F1, pilotos com o mesmo pensamento: “se houver culpados, devem ser punidos”

Por a 6 Outubro 2022 16:11

A oportunidade de questionar alguns dos pilotos de Fórmula 1 relativamente à alegada ultrapassagem do teto orçamental de 2021 por parte de algumas equipas não foi desperdiçada na conferência de imprensa de antevisão do GP do Japão de F1. Tentou saber-se a opinião quanto a eventuais penalizações. Muito naturalmente, porque vai para a Aston Martin, Fernando Alonso não fugiu totalmente à questão e disse que “é um tema difícil do nosso lado, do ponto de vista do piloto. Contamos com as nossas equipas para controlar realmente tudo o que fazem. Mas sim, acho que todos nós esperamos da FIA que policie o melhor possível porque queremos correr num ambiente justo. Mas é um tema muito difícil, porque há muitas coisas que precisamos de assegurar que sejam controladas. O limite orçamental é uma coisa, mas há muitas equipas com estruturas diferentes, com coisas diferentes, com o seu próprio circuito nas suas próprias fábricas.

Coisas que precisamos controlar muitas vezes. Portanto, tem de ser realmente bem feito”, disse o espanhol, contornando na medida do possível a questão.

Já Sebastian Vettel afina pelo mesmo diapasão: “na mesma linha. Há que proporcionar imparcialidade, ou assegurar que a imparcialidade existe em todas as equipas, ao longo do ano, ao longo da época, ao longo do desporto. A FIA é responsável por isso, e temos de confiar neles para fazer o trabalho. E se não cumprirem as regras, então deverá haver consequências. É um assunto complicado ou complexo, provavelmente, e nós não somos os melhores juízes para compreender. Mas sim, penso que a arte é tornar as regras simples e claras, por isso vamos ver o que acontece”, disse.

George Russell, deixa claro que a Mercedes não está entre as equipas prevaricadoras, que segundo se sabe até aqui deve ser a Red Bull e a Aston Martin: “vou apenas esperar e ver quais são os resultados na segunda-feira, mas apenas sei, pela nossa experiência dentro da Mercedes, o quanto toda a equipa trabalhou para se manter dentro desse limite de custos. Sabemos que podemos trazer mais desempenho à mesa se tivéssemos mais dinheiro para gastar e é tão simples quanto isso.

E sim, confio em Mohammed (Sulayem, presidente da FIA) e na FIA para trazer uma punição adequada para quem for considerado culpado. E seria de esperar que o montante que foi ultrapassado fosse o montante retirado para o orçamento do ano seguinte e provavelmente um pouco mais para além disso, como castigo. Vamos esperar para ver.”, disse.

Por fim Charles Leclerc: “Falando de nós próprios, claro que se tivermos mais para gastar chegaremos mais depressa ao bom caminho, por isso, se houver alguma equipa que seja considerada culpada, esta deverá ser punida. E qual é o castigo? Não, não sou eu que decido. Mas com certeza, devem ser castigados…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 ano atrás

“vou apenas esperar e ver quais são os resultados na segunda-feira…Vamos esperar para ver.” Grande Russell, um senhor.

2020
2020
1 ano atrás

A Mercedes “está dentro do teto orçamental” Este Ano!… Nos anos que venceu ninguém irá saber…. Só diziam que tinham feito o trabalho de casa e os outros estavam a “dormir”… Tipico.

Pity
Pity
Reply to  2020
1 ano atrás

Nos anos em que venceu os dois títulos, não havia tecto orçamental, este só começou o ano passado.
Antes de comentar, é conveniente saber do que se fala.

Génesis
Génesis
Reply to  Pity
1 ano atrás

O que importa é opinar, mesmo fazendo figurar tristes.

Génesis
Génesis
Reply to  Pity
1 ano atrás

O que importa é opinar, mesmo fazendo figuras tristes.

MC
MC
Reply to  2020
1 ano atrás

Até 2020, inclusive, não havia teto orçamental, podia-se gastar o que se quisesse, por isso o seu comentário não tem razão de ser.

pintinha
pintinha
1 ano atrás

Pios … o jogo que começa a ser habitual …
FIA espera a consagração do campeonato … e depois vem com um explicação conveniente e retorcida tipo “MasiMAx” 2021 … “há um erro de aplicação das regras mas fica tudo na mesma” .

Last edited 1 ano atrás by pintinha
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1