F1: O novo truque da McLaren que está a dar que falar

Por a 17 Setembro 2024 16:15

A McLaren tem apresentado soluções engenhosas, mas que têm sido alvo de um apertado escrutínio por parte de fãs e especialistas de F1. Depois do “caso” das asas dianteiras flexíveis, chega agora o “caso do Mini DRS”.

Este “truque” baseia-se nas propriedades dos compósitos de fibra de carbono, que são leves, flexíveis e resistentes ao stress. Os engenheiros da F1 concebem asas que se fletem a altas velocidades para reduzir o arrasto (aumentando assim a velocidade de ponta), regressando depois à sua forma original para proporcionar força descendente durante a travagem e as curvas. Estas asas têm de passar nos testes de carga estática da FIA, mas são concebidas para fletir sob carga aerodinâmica, explorando as vantagens de desempenho dos materiais e mantendo-se legais.

Na primeira parte da temporada de F1 de 2024, o MCL38 da McLaren apresentava menor eficiência aerodinâmica em comparação com a Red Bull e a Ferrari. No entanto, a partir do Grande Prémio de Espanha, a McLaren introduziu novas asas traseiras que, embora não fossem radicalmente diferentes no design, apresentavam materiais atualizados que melhoravam a sua eficiência. Esta mudança tornou-se particularmente notória durante o Grande Prémio do Azerbaijão, onde a asa DRS mostrou um efeito “mini-DRS” ao elevar-se ligeiramente sob carga aerodinâmica, criando uma vantagem de desempenho mesmo quando o DRS não estava ativado.

Esta inovação permitiu à McLaren manter elevados níveis de downforce e, ao mesmo tempo, atingir boas velocidades de ponta, melhorando o seu desempenho nas curvas e a gestão dos pneus. A asa traseira passou nos testes estáticos da FIA e está em conformidade com os regulamentos, demonstrando a capacidade da McLaren de ultrapassar os limites da engenharia e obter uma vantagem competitiva.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
IFGP
IFGP
22 dias atrás

Se fosse na Red Bull…!

Vagueante
Vagueante
Reply to  IFGP
22 dias atrás

Ou na Mercedes (quando esta andava na frente), ou na Ferrari.

2020
2020
Reply to  Vagueante
20 dias atrás

A Ferrari quando tem algo que “desperta as atenções” e faz a diferença, é logo para abater!.. quando são os outros ( que são sempre os mesmos) assobia-se pro lado ou deixam-nos vencer 1 ou 2 títulos para depois passarmos a “outro ciclo”.
Em que anos a Ferrari esteve “aldrabada” e venceu campeonatos?…

2020
2020
Reply to  Vagueante
20 dias atrás

Não falem na Mercedes que até a mulher do totó ( que pertencia á FIA) esteve metida em embroglios que depois deram fruto…
A Mercedes foi penalizado por isso?… Ahhhh pois é, memória curta e a culpa é sempre dos outros…

Last edited 20 dias atrás by simiao jms
Patucho10
Patucho10
Reply to  IFGP
22 dias atrás

Travagem assimétrica diz-lhe alguma coisa? Todos andam com assas flexíveis, a McLaren foi mais inteligente, por quanto tempo não sabemos.
Explorar as zonas cinzentas do regulamento faz parte da F1. Sempre foi assim!

mariopt12
mariopt12
Reply to  Patucho10
21 dias atrás

 a McLaren foi mais inteligente,(…) Explorar as zonas cinzentas do regulamento faz parte da F1″.. Então e a suposta travagem assimetrica foi alterado o regulamento porquê ? Aí já não é inteligência da RB ? Aí, já concordas na alteração do regulamento a meio da festa ?!

Patucho10
Patucho10
Reply to  mariopt12
21 dias atrás

Bem a história das asas flexíveis não é de agora!
Em relação a travagem assimétrica, foi uma grande ideia por parte da Red Bull, que eu apostava algumas fichas que foi uma das ideias do Adrian Newey, pois ele utilizou essa ideia na McLaren em 1997/98 quando construiu o MP4-13. Que na época também foi banida.

2020
2020
Reply to  mariopt12
20 dias atrás

Se vamos por aí, tudo o que o regulamento não cite, não é aldrabar e tudo se pode fazer.. e á conta disso a Ferrari em 2015 ou 17 (??) e em 2022 lixou-se…
“Ganda galo”.

2020
2020
Reply to  Patucho10
20 dias atrás

Que a Ferrari tenha lá gente que saiba ver as cores dos regulamentos para superarem as dificuldades…
Está das asas, é bem espalhado, agora se é permitido ou não (?!) o que é certo é que á conta disso Leclerc não venceu nos azers…

2020
2020
Reply to  IFGP
20 dias atrás

A RB teve muitos casos destes e outros até mais graves que lhes deram títulos e nunca foram penalizados por isso…
Alguns deles nem nunca chegámos a ter certeza, era tudo “bluff” mas afinal alteraram/retiraram algo que “tudo” deixou de funcionar…
Estranho.

Scirocco
Scirocco
22 dias atrás

A F1 sempre se caracterizou pela criatividade dos engenheiros em contornar o regulamento. Não vejo nada de mal e não me parece que estejam a fazer qualquer coisa de ilegal. O que é estupido é a FIA, que tanto penaliza e multa, não parar um pouco para pensar que o que interessa é antever o que se pode passar em corrida e não parado nas boxes (o que em abono da verdade nem sempre é fácil de controlar, mas que com as câmaras de alta velocidade e resolução se pode fazer qualquer coisa)

Patucho10
Patucho10
Reply to  Scirocco
22 dias atrás

Isso é impossível de controlar!

2020
2020
Reply to  Patucho10
20 dias atrás

Elaborem os regulamentos pondo-se a jeito em situações cinzentas…
Assim os regulamentos são só para alguns…

malhaxuxas
malhaxuxas
22 dias atrás

Quer dizer então que a carga aerodinâmica sobre a asa não a deforma?
É mesmo de quem não sabe o que são estruturas em engenharia.
Ou seja. Um avião levanta vôo e a asa mantém o perfil de quando está parado ou a rolar em velocidade em pista.
Inventem teorias da conspiração.
Não têm mais nada para falar de interessante, inventam. Eis o melhor das redes sociais.

mariopt12
mariopt12
Reply to  malhaxuxas
21 dias atrás

Onde o teu raciocinio erra é que a carga aerodinamica deformaria a asa para baixo (não fosse o objetivo da carga aerodinamica “colar”o carro ao chão) , não a abriria criando um efeito de DRS sem o DRS estar aberto….

2020
2020
Reply to  mariopt12
20 dias atrás

Foi o suficiente para “compensar” o “drs” para quem viesse atrás…. Neste caso não última prova…

Patucho10
Patucho10
22 dias atrás

Eu vejo F1 a alguns anos e sempre me fascinou a aerodinâmica.
Pode-se criticar, até pode ser banida esta ideia em breve mas tem que se reconhecer o momento genial dos engenheiros da McLaren!! 👏👏👏👏

2020
2020
Reply to  Patucho10
20 dias atrás

Vamos ver é se alguém da concorrência tem outra ideia genial para lixar os engenheiros da McLaren… mas depois não vão fazer queixa á FIA.

917/30
21 dias atrás

Uma equipa de F1 a explorar os mínimos detalhes para ser mais rápida???? Deve ser algo inédito… Parabéns McLaren!

canam
canam
21 dias atrás

Se fosse a Red Bull todos clamavam, porque deitar abaixo quem está em cima faz parte da natureza humana. Mas como é a Mclaren ou qualquer outra, e assim contribui para haver emoção e indecisão no campeonato….pois então está tudo muito bem. Sempre assim foi…mas hoje mais do que no passado.
A Mercedes dominou 10 anos… e poucas vozes se ouviram a contestar uma eventual ilegalidade dos mesmos. Para mais as fronteiras do que é legal e do que não é, quando as coisas se levam aos pormenores extremos…é muito difusa e em última análise depende…da vontade da FIA !

Last edited 21 dias atrás by Canam
2020
2020
Reply to  canam
20 dias atrás

O problema maior aqui nem é o domínio 2, 4 ou 10 anos!… É que esses domínios pertencem sempre aos mesmos, principalmente aos “anglo-germanicos”!…
Qt aos italianos, “pertencem a outro pacote de interesses” sempre que existem novos regulamentos … e qd “descobrem algo” que fura a ideia dos outros, são encostados á parede e obrigados a fazer um “carro novo” pro ano seguinte…
Não são 2 nem 3 nem 4 vezes que isso acontece e qd é assim, lutar contra quem?
Cá estaremos para ver em 2026 com regulamentos novos.

Last edited 20 dias atrás by simiao jms
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado