F1, Sondagem: Será Fred Vasseur o problema ou a solução para a Ferrari?

Por a 23 Junho 2025 09:30

Fred Vasseur sabia, quando assumiu a liderança do programa de F1 da Ferrari, que tinha uma tarefa difícil pela frente, com muita pressão. O francês conseguiu escapar às críticas nos primeiros tempos do seu “reinado”, mas agora sente os efeitos de mais uma época desapontante da Scuderia.

A imprensa italiana fez ecoar os rumores de uma potencial saída de Vasseur da liderança da equipa e a pressão mediática, além da insatisfação dos fãs da equipa, sobem a um ritmo pouco saudável. O SF-25 apresentando esta temporada, tem revelado um desempenho abaixo do esperado, apesar da presença dos pilotos de qualidade Charles Leclerc e Lewis Hamilton.

O que está em causa?

O carro tem dificuldades, principalmente pela necessidade de usar alturas ao solo mais reduzidas, o que leva a um desgaste excessivo das pranchas. Assim, a equipa é obrigada a subir a altura ao solo, o que reduz a performance do carro, especialmente em circuitos de alta velocidade. A gestão dos pneus e o ritmo de qualificação também têm sido pontos fracos. Além disso, os erros operacionais, incluindo estratégia deficiente e indecisão nas ordens da equipa, prejudicaram ainda mais os resultados. Todas estas fragilidades têm provocado incomodo crescente na esfera da Ferrari e, como habitualmente, é sobre o líder que recaem todas as interrogações e toda a responsabilidade.

Quem é Fred Vasseur?

Frédéric Vasseur entrou em Maranello com uma experiência vasta na competição automóvel, que lhe dá uma visão abrangente do que é necessário para ser bem-sucedido na F1

Começou a sua carreira fundando a equipa ASM em 1996, alcançando sucesso na Fórmula 3 com pilotos como Lewis Hamilton e Romain Grosjean. Em 2004, co-fundou a ART Grand Prix com Nicolas Todt, levando a equipa a vários títulos de GP2 e GP3 e ajudando a lançar as carreiras de pilotos como Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Entrada na F1

Vasseur entrou na Fórmula 1 em 2016 como diretor da Renault, mas deixou o cargo após uma temporada devido a desacordos internos. Em 2017, ingressou na Sauber como diretor-geral, CEO e diretor da equipa, orientando a equipa numa reestruturação bem-sucedida para a Alfa Romeo Racing e melhorando o seu desempenho com pilotos como Leclerc e Kimi Räikkönen.

No final de 2022, foi nomeado diretor da equipa e diretor-geral da Scuderia Ferrari, tornando-se o segundo francês a liderar a icónica equipa, depois de Jean Todt. Sob a sua liderança, a Ferrari experimentou um ressurgimento, vencendo vários Grandes Prémios, além do segundo lugar no Campeonato de Construtores de 2024.

Para lá da Fórmula 1, Vasseur fundou a Spark Racing Technology, que fornece chassis para a Fórmula E, ressaltando o seu amplo impacto na engenharia e inovação do automobilismo.

O homem certo para levar a Ferrari à glória?

Frédéric Vasseur tornou-se diretor da Ferrari em janeiro de 2023, sucedendo a Mattia Binotto. Vasseur fez mudanças importantes, incluindo a contratação de Lewis Hamilton para 2025 e a gestão de transições da equipa técnica, como assumir o cargo de diretor técnico interino para o desenvolvimento do chassis em 2024.

Sob a sua liderança, a Ferrari venceu seis corridas sob a sua liderança, lutou pelo título de construtores até ao fim em 2024 e convenceu Lewis Hamilton a deixar a Mercedes para ingressar na Scuderia. Com a crescente pressão e problemas de desempenho, o papel de Vasseur está sob escrutínio, com rumores de possíveis substituições, incluindo Antonello Coletta, responsável pelo bem-sucedido projeto no WEC.

Faz sentido uma potencial saída de Fred Vasseur da Ferrari? Será o francês o homem certo para recolocar a Ferrari na rota dos títulos? O leitor tem a palavra:

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

6 comentários

  1. jose melo

    22 Junho, 2025 at 12:26

    Esta brincadeira é mais importante do que a notícia que estava?

  2. Pity

    22 Junho, 2025 at 14:22

    Acho que o maior problema da Ferrari é a excessiva pressão vinda de fora: adeptos, jornalistas e (pasme-se!) até do governo. Não acho que o problema esteja no “material humano”, mas têm de lhes dar tempo e calma para obterem resultados.

  3. LG

    23 Junho, 2025 at 13:42

    Concordo coma Pity em género e número, isto até para e que estamos no futebol com os “treinadores de bancada”!
    Isto de toda a Itália se querer envolver no que é bom para a Ferrari, é que acaba por os colocar sempre nesta situação de avanços e atrasos, deixa-nos trabalhar e há que dar tempo, no tempo do Todt e Schumacher demoraram 4 anos a chegar ao topo, mas chegaram!

  4. jo baue

    23 Junho, 2025 at 22:35

    Sim, estou de acordo. São os jornalistas e o Governo o maior problema da Ferrari, São eles os grandes culpados por a Ferrari não ter projectado um carro à altura, e em todos os sentidos pois os mesmos são culpados de não terem percebido logo q havia um erro do SF-75 na altura do solo, assim como são os culpados por a Ferrari ter mo último ano do Reg.Técnico alterado completamente a suspensão dianteira. É tudo tão evidente q até já me esqueci da interferência do Governo nos destinos da Ferrari, pode elucidar- nos ?

    garantia4

  5. jo baue

    23 Junho, 2025 at 22:44

    LG, 4 anos ?

    ” Toda a Itália se quer envolver”.
    Esse conhecimento vem de onde ?

  6. jo baue

    23 Junho, 2025 at 22:46

    SF-25

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado