F1, Lições: Mónaco deu bom espetáculo

Por a 29 Maio 2023 15:56

A clássica corrida de Fórmula 1 no Mónaco deste ano começou com o aviso feito por Michel Boeri, presidente do Automobile Club de Monaco (ACM), que o evento pode não se realizar após a temporada de 2025, ano em que termina o contrato atual entre o organizador monegasco e a competição gerida pela Liberty Media. O responsável do ACM disse à publicação Mónaco-Matin, que “o Mónaco tenta oferecer um espetáculo desportivo que outros podem não ter. Se os chefes do ‘circo’ não tiverem essa subtileza, é óbvio que estamos mortos, mas se não estiverem demasiado obcecados com uma ideologia, é certo que o Mónaco tem o seu lugar no campeonato do mundo. É um momento especial”.

No fim da 80ª edição do Grande Prémio do Mónaco, tudo o que aconteceu ao longo de três dias em pista, dão razão a Boeri, quando afirma que este evento tem lugar no campeonato. É certo que a chuva baralhou, um pouco, uma corrida que estava a ser muito estratégica e deu-nos ainda mais motivos para continuarmos a assistir à corrida, mas mesmo a qualificação foi emotiva e trouxe uma boa dose de ansiedade, algo que nem sempre temos visto durante o ano. 

Entre o pelotão estiveram dois pilotos em destaque: Fernando Alonso e Max Verstappen e isso trouxe mais condimento à clássica do Mónaco. Há muitas queixas que no Mónaco não se consegue ultrapassar, há muitos acidentes, paragens e o pelotão anda em fila indiana… sim, os carros maiores não ajudam, mas não precisará um campeonato do mundo da FIA de pistas com diferentes características para alargar as possibilidades ao máximo de pilotos e equipas?

Foto: Martin Trenkler

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ummpanda2022_hotmail_com
ummpanda2022_hotmail_com
10 meses atrás

MÓNACO DEU BOM ESPETÁCULO ???? 28 segundos entre os 2 primeiros??? … se querem espetáculo olhem para a 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS no mesmo fim de semana, e vejam a diferença… Ultrapassagens , batidelas, competição, retorno mediático… o verdadeiro espectaculo em várias vertentes..

Last edited 10 meses atrás by jakim mikaj
joaolima
joaolima
Reply to  ummpanda2022_hotmail_com
10 meses atrás

Um Campeonato do Mundo tem que oferecer diferentes tipos de desafio, local onde o Mónaco se encaixa.
Não faz sentido algum comparar a natureza do circuito de Monte Carlo com o de Indiana e seus artifícios

Vagueante
Vagueante
Reply to  joaolima
10 meses atrás

Perfeitamente de acordo, aquilo mais parece Arcade. Para isso pode-se sempre olhar para uma Porsche Cup, ou outra… se o onjectivo é acabarem perto e haver batidelas, etc…

Pity
Pity
Reply to  ummpanda2022_hotmail_com
10 meses atrás

Para si, espectáculo é andarem a virar sempre para o mesmo lado, batidelas nas boxes, pneus a voarem para fora do circuito e atingirem carros, para mim ( e muito mais gente), mais do que ver ultrapassagens, que sempre foram difíceis no Mónaco, é ver a habilidade do piloto numa pista tão estreita, a forma como ataca ou se defende, como consegue, por vezes, ultrapassar. Mais, a corrida não tem só dois carros, também há beleza (e disparates) nos últimos lugares.

Thor
Thor
Reply to  ummpanda2022_hotmail_com
10 meses atrás

Para quem esteve distraído, o Alonso parou mais uma vez que o Verstappen…

MiguelCosta
MiguelCosta
10 meses atrás

Acho que foi a chuva e as incertezas das estratégias que deram espetáculo, porque o pódio nunca foi uma dessas incertezas. Este circuito é como a Hungria, só se passa se o da frente deixar, há sempre algumas manobras como a do Magnunssen, “à maluca” mas só resultam se o da frente for “anjinho ou estreante”, porque doutra maneira resultam em acidentes.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
10 meses atrás

O Mónaco precisa de sprinklers e de um sorteio secreto para definir a que volta começa a “chuva”. Ou então transformar o GP de domingo num misto de qualificação das Indy 500 (4 voltas sozinhos) / Duelos da Fórmula E (eliminatórias por perseguição).

Daniel Sousa
Daniel Sousa
10 meses atrás

O Lewis Hamilton e o Ocon foram os pilotos do dia…

leandro.marques
Reply to  Daniel Sousa
10 meses atrás

Sim, o fiambre foi o melhor no Mônaco e também na Indy500. E também foi o melhor no MotoGP. Um fenômeno que faça o que fizer é sempre o melhor, até o consegue ser mesmo não participando. Já paravas de te envergonhar.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
10 meses atrás

LH piloto do dia??? 🤣🤣🤣

Pity
Pity
Reply to  Daniel Sousa
10 meses atrás

Não é preciso exagerar.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
10 meses atrás

Porque é que não foi? Então não foi. Claro que foi

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado