F1, James Allison: “Jantes de 18 polegadas deixam os carros mais lentos…”

Por a 5 Junho 2020 10:24

De acordo com o diretor técnico da Mercedes na Fórmula 1, James Allison, os novos pneus com jantes de 18 polegadas vão fazer com que a performance dos monolugares seja pior.

Num vídeo publicado pela Mercedes, Allison admitiu que: “Os novos pneus serão mais pesados e terão menos tração. Assim, os carros serão mais lentos, cerca de um a dois segundos”.

Quanto ao uso de pneus com jantes de 18 polegadas, Allison também disse que: “Para os automóveis de estrada, onde o desempenho não é tão elevado e a economia é mais importante, esta é uma melhor solução. Assim, vamos alinhar o nosso mundo com os automóveis de estrada, o que dá mais relevância ao que fazemos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

A velocidade de saída de curva vai ser mas baixa, assim como a aceleração. No entanto a velocidade de ponta vai aumentar.

RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Mais pesados e menos tracção?… talvez, mas não percebo como…

chicanalysis
3 anos atrás

Como é que os pneus ficarão mais pesados se levam bastante menos material? Ou estamos a falar do conjunto jante+pneu?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  chicanalysis
3 anos atrás

Os próprios pneus ficaram maiores e com o facto de serem um perfil mais baixo, o que faz com não se deformam como os actuais, essa falta de flexibilidade aumenta a quantidade de reforço necessário, para aguentar as mesmas cargas dos actuais, porque nos pneus actuais essas cargas são distribuídas por mais borracha, que ajuda a aliviar o stress do material com mais eficácia. Como o pneu novo vai-se deformar menos, isso reduz a sua tracção.
As jantes sendo maiores também ficam mais pesadas.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

com essa explicação… a “coisa” fica pior ainda…
Ou seja… quem tiver jantes 18 no carro deve mudar para jante 13 para o carro ter mais tracção… mais velociadade e ainda poupa peso… é isso? vou já meter pneus de moto4 …
Quem não se lembra dos famosos Fiat Uno Turbo IE com jante 13 e a sua “afamada” tracção?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RedDevil
3 anos atrás

Pneus de alto perfil ganham tracção em aceleração, mas perdem tracção lateral. Por isso é que os dragsters usam alto perfil. Se a massa e o diâmetro forem menores, a rotação é acelerada.

RedDevil
RedDevil
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Os pneus de perfil alto não têm mais tracção… o perfil alto é uma herança da construção diagonal dos pneus, com a construção radial esses princípios não são válidos… A tracção é dependente (essencialmente) de 3 varáveis, a área de contacto, a pressão exercida nessa área e o coeficiente de atrito entre a borracha e o asfalto… embora um pneu “redondo” aumente a pressão exercida na área de contacto , esse abaulamento do pneu reduz essa mesma área… os pneus de baixo perfil aumentam essa área de contacto. Aliás, foi essa característica que criou o problema das pressões baixas nos… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado