F1, FIA confirma alterações no regulamento de 2022 e 2023

Por a 17 Agosto 2022 13:00

A FIA anunciou nesta terça-feira alterações fundamentais aos Regulamentos Técnicos de 2022 e 2023 da Fórmula 1, com os quais pretendem abordar várias preocupações fundamentais relativamente à segurança. O desporto introduziu um conjunto de regulamentos técnicos revolucionários para este ano com os novos carros a produzir a maioria da sua carga aerodinâmica através de túneis Venturi presentes no fundo, ao invés de ser através das suas superfícies exteriores, tais como a asa dianteira e asa traseira.

Surpreendendo as equipas nos testes de Barcelona realizados em fevereiro, os novos carros de Fórmula 1 produziram um fenómeno de oscilações verticais a que se tem dado o nome de oscilações ou “porpoising”. O aparecimento deste fenómeno suscitou preocupações sobre a segurança e a saúde dos pilotos. O Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA aprovou agora várias alterações aos Regulamentos Técnicos de 2022 e 2023 para responder a estas preocupações fundamentais sobre a segurança.

A FIA queria originalmente introduzir testes mais rigorosos no Grande Prémio do Canadá, que foram posteriormente adiados, após algumas equipas se terem oposto aos planos da FIA. Ficou agora confirmado que os testes entrarão em vigor no Grande Prémio da Bélgica, com a FIA a medir “o fenómeno e a esperar que as equipas operem abaixo de um determinado limiar para que o seu carro seja considerado seguro”.

O novo teste irá girar em torno da flexibilidade do fundo e irá redefinir os requisitos de rigidez das tábuas e dos skids, no fundo dos monolugares.

O corpo diretivo confirmou que serão introduzidas mais modificações para a época de 2023. Isto fará com que os carros sejam levantados 15mm. A altura do difusor também será elevada enquanto a FIA afirma que “foi tomado o cuidado de evitar qualquer impacto nos desenhos dos componentes mecânicos das equipas”. Além disso, será obrigatório levar um sensor adicional para monitorizar o fenómeno das oscilações de forma mais eficaz.

Na sequência do brutal acidente de Guanyu Zhou, no Grande Prémio da Grã-Bretanha, foi realizada uma análise detalhada sobre uma série de questões.

O denominado ‘santantónio’ (roll hop) partiu-se durante o acidente, algo que não deveria acontecer, tendo sido pura e exclusivamente o halo a salvar a vida do piloto chinês, enquanto o carro deslizava pelo chão e foi projetado para as grelhas de vedação. O órgão aprovou agora alterações aos regulamentos técnicos de 2023, numa tentativa de aumentar a força do santantónio. Em primeiro lugar, as equipas serão obrigadas a conceber um modelo arredondado, o que reduzirá a possibilidade de este ‘cavar’ o alcatrão durante o acidente. O C42 da Alfa Romeo tem um modelo pontiagudo.

Comentando as mudanças, o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, afirmou: “A segurança é absolutamente a maior prioridade para a FIA, e dedicámos tempo e recursos à análise e resolução da questão das oscilações”.

“Discuti pessoalmente este assunto com todas as equipas e pilotos, e embora existam algumas divergências de opinião devido às diferentes posições competitivas, é muito claro que a FIA tem o dever de agir e assegurar que os pilotos não sejam colocados em risco indevido de lesões em resultado deste fenómeno”.

“Era evidente que era necessária uma atualização dos requisitos para os ‘santantónios’ após o acidente de Guanyu Zhou, em Silverstone, e embora este incidente nos tenha mostrado a todos quão notáveis são os sistemas de segurança na Fórmula 1, também provou mais uma vez que temos de continuar a inovar e a prosseguir as questões de segurança sem compromissos”, concluiu Sulayem.

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