F1, Romain Grosjean: “Demorei cinco minutos para entender o sucesso da Mercedes”

Por a 13 Maio 2021 15:30

Romain Grosjean terá o privilégio de pilotar um Mercedes e assim despedir-se em grande da F1. O piloto francês foi à fábrica da Mercedes para tratar dos pormenores da sua ida para a pista e referiu que entendeu logo os motivos do sucesso dos Flechas de Prata.

“Cheguei à fábrica e fiquei espantado com as instalações, a forma como as pessoas trabalham”, disse ele ao podcast ‘Beyond the Grid’. “Após cinco minutos dentro da Mercedes em Brackley, pude compreender facilmente porque são a equipa desportiva de maior sucesso da história. Encontre outra equipa, qualquer que seja o desporto, que tenha ganho tanto como a Mercedes. É quase impossível. Portanto, entrar ali, ver e compreender, é muito claro e mesmo que este ano todos no Bahrein tenham dito que a ‘Red Bull era mais rápida’, aqui estamos nós, com três corridas feitas – Mercedes duas, Red Bull uma. Essa é a força da equipa. Eles podem não ter o carro mais rápido, mas encontrarão sempre uma solução em torno disso e sente-se quando lá está”.

Pedido para identificar a diferença que mais se destacava para ele, Grosjean acrescentou: “Eu diria que é a cultura de topo. Depois, a partir daí, o detalhe é analisado ao máximo. Todos estão realmente a tentar obter a solução, a encontrar a solução para ir mais depressa. Obviamente, as instalações são incríveis, mas suponho que muitas equipas podem ter as instalações, mas depois é apenas como se usa, como se otimiza”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
icebergemchamas
icebergemchamas
2 anos atrás

Onde quer que a Mercedes entre é sempre para ganhar e normalmente acabam sempre por conseguir, como eu, adepto fervoroso da Porsche, infelizmente descobri quando decidiram entrar nas corridas de resistência já aqui há uns bons anos e acabaram a dominar o campeonato.
Acho que só nos ralis é que não se deram bem (chegaram a ter um projeto ambicioso mas acabaram por desistir).
Portanto enquanto andarem na F1 ninguém vai ter a vida fácil…

garantia4
garantia4
Reply to  icebergemchamas
2 anos atrás

Não é por acaso que nos ralis não tiveram sucesso, e na velocidade ganharam sempre. O porquê é que devia ser lembrado.

can-am
can-am
2 anos atrás

Recordar que quando um rapaz chamado Lewis Hamilton lá chegou, a Mercedes Benz tinha 1 vitória na F1 da era moderna,embora tivesse mais algumas nos anos 60.
É uma coincidência.
É. mas não só .

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  can-am
2 anos atrás

Recordar que quando um rapaz chamado Lewis Hamilton chegou à Mercedes Benz, tinha 21 vitórias na F1. Entretanto, já vai com 98. Ora, conta feitas, 21 vitórias nas primeiras 6 temporadas, 1 vitória na 7 temporada (ultima dos motores V8), e 76 Vitórias nas restantes 8 temporadas (2021 só começou agora e já vai com 3). Será a equipa ou será o piloto? Na minha opinião, são os dois, com uma percentagem muito maior de preponderância para a equipa, como sempre se viu na história deste desporto! A bajulação ao LH é muito bonita, mas se ele não tivesse ido… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by ManelDasBombas
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ManelDasBombas
2 anos atrás

Mas ele foi para a Mercedes e tem ajudado a equipa a manter-se no topo. Porque outros podiam ter para lá ido e se calhar não faziam tanto. As pessoas rapidamente adoram dizer que é o carro que faz mais que Hamilton. Mas esquecem-se que com ele a equipa tem ganho corridas onde eram mais lentos e onde o outro piloto Mercedes (fosse ele Rosberg ou Bottas), nem no top 4 ficavam.

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Graganta_Fonda deixa te de histórias, desde o Bahrein que a Mercedes ultrapassou a Red Bull, mérito deles, tem que se tirar o chapéu á Mercedes e o Hamilton tem feito um grande início de temporada.

Agora dizeres que outros pilotos não fariam o mesmo já é pura especulação.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Era exatamente desta bajulação cega que eu estava a falar! Não tirei nem nunca vou tirar um pingo de mérito ao LH por tudo o que conquistou. Posso não ser fã, mas isso não me impede de ver que ele é, indiscutivelmente, um dos melhores de sempre. A Mercedes tem, há 8 épocas, a máquina mais dominante de sempre da F1, e quer queiram quer não, sem está máquina, o LH não teria ganho mais do que um campeonato! Tal como o MS não teria ganho mais do que um campeonato se não tivesse a conduzir um Ferrari dominante durante… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ManelDasBombas
2 anos atrás

Concordo consigo, sem aquela máquina “infernal”, Hamilton não teria tantos títulos. É o binómio carro / piloto que domina, não apenas o carro ou o piloto. Melhor dito, é a qualidade de toda a equipa, desde o engenheiro menos influente ao melhor piloto, passando pelos dirigentes e estratega.

MurrayWalker
Reply to  ManelDasBombas
2 anos atrás

Existem sempre dois lados da história.

Quando o Hamilton chegou à equipa. A Mercedes tinha ganho uma corrida em 3 temporadas.

Se o Hamilton não se tivesse mudado para a Mercedes tinha menos vitórias? Como e óbvio!

Mas a Mercedes também tinha menos vitórias e até talvez menos 1 ou 2 campeonatos de construtores.

F1_4ever
2 anos atrás

Depois destas palavras do Grosjean acerca da Mercedes, se no fim desta época o Bottas sair da equipa e for para outra e levar os conhecimentos e métodos de trabalho da Mercedes essa equipa irá ter uma mais valia (se os conseguir aplicar devidamente).

#99
#99
Reply to  F1_4ever
2 anos atrás

O piloto que saia tem uns quinze dias de conhecimento atualizado, depois disso passa a supor como é que as coisas são feitas. Sem contar com o facto que alguns meses antes deixar de ter acesso a certas “coisinhas”.

F1_4ever
Reply to  #99
2 anos atrás

Mas isso aplica-se a evoluções ou novidades técnicas. No caso dos métodos de trabalho que poderão ajudar outra equipa a melhorar não creio que mudem assim tão depressa se já funcionam na perfeição.

RedDevil
RedDevil
Reply to  F1_4ever
2 anos atrás

Numa estrutura como a equipa Mercedes, os pilotos apenas conhecem a “pontinha” da “ponta do iceberg”…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Grosjean a fazer o trabalho que a Mercedes queria.
Marketing.

Isso da despedida em gloria para o Grosjean é tretas.

Ou a malta já se esqueceu do quanto mediano e asneirento ele era?

e olhem que eu até sou daqueles que reconhece que o Grosjean até tinha talento. Pois até na lotus falida da era híbrida foi ao podium.

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Portanto, na sua opinião o Grosjean era mediano e asneirento mas mesmo assim o que a Mercedes, repare, a Mercedes, não a Haas, queria dele era para marketing, não para lhe fazer uma despedida, certo?
Olhe, eu a si de certeza que não o queria para marketing, nem para coisa nenhuma, já agora.

Last edited 2 anos atrás by ZeCambota
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  ZeCambota
2 anos atrás

Sabe o que é marketing?

RedDevil
RedDevil
Reply to  ZeCambota
2 anos atrás

Lol…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado