GP da Hungria F1: Sebastian Vettel desclassificado

Por a 1 Agosto 2021 21:16

Finalmente foi conhecido o veredicto dos comissários. Sebastian Vettel e a Aston Martin foram chamados pelos comissários porque os delegados técnicos da FIA não conseguiram retirar a quantidade mínima de combustível do monolugar #5 no final da corrida.

No final de cada prova os delegados técnicos da FIA tem de receber uma amostra de 1L de combustível, mas desta feita só foi possível retirar 0.3L do carro de Vettel. Os comissários disseram que a Aston Martin teve “várias oportunidades” para remover a quantidade de combustível necessária, mas apenas 0,3 litros puderam ser bombeados do carro.

“Durante a audiência na presença do Delegado Técnico da FIA e do Diretor Técnico da FIA, o diretor da equipa de Aston Martin declarou que deveria haver ainda 1,44 litros no tanque, mas eles não foram capazes de o tirar de lá. Este valor é calculado utilizando o modelo FFM ou modelo do injetor. Dada esta situação, o carro n.º 5 não está em conformidade com os requisitos da Arte. 6.6 Regulamento Técnico da FIA. De acordo com o Art. 6.6.2 os concorrentes devem assegurar que uma amostra de 1,0 litros de combustível pode ser retirada do carro em qualquer altura. O procedimento foi seguido, contudo a amostra de 1,0 litro de combustível não pôde ser retirada”, pode ler-se nas notas dos comissários.

Assim o esforço de Vettel cai por terra, sendo desclassificado, Lewis Hamilton é promovido a segundo e Carlos Sainz é terceiro (segunda vez que acaba no pódio após penalizações).

A Aston Martin cai na tabela de construtores, ficando atrás da Alpha Tauri e a Williams ganha mais três pontos e a Alfa Romeo consegue um ponto (10º lugar de Kimi Raikkonen). Os jornalistas presentes no local deram conta de um rumor de que George Russell poderia estar na mesma situação, mas até agora não se sabe de nada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
zbranco
zbranco
2 anos atrás

 “Williams ganha mais três pontos” não serão 4?

danicardoso
danicardoso
2 anos atrás

Encomendem já a taça de campeão para o Zé do brinco! Que vergonha! Desclassifiquem também o Ocon! Acabem já com isto de uma vez! Acho que é desta que deixo de ver F1…

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  danicardoso
2 anos atrás

Mas os regulamentos não são para serem compridos? O Hamilton uma vez fez a pole no GP da Espanha mas teve que partir de último para a corrida devido a um problema idêntico, esse GP foi ganho pelo Maldonado se não me engano a última vitória da Williams.

kkk698
kkk698
Reply to  mariojscosta
2 anos atrás

Mas o que tem o passado a ver com este campeonato, onde um piloto já foi prejudicado 2 vezes, e a banda continua a tocar? Só não vê quem é cego

inoferreira
Reply to  kkk698
2 anos atrás

E quantas vezes o piloto que foi prejudicado já prejudicou outros pilotos????mais cego é quem não quer ver

inoferreira
Reply to  mariojscosta
2 anos atrás

Ainda não percebeu que para “alguns” o regulamento só deve ser aplicado quando for para prejudicar o Hamilton??)

rmcracing
rmcracing
Reply to  mariojscosta
2 anos atrás

Há regulamentos compridos e há regulamentos mais curtos…Ainda assim, na verdade, deveriam ser cumpridos por todos e não penalizarem só alguns que não os cumprem.

jbosco1958
Reply to  danicardoso
2 anos atrás

Concordo com você em gênero, número e grau. DEEM LOGO OS TÍTULOS PARA A MERCEDES E PARA O DICK VIGARISTA DO lewis hamilton.

Patucho10
Patucho10
Reply to  danicardoso
2 anos atrás

A lei é para ser cumprida, o Ocon foi repreendido por não ter entrado na zonas das boxes e estacionar o carro no devido lugar,.
Se o ” ze do brinco ” beneficiou com isso é apenas uma coincidência, até porque não é o único a beneficiar com a penalização ao Vettel,

Peter Parker
Peter Parker
Reply to  danicardoso
2 anos atrás

Não deixes pá!

É que também precisamos de malta assim aqui no fórum para animar o people porque este tal do Zé do Brinco é um estraga tudo… só perde para o Bottas!

Pity
Pity
Reply to  danicardoso
2 anos atrás

Eu tinha vergonha, se me pusesse a fazer comentários duma modalidade de que não percebo patavina, nem conheço os regulamentos.

kkk698
kkk698
Reply to  danicardoso
2 anos atrás

Sem dúvida, um grande prêmio é o do brinquinho, depois é o companheiro, que não teve culpa, mas é uma nulidade a chuva, e colocou os 2 Redbull fora de prova. A continuar assim, entreguem a merda do caneco mas sem cerimônia

garantia4
garantia4
Reply to  danicardoso
2 anos atrás

Não estás longe da verdade: ainda andaram ontem às voltas a ver se desclassificavam o Ocon por ter recebido instruções via rádio quando era vedado.

jbosco1958
2 anos atrás

DEEM LOGO OS TÍTULOS PARA A MERCEDES E PARA O DICK VIGARISTA DO lewis hamilton.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

O Vettel já tem mais do que idade para saber que mais valia ter mandado o Ocon pra fora de pista que se safada.

Só falta decretar que com a paragem de 1,8s, a RB receberá 10 lugares de penalização nas próximas 7 corridas. MAFIA

831ABO
831ABO
2 anos atrás

Cada vez gosto mais do clima de completa paranóia que se instalou na F1. Agora foi de propósito para beneficiar o HAM que desclassificaram o Vettel! Seria capaz de rir, se não estivesse triste com esta argolada monumental da Aston Martin (e em parte, provavelmente, do próprio piloto).

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  831ABO
2 anos atrás

A paranóia que se vive na Fórmula 1 deve-se às campanhas de marketing, media, de desinformação, de dois senhores que não sabem perder.
tirando isso, lamento pelo Vettel. Merecia o 2 lugar.

kkk698
kkk698
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

Falas muito, não dizes nada

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Nunca ouviu dizer que “para bom entendedor meia palavra basta” caro kkk698?

Pity
Pity
Reply to  831ABO
2 anos atrás

O piloto não tem culpa, não foi ele que meteu a gasolina.
Tem razão, há muita gente paranoica por aqui, e ignorante também. Gente que começou a ver F1 por causa da Netflix, que desconhece os regulamentos, mas acha que deve opinar. E depois, há os que só sabem destilar ódio, vêem segundas intenções em tudo. no fim, são uns tristes.

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
2 anos atrás

O piloto tem o acelerador debaixo do pé. O acelerador serve para dosear a mistura de ar e combustível que entra nos cilindros, por isso quem acciona o acelerador controla o fluxo de combustível. Embora não exclua que tenha havido uma informação deficiente sobre a quantidade de combustível consumida ao longo da corrida, era ao piloto que cabia gerir o consumo de combustível.
Quanto ao resto, estamos de acordo.

gtman
gtman
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não é só o efeito Netflix. São também os que começaram a vislumbrar um campeão do mundo da própria geração,,,,porque até aqui tinha um desinteresse absoluto pela disciplina. Vejo isso pelos meus sobrinhos que no último meio-ano, e só a partir daí, me fazem inúmeras perguntas. Dá-me algum gozo esta nova vaga de interesse….desde que não pretendam saber o que ignoram.

Pity
Pity
Reply to  gtman
2 anos atrás

Pois. Leva tempo para percebermos o que estamos a ver… e eu que o diga. Comecei a ver no fim de 81 ou início de 82, um bocado porque estava em casa e entre uma cowboyada e uns carros às voltinhas, optei por estes. Fui-me viciando aos poucos mas, em 84 ainda não sabia que cada equipa tinha dois carros iguais Quando via o branco e vermelho da McLaren, para mim, era sempre o Lauda, apanhei um choque quando, um dia descobri que o “Lauda” que eu estava a seguir, afinal era o Prost. A partir daí comecei a prestar… Ler mais »

gtman
gtman
Reply to  Pity
2 anos atrás

Eu comecei um “pouquito” antes. Primeiro nas revistas do ACP do meu pai. Após começarem as transmissões da RTP (ali pelos meados da década de 70) queria saber muito mais de todo o tipo de carros. Investia todas as minhas economias no L’Automobile, e nas caríssimas Echapement e Sport Auto (todas francesas pois no meu tempo a língua estrangeira que se aprendia nos liceus era essa). Adorava não só a F1 mas também os turismos e especialmente a resistência (o que eu vibrei com as vitórias da Alpine-Renault, Porsche 935 Kremer, 936, Rondeau !). Nesse tempo era muito mais difícil… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  Pity
2 anos atrás

Que vidas miseráveis.

Como é possível não gostar de Max, Hamilton, Leclerc, Lando, Sainz, Russel, ente outros?!
Ou para se gostar de Max, ter de se ódiar Hamilton, ou vice-versa.

É como gostar de Nadal e por via disso ódiar Federer.
Amar Michael Jordan e por consequência, ódiar Magic Johnson.
Amar Messi e ódiar Ronaldo.

Deve ser muito triste estar perante a grandeza e não ter nenhum vislumbre disso.

Pity
Pity
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

É por isso que eu nunca torci só por um piloto, Torci sempre por três ou quatro. Hoje desfruto das corridas, sem exageros de torcidas. Continuo a ter as minhas simpatias e antipatias, mas consigo elogiar a prestação de um piloto que não aprecie, se ele faz uma boa corrida e critico um “dos meus” se for o caso.

necax007
necax007
Reply to  MurrayWalker
2 anos atrás

Isso é um fenómeno banal da sociedade, que extrapolou com o surgimento das redes sociais. Chamo-lhe valorização por desvalorização (provavelmente tem um termo cientifico). Adeptos do Max, por exemplo, afirmam que o Lewis é fraco e só ganha porque tem um Mercedes, não percebendo que nessa afirmação, estão a desvalorizar o próprio Max. Afinal de contas que valor tem uma vitória sobre um piloto fraco? O mais irónico é que quem vê o desporto dessa maneira é quem mais perde. Eu, como amante de F1, delirei tanto com o recital que o Max deu em Interlagos em 2016 como delirei… Ler mais »

Peter Parker
Peter Parker
2 anos atrás

O que tem de fanático por aqui é hilariante! Depois do excelente strike que o Bottas ofereceu, a Mercedes resolveu dar uma colher de chá para todo o mundo e de quebra o Zé do Brinco (esse mesmo) bate o recorde mais difícil e menos provável de todos: largar sozinho!!! Que me lembre, o anterior recorde era de 6 carros no GP de Indianápolis onde o Tiago Monteiro terminou em terceiro, atrás do Schumacher e do Barrichello. E podem agradecer ao extraordinário Dom Fernando das Astúrias porque se ele não tem segurado tanto o Zé do Brinco, o sacana ainda… Ler mais »

Patucho10
Patucho10
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

Muito bem!! Peter Parker.

can-am
can-am
2 anos atrás

Incompetência é a palavra. Tanta electronica e não controlam o básico. Tudo a jogar para o Hamilton.
Impressionante.

Patucho10
Patucho10
Reply to  can-am
2 anos atrás

ahahahahahah, incompetência? sim é a palavra correcta, mas talvez para os responsáveis da Aston Martin em não avisarem o Vettel para baixar o ritmo, porque a electrónica que eles dispõem nas boxes conseguem analisar os gastos, e sabem que isso pode acontecer, este não é o 1° episódio de falta de gasolina nos carros ao terminarem um GP,..

Pity
Pity
2 anos atrás

Fazer tudo bem, não cometer erros e ser desclassificado por um erro estúpido da equipa, deve ser frustrante.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Pity
2 anos atrás

Até podia perder o 2° lugar mas ficava no pódio, bastava baixar o ritmo nas ultimas 2 ou 3 voltas, foi pena o Vettel ser penalizado, merecia o 2° lugar ou até ganhar, porque fez uma corrida limpa,.

Pity
Pity
Reply to  Patucho10
2 anos atrás

Até poderia cair para 4º ou 5º, sempre era melhor do que ser desclassificado. Quando o vi parado, desconfiei logo e também do Ocon, mas esse, pelos vistos, foi fruto da euforia da vitória. O entusiasmo foi tanto, que deixou passar a entrada das boxes.

gtman
gtman
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não sei se não o avisaram. Mas amanhã quando a RaceFans publicar as transcrições das comunicações saberemos. De qualquer forma acho estranho que passando tantas voltas na esteira do Ocon (em atmosfera de menor densidade) ainda tenha excedido o consumo, faz-me crer que usou modos de motor extremos o que não augura nada de bom para o mesmo..É a 2ª vez que tal acontece.ao Vettel. O mesmo já tinha acontecido em Abu Dabi 2012. O caso não está encerrado porque a AM alega uma provável avaria da bomba de combustível pois deveriam existir mais 1,44 l no sistema, se as… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  gtman
2 anos atrás

Gostaria muito que o problema fosse da bomba, mas não acredito muito. Acredito mais num erro de medição aquando do abastecimento do carro.

MC
MC
2 anos atrás

Pois, fiquei desconfiado que o Vetel teria ficado sem gasolina quando ficou parado em pista após ter cortado a meta.
Este ano o vencedor de uma das corridas no Mónaco de F2 foi desclassificado pela mesma razão e o mesmo ja tinha acontecido no ano passado com um dos vencedores em Monza. Deste modo não me surpreendeu a desclassificação do Vetel, o que foi uma pena após a prova realizada. Só não entendo porque razão a Aston Martin não o mandou parar imediatamente após ter cortado a meta.

kkk698
kkk698
2 anos atrás

E o Ocon não tem nada de ilegal? Vejam bem,, não há pressa

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado