GP da Hungria F1: Sebastian Vettel desclassificado
Finalmente foi conhecido o veredicto dos comissários. Sebastian Vettel e a Aston Martin foram chamados pelos comissários porque os delegados técnicos da FIA não conseguiram retirar a quantidade mínima de combustível do monolugar #5 no final da corrida.
No final de cada prova os delegados técnicos da FIA tem de receber uma amostra de 1L de combustível, mas desta feita só foi possível retirar 0.3L do carro de Vettel. Os comissários disseram que a Aston Martin teve “várias oportunidades” para remover a quantidade de combustível necessária, mas apenas 0,3 litros puderam ser bombeados do carro.
“Durante a audiência na presença do Delegado Técnico da FIA e do Diretor Técnico da FIA, o diretor da equipa de Aston Martin declarou que deveria haver ainda 1,44 litros no tanque, mas eles não foram capazes de o tirar de lá. Este valor é calculado utilizando o modelo FFM ou modelo do injetor. Dada esta situação, o carro n.º 5 não está em conformidade com os requisitos da Arte. 6.6 Regulamento Técnico da FIA. De acordo com o Art. 6.6.2 os concorrentes devem assegurar que uma amostra de 1,0 litros de combustível pode ser retirada do carro em qualquer altura. O procedimento foi seguido, contudo a amostra de 1,0 litro de combustível não pôde ser retirada”, pode ler-se nas notas dos comissários.
Assim o esforço de Vettel cai por terra, sendo desclassificado, Lewis Hamilton é promovido a segundo e Carlos Sainz é terceiro (segunda vez que acaba no pódio após penalizações).
A Aston Martin cai na tabela de construtores, ficando atrás da Alpha Tauri e a Williams ganha mais três pontos e a Alfa Romeo consegue um ponto (10º lugar de Kimi Raikkonen). Os jornalistas presentes no local deram conta de um rumor de que George Russell poderia estar na mesma situação, mas até agora não se sabe de nada.
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“Williams ganha mais três pontos” não serão 4?
Encomendem já a taça de campeão para o Zé do brinco! Que vergonha! Desclassifiquem também o Ocon! Acabem já com isto de uma vez! Acho que é desta que deixo de ver F1…
Mas os regulamentos não são para serem compridos? O Hamilton uma vez fez a pole no GP da Espanha mas teve que partir de último para a corrida devido a um problema idêntico, esse GP foi ganho pelo Maldonado se não me engano a última vitória da Williams.
Mas o que tem o passado a ver com este campeonato, onde um piloto já foi prejudicado 2 vezes, e a banda continua a tocar? Só não vê quem é cego
E quantas vezes o piloto que foi prejudicado já prejudicou outros pilotos????mais cego é quem não quer ver
Ainda não percebeu que para “alguns” o regulamento só deve ser aplicado quando for para prejudicar o Hamilton??)
Há regulamentos compridos e há regulamentos mais curtos…Ainda assim, na verdade, deveriam ser cumpridos por todos e não penalizarem só alguns que não os cumprem.
Concordo com você em gênero, número e grau. DEEM LOGO OS TÍTULOS PARA A MERCEDES E PARA O DICK VIGARISTA DO lewis hamilton.
A lei é para ser cumprida, o Ocon foi repreendido por não ter entrado na zonas das boxes e estacionar o carro no devido lugar,.
Se o ” ze do brinco ” beneficiou com isso é apenas uma coincidência, até porque não é o único a beneficiar com a penalização ao Vettel,
Não deixes pá!
É que também precisamos de malta assim aqui no fórum para animar o people porque este tal do Zé do Brinco é um estraga tudo… só perde para o Bottas!
Eu tinha vergonha, se me pusesse a fazer comentários duma modalidade de que não percebo patavina, nem conheço os regulamentos.
Sem dúvida, um grande prêmio é o do brinquinho, depois é o companheiro, que não teve culpa, mas é uma nulidade a chuva, e colocou os 2 Redbull fora de prova. A continuar assim, entreguem a merda do caneco mas sem cerimônia
Não estás longe da verdade: ainda andaram ontem às voltas a ver se desclassificavam o Ocon por ter recebido instruções via rádio quando era vedado.
DEEM LOGO OS TÍTULOS PARA A MERCEDES E PARA O DICK VIGARISTA DO lewis hamilton.
O Vettel já tem mais do que idade para saber que mais valia ter mandado o Ocon pra fora de pista que se safada.
Só falta decretar que com a paragem de 1,8s, a RB receberá 10 lugares de penalização nas próximas 7 corridas. MAFIA
Cada vez gosto mais do clima de completa paranóia que se instalou na F1. Agora foi de propósito para beneficiar o HAM que desclassificaram o Vettel! Seria capaz de rir, se não estivesse triste com esta argolada monumental da Aston Martin (e em parte, provavelmente, do próprio piloto).
A paranóia que se vive na Fórmula 1 deve-se às campanhas de marketing, media, de desinformação, de dois senhores que não sabem perder.
tirando isso, lamento pelo Vettel. Merecia o 2 lugar.
Falas muito, não dizes nada
Nunca ouviu dizer que “para bom entendedor meia palavra basta” caro kkk698?
O piloto não tem culpa, não foi ele que meteu a gasolina.
Tem razão, há muita gente paranoica por aqui, e ignorante também. Gente que começou a ver F1 por causa da Netflix, que desconhece os regulamentos, mas acha que deve opinar. E depois, há os que só sabem destilar ódio, vêem segundas intenções em tudo. no fim, são uns tristes.
O piloto tem o acelerador debaixo do pé. O acelerador serve para dosear a mistura de ar e combustível que entra nos cilindros, por isso quem acciona o acelerador controla o fluxo de combustível. Embora não exclua que tenha havido uma informação deficiente sobre a quantidade de combustível consumida ao longo da corrida, era ao piloto que cabia gerir o consumo de combustível.
Quanto ao resto, estamos de acordo.
Não é só o efeito Netflix. São também os que começaram a vislumbrar um campeão do mundo da própria geração,,,,porque até aqui tinha um desinteresse absoluto pela disciplina. Vejo isso pelos meus sobrinhos que no último meio-ano, e só a partir daí, me fazem inúmeras perguntas. Dá-me algum gozo esta nova vaga de interesse….desde que não pretendam saber o que ignoram.
Pois. Leva tempo para percebermos o que estamos a ver… e eu que o diga. Comecei a ver no fim de 81 ou início de 82, um bocado porque estava em casa e entre uma cowboyada e uns carros às voltinhas, optei por estes. Fui-me viciando aos poucos mas, em 84 ainda não sabia que cada equipa tinha dois carros iguais Quando via o branco e vermelho da McLaren, para mim, era sempre o Lauda, apanhei um choque quando, um dia descobri que o “Lauda” que eu estava a seguir, afinal era o Prost. A partir daí comecei a prestar… Ler mais »
Eu comecei um “pouquito” antes. Primeiro nas revistas do ACP do meu pai. Após começarem as transmissões da RTP (ali pelos meados da década de 70) queria saber muito mais de todo o tipo de carros. Investia todas as minhas economias no L’Automobile, e nas caríssimas Echapement e Sport Auto (todas francesas pois no meu tempo a língua estrangeira que se aprendia nos liceus era essa). Adorava não só a F1 mas também os turismos e especialmente a resistência (o que eu vibrei com as vitórias da Alpine-Renault, Porsche 935 Kremer, 936, Rondeau !). Nesse tempo era muito mais difícil… Ler mais »
Que vidas miseráveis.
Como é possível não gostar de Max, Hamilton, Leclerc, Lando, Sainz, Russel, ente outros?!
Ou para se gostar de Max, ter de se ódiar Hamilton, ou vice-versa.
É como gostar de Nadal e por via disso ódiar Federer.
Amar Michael Jordan e por consequência, ódiar Magic Johnson.
Amar Messi e ódiar Ronaldo.
Deve ser muito triste estar perante a grandeza e não ter nenhum vislumbre disso.
