F1: Pirelli irá ter concorrência

A FIA lançou o concurso para o fornecimento de pneus de 2025-2027. A Pirelli é, mais uma vez, a grande favorita, mas pode haver concorrência à vista.
Segundo a RacingNews365, a Bridgestone poderá estar interessada em assumir a posição e poderá entrar no concurso. De 2007 a 2010, a Bridgestone foi a única fornecedora de pneus na F1, passando a Pirelli a assumir esse papel de 2010 até a atualidade.
O último concurso favoreceu a Pirelli, pois implicava um ano de fornecimento de pneus de 13 polegadas, um pneu que ia ser substituído. Investir num pneu que estava de saída não era um cenário apelativo e a Pirelli cumpriu com todos os requisitos exigidos no concurso e manteve-se no fornecimento da F1. Mas para 2025 o cenário muda um pouco.
Apesar de 2026 ser ano de novas mudanças (nos motores e nos chassis) e os pneus terem de suportar diferentes cargas (+10% de binário dos novos motores), a tecnologia a aplicar será muito semelhante. A Pirelli parte novamente com vantagem por ter conhecimento de causa, mas outro concorrente pode encarar o ano de 2025 com menos reservas, apesar dos pneus mudarem em 2026. A mudança não é tão drástica como a que vimos no ano passado e justifica o investimento inicial. Poderemos ver uma mudança no fornecimento dos pneus?
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI
O ideal seria existir concorrência para poder existir evolução e competição.
Aumento de custos e levar à vergonha que aconteceu em Indianapolis. Fornecedor único é o caminho a seguir.