F1: Os erros da Ferrari em Barcelona

Por a 16 Maio 2019 15:34

A Ferrari tem vindo a ser copiosamente derrotada ao longo de toda a temporada pela Mercedes, mas no Grande Prémio de Espanha sofreu o mais pesado fracasso do ano e em todas as frentes.

Há apenas dois meses, a ‘Scuderia’ deixou o circuito onde se disputou a prova espanhola como a principal candidata às vitórias, mas no passado fim-de-semana foi completamente trucidada pela Mercedes e nem sequer conseguiu bater a Red Bull na luta pelo degrau mais baixo do pódio.
A formação de Maranello apostou forte para a prova de Barcelona, apresentando uma nova evolução da sua unidade de potência, para além de alguns novéis componentes aerodinâmicos, que passavam por uma atualização do conceito da asa dianteira estreado em Baku e um novo capot-motor.

Contudo, a Ferrari foi completamente suplantada pela sua rival de Brackley, que com um completíssimo novo pacote aerodinâmico, permitiu que Valtteri Bottas, o autor da pole-position, desses oito décimos de segundo ao melhor dos monolugares de Maranello durante a qualificação, Sebastian Vettel.

Em corrida, a diferença diminuiu, mas ainda assim os homens dos “Flechas de Prata”, tinham uma vantagem confortável para os pilotos da “Scuderia”.
A preocupação deverá ser o sentimento dominante nos próximos dias em Maranello, uma vez que, apesar de as evoluções que a equipa levou para Barcelona terem funcionado, a Ferrari passou de dominadora nos testes de Inverno a humilhada no Grande Prémio de Espanha.

“As evoluções que trouxemos para Barcelona, tanto no que diz respeito a aerodinâmica como a motor, funcionaram bem e estamos muito satisfeitos com elas, mas mostraram ser insuficientes. Agora temos de analisar e perceber o que não funcionou. E penso que não temos uma resposta precisa para o que aconteceu hoje. Sabemos que temos muito a fazer e que temos de melhorar. Isso ficou claro este fim-de-semana, mas não vamos perder a motivação. A atitude na equipa é ainda boa e existe um forte desejo para fazer melhor, portanto, agora, temos de responder com acções”, afirmou Mattia Binotto no final da corrida.

Se no campo da performance a Ferrari foi trucidada, também na estratégia ficaram algumas questões quanto à capacidade de reação dos homens de Maranello. No início, com um pneu danificado pela travagem para a primeira curva, Sebastian Vettel ficou durante onze voltas à frente de Charles Leclerc, que era notoriamente mais rápido. Só na décima primeira volta o alemão foi informado de que deveria deixar passar o seu colega de equipa.

Mais tarde, depois da primeira ronda de troca de pneus, e tendo colocado o monegasco em uma estratégia de uma paragem apoiada pelo uso de borrachas duras, deixou o seu novo recruta durante quase dez voltas à frente do alemão, que estava numa tática de duas paragens e mais rápido, graças à utilização de pneumáticos macios, até que tivesse ordenado a troca de posições.

O longo tempo que a Ferrari levou tomar ambas as decisões acabaram por atrasar os seus pilotos, que viram a possibilidade de ficaram com o terceiro lugar de Verstappen ficar mais distante.

No entanto, Binotto considera dificilmente o processo de decisão poderia ser mais acelerado. “Deveríamos ter trocado posições mais cedo? Nunca é uma decisão fácil. Mas, como equipa, mostrámos desde o início da temporada que estamos a tentar otimizar o nosso resultado no final.
Trocámos posições no passado, tentámos novamente (n.d.r.: em Espanha), especialmente por que estavam em estratégias distintas naquele momento.
Deveríamos tê-lo feito mais cedo? Quando o fazemos, temos de garantir que o piloto de trás tem espaço suficiente, caso contrário, estamos a alterar as posições sem qualquer resultado. Pode levar algumas voltas para que possamos avaliar tudo isto”, apontou o chefe de equipa que acrescentou: “O Charles estava a lutar pelo terceiro lugar com o Verstappen, dado que ele estava numa estratégia diferente, com os pneus duros e uma paragem só. Esperámos simplesmente pelo momento certo e não estou seguro de que o faríamos mais cedo”.

