes nas últimas três curvas após as 10 voltas atrás de mim. Ele foi capaz de passar Carlos apenas numa volta, aplicando essas novas trajetórias”.

A Alpine não deu qualquer instrução a Alonso para segurar Hamilton, mas o espanhol foi seguindo o desenrolar dos acontecimentos pelas televisões espalhadas pela pista e entendeu que poderia ser importante aguentar Hamilton o máximo de tempo possível:

“Eu sabia que cada volta em que o podia segurar para trás, era ouro para a vitória de Esteban. Tive a sorte de não terminar a minha corrida na Curva 1, como algumas das pessoas fizeram. Ficamos com este Top 5 – é o meu melhor resultado do ano. Não foi um presente porque tive de lutar a cada volta por cada posição. Estou orgulhoso da minha corrida e o prémio de ‘Piloto do Dia’ provavelmente mostra isso”.

“Tinha o ritmo para ganhar a corrida provavelmente, ou é o que parece quando se vê analisando os dados. Depois de me aproximar do Sainz, fiquei tão convencido sobre o pódio. Estava a fazer as voltas mais rápidas da corrida, e pensei em tentar ganhar a corrida. Foi o que me passou pela cabeça naquele momento. Então comecei a aperceber-me de que talvez não fosse possível. Não era suficiente, especialmente quando nos faltava a velocidade de ponta. Comecei a pensar nessa altura que se estivesse mesmo atrás de Carlos com o DRS, poderia proteger-me de Hamilton e terminar em quarto”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
zedasrodas
2 anos atrás

«Ensinaste» o LH e depois aprendeste com o Sains.
Afinal todos parecem gostar do Botas pois proporciona corridas espetaculares.

Pity
Pity
2 anos atrás

Ao Hamilton, não deves ter ensinado muito, mas vocês os dois juntos, podem ter ensinado aos jovens como é uma luta dura sem bater, apesar de um ou dois roçar de rodas.

kkk698
kkk698
Reply to  Pity
2 anos atrás

Sem dúvida, velhos são os trapos

malhaxuxas
malhaxuxas
2 anos atrás

Mas que canastrão! Falta de inteligência e arrogante à espanhola. Só podia. Este artista quando deixar a F1, não deixa saudades. Lewis em 2007 só não foi campeão logo de entrada na F1 por tua causa, ó mau perdedor. Na altura levaste uma lição (eras campeão do mundo, lembras?), que ficará para a História, isso sim! Bendito Ron Dennis que quando se apercebeu que tinha ali um diamante bruto a ser lapidado, deixou as coisas correr. Sim. Ron Dennis o responsável por trazer Lewis Hamilton para ser 8 vezes campeão do mundo e assim, passar à frente do dick vigarista….e… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
2 anos atrás

Não, não foi por causa do Alonso que Hamilton não foi campeão em 2007, foi por causa daquele disparate na China, porque se Hamilton tivesse pontuado nessa corrida, tinha sido campeão. Eu gosto do Hamilton e não gosto do Alonso, mas isso não me tolda a visão nem o raciocínio.

carlosm
carlosm
Reply to  Pity
2 anos atrás

E se em espanha o massa nao atira se o Alonso para fora de pista, este também tinha sido campeão. E se a McLaren nao fizesse do Alonso um inimigo so para beneficiar o Lewis o Alonso tambem tinha sido campeão. Os ses valem o que valem. O que é impressionante, é ver foristas a contarem muito mal a historia de 2007. Mas pronto ja vai à muito tempo e ja ninguem se lembra bem.

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  carlosm
2 anos atrás

Por acaso é verdade. A história de 2007 geralmente é contada de forma algo inquinada.

Mdovbs
Mdovbs
Reply to  Pity
2 anos atrás

Gostar ou não de um piloto é irrelevante para a análise da sua qualidade.

Pity
Pity
Reply to  Mdovbs
2 anos atrás

Exacto. Infelizmente, muita gente não é capaz de separar as águas. Dando o meu exemplo, não gosto do Alonso fora da pista, o que inclui as boxes, (não preciso de dizer porquê) mas dentro da pista, em lutas directas, não tenho nada a apontar-lhe, é um piloto correcto, rápido, dos melhores em largadas. Está a dar indícios de que está com melhor feitio, o abraço que deu ao Ocon pareceu genuinamente sincero.

kkk698
kkk698
Reply to  malhaxuxas
2 anos atrás

Canastrão? Vá dormir miudo

Mdovbs
Mdovbs
Reply to  malhaxuxas
2 anos atrás

Nabo!

no-team
2 anos atrás

Por acaso não fiquei com essa impressão em relação ao que disse o Alonso, mas são tantas as entrevistas que dão no pós-corrida que não excluo que tenha dito “ensinado”. O que eu percebi, foi que ele disse que o Hamilton estava a cometer pequenos erros na abordagem das curvas finais, e com isso a prejudicar o ataque ao piloto espanhol. Quando finalmente passou por ele, bastou-lhe acertar com a linha correcta para imediatamente ultrapassar o Sainz de seguida. Não acho que tenha dito que “ensinou” o Hamilton a linha de trajectória ideal, mas posso ter entendido mal ou não… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

bem, não concordo nada com o Alonso neste caso. Em primeiro lugar não ensinou nada, quanto muito o Hamilton viu e aprendeu. Não existiu nenhuma intenção de ensinar, logo não pode ter ensinado nada. Balela. A questão do Sainz, é outra balela. Foi fácil passar o Sainz e difícil passar o Alonso, porque o Alonso tinha pneus muito mais frescos, para além de ser um piloto mais experiente. Mas o que contou mais foram mesmo os pneus. Portanto falar assim “para o Hamilton”, é mais uma declaração a juntar a 2 ou 3, em que expressa um bocadinho o quão… Ler mais »

can-am
can-am
2 anos atrás

Se trocassem de carro o que seria ?
A carreira do inglês tem o negativo de nunca ter sabido o que é ter um carro não competitivo e andar nos meios- fundos da grelha. Nem ele tem paciência para isso.
Mas os grandes também se vêm quando andam com carros maus.E ele nunca soube o que isso era. Sempre teve carros para ganhar. Além de ter apenas conduzido motores de uma marca só.

Last edited 2 anos atrás by Speedway
inoferreira
2 anos atrás

Como tu ensinaste umas trajetórias ao Lewis ele passou logo o Sainz (que tinha pneus muito mais gastos que tu) foi pena não teres usado “essas trajetórias” para tu próprio tentares ganhar o lugar ao Sainz, como sempre contínuas um fanfarrão

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Um com pneus mais novos e com um foguete de um carro e o outro com um Alpine de meia tabela para baixo e com pneus mais velhos.

Tira as palas.

Mdovbs
Mdovbs
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Nabo!

garantia4
garantia4
2 anos atrás

O espanhol a ser espanhol. Faz lembrar aquele outro que entrou numa papelaria em Lisboa e pediu um mapa-múndi de Madrid. lol A verdade é que com estas rábulas, e para variar, os srs. jornalistas estão a esconder a vergonha – mais uma- dos gritinhos a falar em velocidade excessiva do Jesus dos 7 campeonatos nesse duelo com o Nando, pois, azar dos Távoras, passou tudo em mundovisão. É claro que o hipócrita sem vergonha na cara hoje já inventa outra versão. Para terminar: muito bem o nando nesse duelo, mas atenção que já houve muitos e muitos exemplos iguais… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by jo baue
jcf
jcf
2 anos atrás

É mais forte do que ele, não consegue evitar, ah ah ah! Este feitio é que o levou para fora da McLaren, da Ferrari, da Honda, etc e tal… vetado até… a Honda nem o deixou correr com motor deles em Indy 500. É pena porque é um piloto verdadeiramente fantástico. Seria engraçadissimo ouvir Fernando a dizer coisas destas em público e na cara do campeonissimo Lewis, aposto que o inglês responderia com humor e gerava-se ali um momento giro. Infelizmente Fernando tem o hábito de falar mais pelas costas, o que é pena, sobretudo para ele, como se viu… Ler mais »

*RPMS*™
2 anos atrás

Grande luta entre dois excelentes pilotos! Alonso defendeu-se bem perante um Hamilton no seu Mercedes e com pneus novos.
E foi, acima de tudo, uma luta limpa… Parabéns a estes dois grandes pilotos!

Cumprimentos

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Finalmente alguém escreve uma coisa com bom senso.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1