GP Arábia Saudita, F1, TL1: Lewis Hamilton e Max Verstappen separados por 0.056s

Por a 3 Dezembro 2021 14:40

Os tempos são pouco indicativos para o que podemos ver na qualificação, já que a sessão de sábado para se apurar a grelha de partida, será realizada depois do pôr do sol, com menor temperatura de pista. Ainda assim, fica para o registo que Lewis Hamilton (1:29.786s) foi o primeiro piloto mais rápido no traçado na margem do mar Vermelho, que se apresentou muito mais limpo que aquilo que se esperava.

Max Verstappen passou a maior parte do tempo da primeira sessão de treinos livres do GP da Arábia Saudita – que ocorreu sem incidentes – no topo da tabela de tempos. Lewis Hamilton, numa das suas primeiras tentativas de volta rápida, ficou a cerca de meio segundo do seu rival na disputa do título, diferença que aumentou quando o neerlandês ia melhorando os seus tempos. Perto da passagem para a segunda metade da sessão, Hamilton completou o setor intermédio com o tempo mais rápido daquela zona, mas ainda assim, a mais de 0.6s do tempo de Verstappen no final da volta. 

Lando Norris esteve a primeira metade da sessão na frente dos Ferrari com o quarto melhor tempo, atrás de Valtteri Bottas. Seguiam-no Charles Leclerc, Pierre Gasly e Sebastian Vettel. Esteban Ocon, George Russell e Daniel Ricciardo fechavam o top 10 à passagem dos 30 primeiros minutos. 

Com a temperatura a cair com o chegar da noite a Jidá, os tempos demoraram a alterarem-se, mas Yuki Tsunoda conseguiu um bom tempo que o colocou no sexto lugar da tabela de tempos, atrás de Norris, para logo depois, Carlos Sainz se colocar entre os três primeiros mais rápidas, quando na primeira metade do treino estava fora dos dez primeiros.

Valtteri Bottas também conseguiu um bom registo, batendo o tempo de Max Verstappen no topo da tabela por 0.005s.

A cerca de 15 minutos do fim da sessão, Lewis Hamilton arrancou o seu melhor tempo, entrando no segundo 29, com o registo de 1:29.786s 

Antonio Giovinazzi também completou uma volta com um bom tempo, que o colocou no quinto lugar, atrás de Pierre Gasly que também tinha melhorado a sua volta e colocou-se na frente dos Ferrari. 

Comparando as voltas de Hamilton com as de Verstappen, percebia-se que o piloto da Red Bull aproveitava mais os corretores, principalmente entre as curvas 21 e 21. Foram várias as vezes que se viu as faíscas que resultavam do contacto do Red Bull com os corretores. Se isso o prejudica ou não, não foi perceptível, mas levou a equipa a verificar o carro durante a sessão de treinos.

O piloto da Red Bull conseguiu, perto do final da sessão, bater o tempo de Bottas e assumir o segundo melhor tempo da sessão. 

Na segunda metade do treino, destacam-se os melhores tempos obtidos pelos pilotos da Ferrari, que ficaram à frente de Daniel Ricciardo na tabela de tempos e para o bom tempo alcançado por Pierre Gasly, que se colocou novamente entre os quatro primeiros.

Antonio Giovinazzi mostrou algum potencial, depois de terminar a sessão com o quinto melhor tempo.

Obviamente, o principal destaque vai para a vantagem de Lewis Hamilton a Max Verstappen.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
2 anos atrás

Foi impressionante o ritmo em pista já no TL1, e sem nenhum acidente felizmente a registrar. As ultrapassagens parecem difíceis, a não ser na ultima curva antes da reta da meta, onde o carro que persegue poderá colar na traseira aproveitando o DRS na reta da meta. Quanto à luta entre Hamilton e Verstappen, parecem próximos, daí que será arriscado à Red Bull trocar de motor nesta pista, ainda por cima com uma primeira curva que se antevê caótica, principalmente para quem parte no meio do pelotão..

Last edited 2 anos atrás by Roger M
NSimao
NSimao
2 anos atrás

Pareceu me que os pilotos nao quiseram arriscar muito, proxima sessao vai trazer acidentes, mas impressiona o facto de os tempos registados andarem ja em 1:29 apenas com a primeira sessao.
Um aparte: Giovinazzi em 5!!!! What!?

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Perez a mais de 1s de Verstappen??? Bem sei que são TL, mas mesmo assim é uma eternidade! Estará a conduzir de burca?

Last edited 2 anos atrás by FormulaTwo+1
2020
2020
Reply to  FormulaTwo+1
2 anos atrás

É quantas vezes o lam_botas ficou a 1s do anti-euro?… Brincamos não!?

can-am
can-am
2 anos atrás

Em termos de médias,mais rápido que Monza ou não?

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

A Mclaren, em especial o Norris, está muito discreta correto?

2020
2020
2 anos atrás

Interessa é a Ferrari o resto é jogo sujo…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

E isto que dizem que o Mercedes é um mega foguete, com um motor de foguetão e a asa super-mágica batoteira. No entanto o tal que dizem que nunca teve um monolugar superior consegue acompanhar apesar de ter um motor gasto em comparação.

Nah, o RB é um monolugar nada de jeito pá, como ousas dizer que é um bom monolugar pá? lol

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1