Para completar o mau fim-de-semana da Ferrari, nem as trocas de pneus, onde a “Scuderia” é uma das mais fortes, correram bem, tendo prejudicado ambos os seus pilotos na primeira ronda de paragens nas boxes.

A equipa de Maranello tem muito que analisar e perceber nos próximos dias…

30
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
bemvindo
Membro
bemvindo

Toca a bater outra vez mo ceguinho.!.já chegaaaa pá.falem um bocadinho da William.😁

galileufigarogmail-com
Membro
galileufigarogmail-com

Mas o Mundial é só constituído por Ferrari e Mercedes? “…a Ferrari foi copiosamente batida pela Mercedes!” pois foi; a Ferrari e todas as outras que constituem o mundial. Não estou a defender a Ferrari, até acho que estão a ser burros. mas caramba…equilíbrio. já se sabe que esta nova era hibrida a Mercedes não dá hipóteses. É esta a F1 que querem, que seja.

jgleal1
Membro
jgleal1

Está tudo bem, estamos muito contentes, diz o Binotto.
O CEO afirma que não existe pânico.
Mas como é que estes dois pândegos chegaram a estes elevados postos na organização Ferrari?
Por muito menos mandaram o Arrivabene embora.
Volta Domenicali ao pé destes és um sábio.

garantia4
Membro
garantia4

Consegues colocar aqui a fonte dessa notícia de q o Bin8 disse “”Está tudo bem, estamos muito contentes”?? Já agora tb para provar a tua honestidade
Arrivabene?? Aquele q no Japao cascou publicamente na propria equipa? É desse q estas a falar?
Mattia Binotto? Tens noçao do percurso dele na Ferrari ou é só para desconversar??
CEO? Se te referes ao Camilleri, sim, esse é uma marioneta. E o outro, o presidente, Agnelli, é ainda pior, é tao asno q em Baku se congratulou, verbo usado por um forista aqui hoje, pela volta mais rapida de um FErrari….

jgleal1
Membro
jgleal1

Meu caro Garantia, a fonte de ambas afirmações é daqui do AS, ora vai ver. Não conheço nem o Arrivabene nem o Binotto, nem nunca me foram apresentados. Desconversar,não, já deves ter lido vários posts meus, pois sou assíduo aqui da xafariva e conserteza já verificaste que não entro nesse tipo de comentários. Agora uma coisa te posso garantir, porque são factos, a prestação da Ferrari nestes últimos 6 anos é paupérrima, em especial a deste ano. Penso que é difícil discordar. Quando afirmas que o CEO é um “asno” e o chefe dele é “ainda pior” estás-me a dar… Ler mais »

tnfsfcpgmail-com
Membro
tnfsfcpgmail-com

O que seria da F1 sem a Ferrari… uma grande página em branco.

Eu_não_sou_o_frenando_afondo
Membro
Eu_não_sou_o_frenando_afondo

Uma coisa é certa, a RB ia ganhar milhões de fãs, lol.

js1970
Membro
js1970

Já tinha dito isso a semana passada. E cada vez se acentua mais esse sentimento do número de fãs cada vez ser maior. 🙂

js1970
Membro
js1970

tnfsfcpgmail-com uma página em branco está a ser a Ferrari desde 2008, essa é que é a realidade.

puzzle
Membro
puzzle

É um dia isso acontecer para ver a realidade. Ou então não sabe o que é a Ferrari – não estamos a falar duma marca curriqueira, apenas a que qualquer um gostaria pelo menos se sentar ou até tocar (não é para todos – apenas para quem pode e ama de verdade)

