GP de Portugal de Fórmula 1: os astros parecem alinhar-se de novo

Por a 2 Dezembro 2022 12:31

Pela terceira vez em quatro anos, os astros parecem alinhar-se de novo para o regresso da F1 a Portugal. A esperança é grande, espera-se um desfecho positivo, mas para já resta esperar que o trabalho de bastidores dê frutos. Tal como sucedeu nas duas vezes anteriores, que recordamos no seu percurso…

Foi a meio de maio de 2020, em plena pandemia de covid-19 que se começou a falar de um possível regresso da Fórmula 1 a Portugal. Com os diversos cancelamentos devido à covid-19, a ideia da Liberty era fazer um calendário de quinze eventos, e foi aí que surgiu a possibilidade do Autódromo Internacional do Algarve assumir o papel de prova de reserva.

Nessa altura o Autosport escreveu: “Caso a prova britânica não possa avançar, será o Autódromo Internacional do Algarve a tomar-lhe o lugar, albergando as duas corridas que se seguirão às do Red Bull Ring, a 26 de Julho e a 2 de Agosto.”

Nessa altura, já tínhamos no AutoSport tido tido acesso a três versões diferentes, todos eles esboçados pela FOM, e portanto seria natural avanços e recuos, Restava esperar.

O tempo passou, mais de um mês e confirmações, nada. rumores, muitos.

Mas já faltava pouco…O calendário completo de 2020 seria revelado nos dias seguintes e Portimão continuava a ser forte possibilidade, a par de uma corrida no Mugello.

Nos bastidores, desde abril (2020) que o Governo estava dentro do assunto, o Primeiro-Ministro (ndr, António Costa) a Presidente da Câmara Municipal de Portimão (ndr, Isilda Gomes, na altura) e o Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo (na altura) trabalhavam nesse sentido, e já todos sentíamos que esta oportunidade de ouro não poderia escapar.

Finalmente, a 24 de julho, chegou a confirmação oficial, o regresso do Mundial de Fórmula 1 a Portugal, 24 anos depois da derradeira corrida no Estoril,em 1996. O Autódromo Internacional do Algarve iria receber a Fórmula 1 a 25 de outubro.

E assim foi…e tivemos público!

A corrida realizou-se o tempo passou e em janeiro de 2021, já havia sinais que a F1 iria voltar a Portugal. Até a F1 Tickets, apesar do TBC (To be confirmed) já vendia bilhetes.

A 13 de janeiro, Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), confirmava que havia boas hipóteses da Fórmula 1 voltar a Portugal, explicando que as negociações estavam avançadas, mas que ainda havia questões a ser ultrapassadas.

E concretizou-se, mais uma vez, Fórmula 1 regressou a Portugal pela 18.ª vez, a segunda consecutiva a Portimão. O ano de 2022 foi ‘normal’, foi tudo tratado a tempo, mas este ano a China voltou a ser incluída no calendário, mas basta ver os noticiários televisivos para perceber que as coisas por lá andam um pouco anárquicas, pelo que já há algum tempo se falava da hipótese de, mais uma vez, a corrida ser cancelada. E foi mesmo, oficialmente, devido ao seu compromisso com a sua política de Covid zero. Portanto a Fórmula 1 não vai visitar novamente a China, o que já sucede desde 2019, mesmo tendo renovado o contrato durante a pandemia.

Esse cancelamento criou agora um intervalo de quatro semanas entre provas, mas a Fórmula 1 salientou, em comunicado, que “está a examinar opções alternativas para preencher a vaga no calendário de 2023 e fornecerá uma atualização em devido tempo”.

Como se sabe, deverá ser Portugal a ocupar a vaga. Até dia 7 deste mês vai saber-se, porque o calendário terá de ser aprovado no Conselho Mundial da FIA, que terá lugar nesse mesmo dia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado