GP Hungria F1: Esteban Ocon, abençoado pela chuva, vence corrida dramática

Por a 1 Agosto 2021 16:09

Pista molhada, corrida abençoada? Talvez, mas a única certeza que temos é que vimos hoje em Hungaroring uma das corridas mais loucas e emocionantes da época 2021 e dos últimos anos. A chuva que caiu antes do arranque da prova foi o catalisador para uma carambola que mudou por completo a face desta corrida, promovendo a protagonistas quem normalmente têm papéis secundários. Tivemos grandes lutas, jogadas estratégicas e muita “chapa batida” mas no final quem levou a melhor foi Esteban Ocon, da Alpine, que venceu a corrida, seguido de Sebastian Vettel e de um brilhante Lewis Hamilton, com mais uma grande recuperação. 

Ainda os carros não tinham ido para a grelha de partida, a previsão meteorológica apontava para 80% de probabilidade de chuva na hora do arranque da prova, o que poderia complicar as contas para todas as equipas, o que se confirmou pouco depois.

A chuva começou a cair, como previsto e todo o pelotão teve de colocar pneus intermédios para o arranque, menos Antonio Giovinazzi que saiu para a volta de lançamento com médios, numa aposta errada. O italiano entrou para as boxes para trocar de pneus.

Esperava-se muita ação desde o início deste GP da Hungria de F1, mas ninguém esperava ver o drama que foi servido aos fãs, apesar do facto de os pilotos arrancarem para a corrida com pneus que ainda não tinham usado este fim de semana, os intermédios, deixasse no ar a possibilidade de algo podia suceder. A curva 1 foi palco de um verdadeiro caos. Lewis Hamilton arrancou bem e ficou na frente de Max Verstappen, Lando Norris (excelente arranque) passou Sergio Pérez e Valtteri Bottas (mau arranque), mas piloto da Mercedes a não conseguir parar o seu carro na curva 1, atirando o McLaren de Norris para fora de pista, apanhando o Red Bull de Max Verstappen pelo caminho. Bottas fez “strike” ao abalroar o Red Bull de Sergio Pérez. Mais atrás, Lance Stroll também falhou a travagem e abalroou o Ferrari de Charles Leclerc, que apanhou também o McLaren de Daniel Ricciardo. O Safety Car foi chamado a intervir com Bottas, Leclerc, Stroll e Perez fora da corrida. 

Neste momento tínhamos Lewis Hamilton, Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Carlos Sainz, Yuki Tsunoda, Nicholas Latifi, Fernando Alonso, George Russell, Kimi Raikkonen e Mick Schumacher no top 10.

Devido aos muitos detritos em pista a corrida foi interrompida com bandeiras vermelhas e os carros entraram para  via das boxes onde poderiam ser reparados. A McLaren levou o carro de Norris para as boxes para tentar trocar o fundo plano do carro que tinha danos demasiados severos para se manter em prova e ser competitivo. Pouco depois, a equipa anunciou que o carro de Norris não era reparável a tempo, confirmando a desistência do carro #4.

Quando os carros regressaram à pista, para mais um arranque estacionário, o sol já brilhava sobre a pista húngara. Todos os pilotos estavam com pneus intermédios, mas a pista já estava seca demais estes pneus. Todos entraram para as boxes para trocar de borrachas, excepto Lewis Hamilton, que largou sozinho enquanto o resto do pelotão largou da via das boxes, já com pneus slicks calçados, numa das cenas mais caricatas dos últimos anos. Hamilton tentou cavar uma distância suficiente para ir às boxes  mas não conseguiu, no que foi um tremendo erro por parte da Mercedes. George Russell poderia ir para a liderança da prova sendo o primeiro na fila que saiu das boxes, mas a FIA pediu-lhe para ceder posições por ter ganho lugares de forma ilegítima. Hamilton foi para as boxes no final da primeira volta do recomeço e caiu para último enquanto Max Verstappen era 12º. Nikita Mazepin também ficou de fora da corrida depois de um toque de Kimi Raikkonen, num claro unsafe release, que foi penalizado com dez segundos. Estávamos na volta sete e tínhamos apenas 14 carros em pista. Nesta fase tínhamos Ocon na frente, seguido de Vettel, Latifi, Tsunoda, Sainz, Alonso, Russell, Raikkonen, Ricciardo e Schumacher. Verstappen era 11º e Hamilton era 14º.

Na volta 10, Hamilton passou Giovinazzi, mas as ultrapassagens eram difíceis, com Verstappen a tentar passar Schumacher, com a pressão de Gasly, logo atrás. Giovinazzi foi penalizado com um Stop & Go de 10 segundos por exceder a velocidade máxima na via da boxes, numa tarde muito preenchida para os comissários. 

Na frente Ocon liderava, perseguido por Vettel, enquanto Latifi segurava o terceiro lugar, com Tsunoda a alguma distância. Hamilton tentava passar Gasly, mas o piloto contratado pela Red Bull segurava o Mercedes e na frente Schumacher continuava aguentar Verstappen até que o neerlandês passou o Haas no braço, na volta 14. Sebastian Vettel, que sabe uma coisa ou duas sobre como vencer na F1, começou a pressionar Ocon, com este duo a mais de 10 segundo do terceiro classificado Latifi. 

Na volta 21, Hamilton aproveitou a jogada da Mercedes e passou Verstappen nas boxes, que entrou nas boxes na volta seguinte mas não conseguiu sair na frente de Ricciardo. Por ter saído na frente de Ricciardo, Hamilton ficou em vantagem pois  Verstappen estava atrás do McLaren em 12º, com muitos danos no seu carro e sem capacidade para passar o seu antigo colega de equipa. 

Pouco depois. Carlos Sainz recusava-se a entrar nas boxes, numa altura em que Russell entrou nas boxes, promovendo Hamilton a nono. Tsunoda também entrou e caiu para sétimo, com Sainz agora em quarto, algo que durou pouco, com Latifi a parar pouco depois, promovendo o espanhol ao terceiro lugar, enquanto Vettel continuava a pressionar Ocon, com o francês a manter a compostura.

As paragens nas boxes iam permitindo a recuperação de Hamilton, que a meio da corrida já era sexto, a atacar Tsunoda, numa ultrapassagem fundamental para a sua estratégia, pois a Ferrari teve de reagir e mandou Sainz para as boxes para trocar de pneus, com Alonso a subir para terceiro. 

A corrida estava quente e Russell teve de suar para passar Schumacher mas conseguiu colocar o seu Williams no nono lugar. O alemão tentou defender-se o melhor que conseguia mas foi caindo, sendo passado por Ricciardo e Verstappen, mas o piloto da Haas mostrou bons pormenores e uma agressividade saudável. 

Na volta 37, Vettel parou para trocar de pneus, numa paragem mais demorada mas sem consequências de maior, com o alemão a manter o segundo lugar. A Alpine respondeu ao undercut  e mandou parar Ocon na volta seguinte para se manter na frente do alemão, com Alonso na liderança de forma provisória, parando duas voltas depois, caindo para quinto lugar. 

Lewis Hamilton, que se tinha comprometido com uma estratégia de duas paragens, voltou a trocar de pneus na volta 48, colocando os médios para 22 voltas de ataque máximo. Hamilton caiu para quinto lugar, atrás de Alonso. Ocon ia aguentando Vettel, mas os retardatários complicaram a vida ao francês, que ainda assim se manteve na frente. Verstappen era ainda 11º atrás de Ricciardo já com uma troca de pneus feita, sem grandes resultados no andamento do #33.

A luta pelo terceiro lugar aquecia também, com Alonso a atacar Sainz, com um duelo espanhol pelo último lugar no pódio, mas Hamilton entrou nesta luta e tentou passar Alonso, com a “ajuda” de Raikkonen que estava a sair das boxes, mas Alonso defendeu-se de forma soberba e não deixou passar o Mercedes, repetindo a mesma defesa na volta seguinte. A dez voltas do fim Hamilton, continuava a tentar passar Alonso, mas o piloto da Alpine mantinha-se irredutível em defender o seu quarto lugar, numa luta espetacular que beneficiava Ocon que não tinha de se preocupar com o ataque do Mercedes. Vettel começava a tentar pressionar Ocon que continuava a fazer uma corrida brilhante. Na volta 61, Verstappen conseguiu finalmente passar Ricciardo, conseguindo uma vaga no top 10.

A luta entre Alonso e Hamilton continuava quente, mas o espanhol dava uma lição de como defender os ataques de um sete vezes campeão do mundo. Na volta 65 Alonso, cometeu um pequeno erro na curva 1 e Hamilton conseguiu passar o Alpine, no final de uma das melhores batalhas do ano. Não foi preciso muito para Hamilton chegar a Sainz e “despachar” o Ferrari, instalando-se no pódio. 

Na frente Ocon aguentou todos os ataques de Vettel até a volta 70, vencendo pela primeira vez na F1, com Vettel a ter de se contentar com o segundo lugar e Hamilton a confirmar um lugar no pódio. Seguiram-se Sainz, Alonso, Gasly, Tsunoda, Latifi, Russell e Verstappen a completar o top 10. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
45 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vmleal
Vmleal
2 anos atrás

Com o que sobrou depois do atentado do Kamikaze Bottas, fez-se uma corrida deveras divertida. Aproveitou com as duas mãos o Ocon, que andava um bocado desaparecido nas últimas corridas. Pena o Vettel não ter chegado lá. Grande Alonso, a mostrar que ainda tem mãos de bi-campeão do mundo e que com um carro melhor talvez pudesse voar para outros poisos. Hamilton fez o que pode com o melhor carro da grelha, depois de uma decisão péssima em ficar na pista. Sainz à beira do podium. Russell finalmente faz pontos mas é ultrapassado pelo Latifi que anda sempre atrás dele.… Ler mais »

can-am
can-am
2 anos atrás

Vestappen rei do azar em 2 provas seguidas. Bottas estraga tudo numa largada kamikaze. Hamilton pode hoje “agradecer” á equipa ter-lhe tirado uma vitória fácil.E no fim sai a sorte grande ao Ocon e com muito mérito.O campeonato mudou de dono…por agora.

andresilvac4
andresilvac4
Reply to  can-am
2 anos atrás

Não é azar é culpa de 2 atitudes vergonhas pelos pilotos da Mercedes azar é avariar isto de azar não tem nada mas adiante pronto são 2 atitudes miseráveis que vão passar impunes

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  andresilvac4
2 anos atrás

que atitudes miseráveis viste hoje?

zbranco
zbranco
Reply to  can-am
2 anos atrás

A decisão de não entrar é inteiramente dele uma vez que a equipa não pode comunicar com o piloto durante a volta de formacao. Todos os outros pilotos decidiram igualmente por eles mesmos.
Ham nunca pensou que pelo menos os da frente fossem arriscar a paragem, já os restantes depois de verem os 2,3,4,… a entrar não tiveram duvidas.

831ABO
831ABO
2 anos atrás

Que ninguém se atreva a dizer mal do Bottas! Se não fosse ele, não teríamos um GP tão emocionante como este.
Parabéns ao Esteban Ocon. Ele é um piloto subvalorizado em quem todos gostam de malhar. Pode ser que lhe dêem o respeito que merece.

Vmleal
Vmleal
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Eu gosto muito do Ocon, mas confesso que estava a torcer pelo Vettel. Depois do que passou nos últimos anos, merecia uma vitória. Mas também é excelente ver o Ocon e o Alonso a defender largo diante do Hamilton. E by the way, grandes sabes do Mick Schumacher diante do Max.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Boas palavras sobre o Occon. E tem uma história de vida com um sacrifício impar que merece ser recompensada.

jo22101626
jo22101626
2 anos atrás

Corrida dramática causada pelo grande erro de Bottas que arrumou parte dos homens da frente. Depois a Mercedes a animar a corrida ao não mandar Hamilton entrar, e por último Alonso a impedir mais uma vitória de Hamilton. Verstappen é que levou sem ter culpa nenhuma e perdeu mais pontos para Hamilton.

alexname
alexname
2 anos atrás

Alguém leu o meu comentário ontem na notícia sobre a 101 pole do Hamilton?
Aqui fica então para quem não leu:
“Algo me diz que, amanhã, vai haver uma carambola na primeira curva! É um pressentimento. Espero estar enganado…”

Pity
Pity
Reply to  alexname
2 anos atrás

Diga-me os números do euromilhoes, por favor! Dava-me cá um jeito…. 😀

alexname
alexname
Reply to  Pity
2 anos atrás

Hahahahaha… isso ainda não sou capaz mas pressentimentos destes tenho muitos e raramente falho. Mas fica prometido que quando tiver uma informação fidedigna relativamente ao Euromilhoes terei todo o gosto em partilhar.

GabrielRS
GabrielRS
2 anos atrás

Acho que o ocon está a dever um jantar ao Alonso eheh

MLS_OLD
2 anos atrás

Bottas a fazer o serviço… Mais uma vez a compensar… Certamente o empregado do mês. Deve dar uma ajudinha na renovação de contrato..
Inacreditável, aos 200 metros ja todos a travar, ele foi a acelerar ate aos 150 metros….
2 Corridas em que Verstappen não faz absolutamente nada de errado e ganha 1 ponto….
Grande Alonso, fantástico!!!
Pena a paragem de Vettel senão seria viraria fácil

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Não percebo como Alonso é o piloto do dia. Tanto tempo a atrapalhar The Crying Baby e sem ver bandeiras azuis. Bottas conseguiu arrumar com 3 de uma assentada-077 license to kill. Alguém conseguiu fazer melhor? Bons pontos para a Williams mas não é que o piloto pagante fez melhor que o the next big thing? Sainz bem na estratégia mas mt mt mau ao ser passado por Ham, com DRS e Ricciardo ali. Mt pouco. Tsunoda foi para se acalmar? Continua a demonstrar muito pouco. Contente por Ocon e Alonso. Vettel merecia tb uma vitoria. Max, arrumado pela 2a… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Scb2
2 anos atrás

Bandeiras azuis!!!

Ta certo…

Scb2
Scb2
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Claro! Não pode atrapalhar o menino. É “perigoso aquela velocidade” segundo o menini. Não o ouvi dizer “what a fine driver this Alonso”. Hipocrisia pura.

jmc
jmc
Reply to  Scb2
2 anos atrás

tu não percebes como o Alonso é o piloto do dia e eu não percebo o que é que tu dizes

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Grande disputa Hamilton-Alonso, com estes dois pilotos e velhos rivais a mostrar que se pode lutar duro em pista e dar um enorme espetáculo sendo-se totalmente correto. À atenção de alguns… Hamilton e a Mercedes a tomarem uma péssima decisão e a tornarem a corrida muito difícil para eles logo no relançamento, mas Hamilton a ser Hamilton e a fazer uma corrida fantástica. Assim como a Alpine (em grande forma), Ocon e Alonso: grande corrida! Bravo Ocon! E o velhote Fernando Alonso a fazer um corrida como se de um jovem se tratasse! Bonito. E Vettel a fazer uma corrida… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by FormulaTwo+1
831ABO
831ABO
Reply to  FormulaTwo+1
2 anos atrás

Na verdade, os flamengos são os naturais do norte da Bélgica (Flandres), mas de resto, bom comentário.

FormulaTwo+1
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Sim, está correto (são a metade Belga não francófona). Mas também são habitualmente tidos como tal (e compartilham a mesma língua) os denominados Neerdelandeses (Holandeses).

Last edited 2 anos atrás by FormulaTwo+1
jmc
jmc
Reply to  831ABO
2 anos atrás

eu pensei que os flamengos eram os adeptos do flamengo no Brasil mas afinal não esses são os falamengos como diz o mister JJ.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Gozou de uma conjugação incrível de circunstancias mas esta já não lha tiram ,fica para a eternidade a vitória do Ocon e da Alpine. Vettel bem. Era mais rápido mas naquela recta o Alpine fugia ao entrar. Pena para ele o pit stop lhe ter tirado a vitória. Nando a dar um banho de pilotagem ao pluri titulado que tinha um carro 3 segundos mais rápido. Do Bottas , que ninguém diga que não é um fiel amigo – o nº1- do toto&ham — Visto e em parte revisto o GP pela tuga eleven, inacreditável o asco que têm ao… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Hamilton também cumprimentou Ocon ainda na altura das entrevistas antes do pódio.

inoferreira
Reply to  garantia4
2 anos atrás

O fanatismo cega, então o Hamilton não cumprimentou o Ocon????? A Optivisão está com uma grande campanha de descontos, aproveita

jmc
jmc
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Por acaso cumprimentou mas a muito custo que com umas trombas de todo o tamanho

inoferreira
Reply to  jmc
2 anos atrás

Com custo ou sem custo comprimentou, ao contrário do que diz o mentiroso do garantia4 isto é a única coisa que ele “garante” com os seus comentários, mentiras disfarçadas de verdades.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1