F1, Guenther Steiner: “Se Whiting estivesse ao leme, Hamilton seria octocampeão”
O ex-chefe da Haas, Guenther Steiner, acredita que Lewis Hamilton teria conquistado o seu oitavo título mundial de F1 em 2021 se Charlie Whiting fosse o diretor de corrida da FIA.
No seu próximo livro *Unfiltered*, Steiner criticou a direção de corrida do polémico Grande Prémio de Abu Dhabi. Argumentou que Whiting, que faleceu em 2019, teria gerido a corrida de forma diferente, evitando a controvérsia causada pela decisão incorreta de Michael Masi.
“Independentemente das preferências de cada um em relação a este caso (e sim, concordo, foi um entretenimento fantástico), do ponto de vista dos regulamentos foi um espetáculo de m****, com proporções bíblicas”, escreveu no seu livro. “Independentemente da decisão que Charlie Whiting pudesse ter tomado na posição de Michael Masi, teria havido muito menos controvérsia e embaraço. Todos nós sabemos o que Charlie teria feito. Se ele estivesse ao leme, o Lewis seria agora oito vezes campeão do mundo”.
Este erro permitiu que Max Verstappen ultrapassasse Hamilton e ganhasse o campeonato. Desde então, Hamilton expressou que, embora se tenha sentido “roubado”, está agora em paz com o resultado.
Foto: Philippe NANCHINO / MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não consigo entender estar sempre a falar-se do caso Masi. Será para se ter protagonismo? Existem tantas situações estranhas ao longo dos diversos campeonatos do mundo inclusive com campeonatos do mundo ganhos de forma pouca digna
Foi o caso deste campeonato em questão, foi ganho de uma forma tão pouco digna que ainda hoje se fala dele e vai-se continuar a falar, pois não há memória de uma roubalheira igual, a roubalheira foi tão grande que o Masi desapareceu de circulação e foi para o outro lado do planeta. Enfim valeu tudo…
Uma nulidade como chefe de equipa e agora como incendiário. Percebe-se a necessidade de dizer qualquer coisa e quanto mais bombástica melhor, mas é mais um a juntar aos n comentadores de F1 que existem.
Não diz nenhuma inverdade.
De facto o título dde 2019 foi um escândalo. A FIA não teve rigor no resultado da corrida nem no inquérito; o M Masi foi a ‘bête noire’ que promoveu uma decisão inaceitável e ao revês do regulamento. Claro que o Mr.Whiting era outra ‘colheita’. Enfim, o H. Steiner declara aquilo que os mais experientes observadores e adeptos sérios da F1, constataram á vista naquele GP, um resultado fabricado!
de 2019?…
2021, como todos sabemos. Não se ‘escandalize’ com uma gralha ‘teclográfica’.
Não me escandalizo, também cometo imensas gralhas. Falta de palavras, falta de letras, números ao lado… e muitas vezes, quando dou por isso, já não consigo editar e corrigir.
🤝
Se qq gajo minimamente normal estivesse ao leme, Hamilton seria Octacampeão.
O Hamilton merece os títulos que tem. Esse titulo referido pelo Steiner, é mais do que justo para o Vestappen que tinha um carro inferior ao Mercedes é bom não esquecer. Mas louvar o inglês parece ser moeda corrente em muita gente , sabe-se lá porquê.
Se vamos pelos ses então há muitos que mereciam mais, outros menos. Isso não faz sentido. Até há quem pense que até os 7 titulos são demais para o valor dele como piloto. Opiniões há muitas..
O título do M. V. até poderia acontecer, não foi bom nem pacifico ter sido atribuído daquela forma.
Este anátema não tem nada a ver com opiniões, tem a ver com regulamentos e normas, e o seu incumprimento notório e reconhecível.
Não é do âmbito desportivo e competitivo, é do foro legal.
Assim foi conferido em forma totalmente ilegal.
Fica pro ano… Seria irónico.
Não é novidade para ninguém mque consiga isolar-se do tema.