F1, Mattia Binotto: Ferrari desenvolveu motor “como nunca visto em mais de 25 anos”

Por a 17 Agosto 2022 09:59

Ainda há arestas para limar na Ferrari, mas a equipa italiana deixou para trás um período de dois anos em que esteve afastada da discussão do título mundial de construtores de Fórmula 1. Este ano, embora com alguns problemas para resolverem, foram capazes de se colocarem na luta com a Red Bull e ainda têm hipóteses de conquistarem o campeonato, ainda que seja muito difícil isso acontecer, depois de apresentarem um monolugar competitivo. Falta uma boa dose de fiabilidade, mas é muito rápido.

O responsável da equipa italiana, Mattia Binotto, explicou ao Autosport.com que o desenvolvimento da unidade motriz durante a época passada foi altamente benéfico para os resultados deste ano.

“Estabelecemos grandes objetivos para a unidade motriz, o que vi foi que fomos capazes de desenvolver unidade motriz como nunca tinha visto em mais de 25 anos em Maranello, durante a última temporada para 2022. Isso comprova o que a equipa foi capaz de cumprir. Portanto, isso foi ótimo para a unidade motriz”, afirmou Binotto.

Apesar do F1-75 ser rápido e capaz de discutir vitórias, tem mostrado ser menos fiável do que o Red Bull RB18, por exemplo. Binotto argumentou que a equipa ficou “aquém” do plano de homologação e que deram “prioridade ao desempenho em vez da fiabilidade”. Além que “temos restrições nas horas no dinamómetro que influenciaram”. O responsável da equipa explicou que “estando limitados no dinamómetro, havia de fazer a escolha quando estamos em setembro, outubro, novembro e dezembro. E não há dúvida de que forçamos os limites do desempenho para além do que teria sido um plano normal de fiabilidade, mas porque sabíamos que teria sido importante recuperar a diferença [para as outras unidades motrizes da F1] e seria congelado durante quatro épocas. A fiabilidade pode sempre ser trabalhada mais tarde”.

Binotto ainda acrescentou que alguns problemas notados durante as primeiras 13 provas do ano, não aconteceram no banco de testes, mas fazem parte do processo natural durante a época, não sendo uma completa surpresa para o responsável da Ferrari.

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