É por isso que eu nunca torci só por um piloto, Torci sempre por três ou quatro. Hoje desfruto das corridas, sem exageros de torcidas. Continuo a ter as minhas simpatias e antipatias, mas consigo elogiar a prestação de um piloto que não aprecie, se ele faz uma boa corrida e critico um “dos meus” se for o caso.
Isso é um fenómeno banal da sociedade, que extrapolou com o surgimento das redes sociais. Chamo-lhe valorização por desvalorização (provavelmente tem um termo cientifico). Adeptos do Max, por exemplo, afirmam que o Lewis é fraco e só ganha porque tem um Mercedes, não percebendo que nessa afirmação, estão a desvalorizar o próprio Max. Afinal de contas que valor tem uma vitória sobre um piloto fraco? O mais irónico é que quem vê o desporto dessa maneira é quem mais perde. Eu, como amante de F1, delirei tanto com o recital que o Max deu em Interlagos em 2016 como delirei… Ler mais »
O que tem de fanático por aqui é hilariante! Depois do excelente strike que o Bottas ofereceu, a Mercedes resolveu dar uma colher de chá para todo o mundo e de quebra o Zé do Brinco (esse mesmo) bate o recorde mais difícil e menos provável de todos: largar sozinho!!! Que me lembre, o anterior recorde era de 6 carros no GP de Indianápolis onde o Tiago Monteiro terminou em terceiro, atrás do Schumacher e do Barrichello. E podem agradecer ao extraordinário Dom Fernando das Astúrias porque se ele não tem segurado tanto o Zé do Brinco, o sacana ainda… Ler mais »
Muito bem!! Peter Parker.
Incompetência é a palavra. Tanta electronica e não controlam o básico. Tudo a jogar para o Hamilton.
Impressionante.
ahahahahahah, incompetência? sim é a palavra correcta, mas talvez para os responsáveis da Aston Martin em não avisarem o Vettel para baixar o ritmo, porque a electrónica que eles dispõem nas boxes conseguem analisar os gastos, e sabem que isso pode acontecer, este não é o 1° episódio de falta de gasolina nos carros ao terminarem um GP,..
Fazer tudo bem, não cometer erros e ser desclassificado por um erro estúpido da equipa, deve ser frustrante.
Até podia perder o 2° lugar mas ficava no pódio, bastava baixar o ritmo nas ultimas 2 ou 3 voltas, foi pena o Vettel ser penalizado, merecia o 2° lugar ou até ganhar, porque fez uma corrida limpa,.
Até poderia cair para 4º ou 5º, sempre era melhor do que ser desclassificado. Quando o vi parado, desconfiei logo e também do Ocon, mas esse, pelos vistos, foi fruto da euforia da vitória. O entusiasmo foi tanto, que deixou passar a entrada das boxes.
Não sei se não o avisaram. Mas amanhã quando a RaceFans publicar as transcrições das comunicações saberemos. De qualquer forma acho estranho que passando tantas voltas na esteira do Ocon (em atmosfera de menor densidade) ainda tenha excedido o consumo, faz-me crer que usou modos de motor extremos o que não augura nada de bom para o mesmo..É a 2ª vez que tal acontece.ao Vettel. O mesmo já tinha acontecido em Abu Dabi 2012. O caso não está encerrado porque a AM alega uma provável avaria da bomba de combustível pois deveriam existir mais 1,44 l no sistema, se as… Ler mais »
Gostaria muito que o problema fosse da bomba, mas não acredito muito. Acredito mais num erro de medição aquando do abastecimento do carro.
Pois, fiquei desconfiado que o Vetel teria ficado sem gasolina quando ficou parado em pista após ter cortado a meta.
Este ano o vencedor de uma das corridas no Mónaco de F2 foi desclassificado pela mesma razão e o mesmo ja tinha acontecido no ano passado com um dos vencedores em Monza. Deste modo não me surpreendeu a desclassificação do Vetel, o que foi uma pena após a prova realizada. Só não entendo porque razão a Aston Martin não o mandou parar imediatamente após ter cortado a meta.
E o Ocon não tem nada de ilegal? Vejam bem,, não há pressa