F1: Pirelli confirma seleção de pneus para as 3 primeiras provas

Por a 15 Fevereiro 2023 16:06

Já cheira a Fórmula 1, conforme vai terminando a temporada de apresentações. Assim a Pirelli confirmou a seleção de pneus para os três primeiros Grande Prémios da época de 2023, no Bahrein, Arábia Saudita e Austrália.

Este ano, o número de compostos que a Pirelli pode selecionar ao longo da temporada aumentou para seis, porque foi criado um novo composto da gama de pneus mais duros. São numerados de zero a cinco, do mais duro para o mais macio, com a letra antes do algarismo ‘C’ a significar ‘composto’.

O pneu C1 do ano passado tornou-se em 2023 o C0 (Composto 0). Trata-se do pneu mais duro da gama, que será selecionado para os circuitos que necessitem de mais energia dos pneus. Foi concebido para proporcionar a máxima resistência ao calor e a forças extremas, sendo capaz de rodar durante muito tempo, custando performance. O composto 1 encontra-se entre os C1 e C2 do ano passado. Com base neste último, foi criado para reduzir a diferença de desempenho entre o que tinha sido anteriormente os dois compostos mais duros da gama. O composto 2 permanece mais adequado para os circuitos mais rápidos, mais quentes e mais abrasivos. Os compostos mais duros são por vezes selecionados para novos circuitos, proporcionando uma escolha conservadora para que as cargas dos pneus possam ser verificadas em condições de corrida real pela primeira vez, enquanto o composto 3 é extremamente versátil e pode ser utilizado como o mais duro, o médio ou o mais mole de qualquer seleção de três componentes. Com um excelente equilíbrio entre desempenho e durabilidade, este composto é adequado a uma vasta variabilidade de condições. Designado para funcionar bem em circuitos que gastem pouco pneu, será necessário um aquecimento bastante rápido do composto 4 a fim de atingir o pico de desempenho o mais rapidamente possível. Este pneu será utilizado extensivamente ao longo de toda a temporada, salienta a Pirelli. Por último, o composto 5 são os pneus mais macios da gama, concebidos para os circuitos mais lentos com baixo desgaste e degradação onde é necessária a máxima aderência mecânica da borracha. Estes são normalmente vistos nos circuitos citadinos ou onde o asfalto é excecionalmente macio. Assim, o fornecedor de pneus exclusivo da Fórmula 1 selecionou os C1, C2 e C3 para o Bahrein e os C2, C3 e C4 para a Arábia Saudita e Austrália.

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