Piquet81
Membro
Piquet81

Mais do mesmo….. Serial killer… enfim

MLS
Membro
MLS

E os artigos sobre o porquê do domínio da Mercedes?? É que se a Ferrari estivesse nesta posição já tinha corrido muita tinta, mas é claro com Mercedes na frente é tudo “normal”.

driver-on-track
Membro
driver-on-track

LAMENTÁVEL o odio destilado contra esta equipa… será que não há mais temas para falar ? onde anda a vossa querida MCLAREN ???? por acaso andsa á frente da Ferrari ??? conclusão o vermelho é lixado. cumprimentos.

RogerM
Membro
RogerM

Ainda não compreendi esta insistência da imprensa em falar constantemente da Ferrari. A Ferrari já anda assim há muito tempo. Dai que acho a Red Bull a equipa mais capaz de suplantar a hegemonia da Mercedes. Basta que a FIA finalmente altere os regulamentos para as unidades motrizes, simplificando as mesmas, e tirando assim o grande trunfo da Mercedes face à concorrência…a sua unidade motriz.

RogerM
Membro
RogerM

Já no canal de Youtube do Autosport, o seu painel de Comentadores, já dá a Ferrari como favorita à meses, mesmo após cinco dobradinhas consecutivas.

mariojscosta
Membro
mariojscosta

Mas Ferrari, Mercedes, Renault e Honda dizem que não querem mexidas nos motores devido ao elevado custo que tiveram, ate houve uma altura que a Ferrari disse que se alterassem os motores talvez sai-se da F1

MLS
Membro
MLS

Achas que Ferrari está preocupada com o motor que tem? Ferrari está a perder e muito é a nível aerodinâmica.

jgleal1
Membro
jgleal1

Rogério, já devias ter compreendido à muito tempo que a Ferrari é a maior equipa de todos os tempos no desporto motorizado e em especial na F1.
Por este motivo está sempre na pole (lamentavelmente só aqui) para ser comentada e noticiada.
Nestes últimos anos temos assistido a prestações “menos boas” da nossa equipa e isso só por si é tema de grande debate.
Quando a Ferrari ganha o mundo vive melhor, os planetas alinham-se é nós até dormimos melhor.
É assim que as coisas são e serão sempre assim.

js1970
Membro
js1970

Ora cá está… RTP Memoria!

js1970
Membro
js1970

Basta que a FIA altere os regulamentos das unidades motrizes, que a Mercedes vai continuar na frente na mesma!

jacinto-18
Membro
jacinto-18

As alterações feitas a nível aerodinâmico para este ano vieram colocar um fosso ainda maior entre todos os concorrentes. Qual a causa? Não sei. Aquilo que entendo é que as asas da frente continuam muito complexas. A aerodinâmica também. Tem que simplificar e obrigar a usar uma aerodinâmica básica. Onde o maior interveniente seja a peça que está atrás do volante.

MLS
Membro
MLS

Ora nem mais….já venho a dizer isso à muito.

asfalto
Membro
asfalto

O primeiro erro da Ferrari foi mudar uma estrutura que tinha evoluído positivamente nas ultimas épocas, e só não ganhou nenhum campeonato porque o piloto do qual lhe competia esse desempenho falhou nos momentos cruciais. Conclusão, mudaram tudo, menos o que estava a falhar os compromissos. Parabéns Ferrari.

RogerM
Membro
RogerM

Continuam a colocar as culpas apenas nos pilotos…mas esquecem-se da grande evolução que a Mercedes fez nestes últimos dois anos após as paragens de “férias”.

jgleal1
Membro
jgleal1

Concordo que as mudanças na estrutura tiveram, pelo que está à vista, um impacto significativo na performance que já não era boa.
Quanto aos pilotos não concordo e a dupla deste ano já está a pagar pela falta de competência de toda a equipa.

js1970
Membro
js1970

Mas então não era o Arrivabene o culpado?

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport