F1: Maior desgaste dos pneus não foi um problema no Ferrari

Por a 3 Dezembro 2022 10:45

A Ferrari começou a temporada que terminou recentemente com uma vitória na primeira prova do ano, o Grande Prémio do Bahrein de Fórmula 1, repetindo o triunfo na terceira corrida do ano, no Grande Prémio da Austrália. Nessa fase, e apesar da vitória de Max Verstappen na Arábia Saudita, a Red Bull parecia estar um pequeno passo atrás da Ferrari, com um monolugar pesado e a apresentar problemas de fiabilidade. No entanto, a história foi totalmente diferente na maioria das rondas seguintes, em que o F1-75 italiano apresentou o seu lado mais negro.

A unidade motriz italiana, tendo um bom desempenho, mostrou algumas fragilidades. Para piorar, os Red Bull mostraram uma maior capacidade de proteger os pneus da Pirelli, enquanto o Ferrari parecia ter um maior desgaste da borracha em corrida. O que pareceu um problema durante a época, foi agora explicado por Jock Clear, responsável pela performance na equipa italiana, que se tratou de uma consequência de outra questão. Os monolugares italianos eram mais lentos do que os Red Bull e por isso Charles Leclerc e Carlos Sainz tinham de forçar mais o andamento, levando a um maior desgaste de pneus.

“Acho que é um mal-entendido, para ser honesto”, disse Jock Clear, citado pelo Motorsport-Total.com. “Estávamos com problemas em ter ritmo no final [da temporada]”. O engenheiro justificou que a equipa adversária “construiu uma pequena vantagem de dois décimos de segundo”, após as primeiras 12 a 13 corridas, “por isso, tivemos que recuperar. É claro, tentar competir contra um carro que é mais rápido que o nosso e que, infelizmente, leva ao desgaste dos pneus. Portanto, não achamos que isso seja um grande problema”.

Jock Clear explicou ainda que durante parte da época “o nosso desgaste de pneus foi um pouco melhor do que o da Red Bull, mas no final da temporada sofremos com Charles a tentar acompanhar a Red Bull. Infelizmente, têm um carro um pouco mais rápido e nós colocamos mais pressão nos pneus para tentar acompanhá-los”.

Já Charles Leclerc, depois de terminar o ano a discutir o segundo posto do campeonato com Sergio Pérez, considera ser muito importante que a equipa se concentre no inverno em melhorar em três áreas: gestão de pneus, fiabilidade e estratégia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Pois… claro que não foi um problema… aliás… o “problema” é mesmo não haver “problemas”…
A falta de velocidade de ponta não foi um “problema”, o desgaste de pneus não foi um “problema”, o turbo “minúsculo” não foi um problema, os erros estratégicos não foram um “problema”, os erros operacionais na box não foram um “problema”… nada foi um “problema”…
A Ferrari está é cheia de “problemas” que não reconhecem os “problemas”…
Eis aí está a herança “Binotto”… rodeou-se de incompetentes (Mekies, Clear, Rueda, etc) e agora é preciso uma “vassoura” bem grande para limpar a “mediocridade” cultivada pelo Binotto…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado