F1: Daniel Ricciardo defende que Portimão deve ser exemplo
Daniel Ricciardo deendeu que o traçado de Portimão deve ser um exemplo para outras pistas, afim de melhorar o espetáculo.
O GP de Portugal, foi um dos mais animados do ano, muito graças ao traçado da pista portuguesa, ao seu asfalto e às condições meteorológicas. Daniel Ricciardo acredita mesmo que o traçado, com uma curva rápida antes da reta da meta deveria ser exemplo para outras pistas:
“Eu diria que um dos fatores é a alta velocidade na última curva”, disse o piloto da Renault. “Isso realmente dá a hipótese de apanhar o cone de aspiração desde o início: é um pouco como Mugello. É uma última curva bastante rápida e podes apanhar o cone muito mais cedo. Quando olhamos para Barcelona e aceleramos para sair ultima chicane, há aquele efeito concertina em que sabemos que o carro da frente ganha vantagem só na tração. Quando apanhamos o cone, já estamos a meio da reta, é tarde demais. Acho que uma curva de alta velocidade antes da reta ajuda muito.
Ricciardo diz que a lição de Portimão é que ele gostaria de ver Barcelona voltar à sua configuração original de uma curva final de alta velocidade.
A chicane que se utiliza atualmente foi introduzida em 2007, com o objetivo de tentar ajudar nas ultrapassagens. Na altura, sentiu-se que fazer uma curva lenta como uma chicane antes da longa recta, seguida de outra curva apertada, era o caminho certo a seguir. No entanto, Ricciardo sugere que, com a atual geração de carros, pode ser melhor ter uma curva de alta velocidade antes das retas:
“Adoraria regressar ao antigo circuito [de Barcelona] com aquele antigo último sector”, acrescentou. “Acho que as ultrapassagens mudariam dramaticamente nessa pista, então espero que possamos fazer isso acontecer.”
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Diz isto por causa do lixo do DRS, senão isto nem era questão.
EM ABSOLUTO – estas pseudo ultrapassagens deixam-me completamente SEM PONTA – por vezes desligo o aparelho; só serve para enganar incauto parceiro (espectadores); melhor ainda: os próprios intervenientes: quer legisladores, pilotos, todos os envolvidos … foi a pior coisa que podiam ter inventado e adotado
Vou presumir então pelos vossos comentários que preferiam não ter ultrapassagens durante a corrida. Yupi, de facto, deveria ser bem mais divertido desse modo.
Amigos, estamos no século XXI. Se houvesse uma fórmula mágica para acabar com o DRS e com isso termos de volta o espectáculo como antigamente, eu assinaria por baixo mas não vejo isso acontecer.
Não vê porque não quer aquilo é uma aberração assim como a troca de pneus lá vem a velha história de antigamente e que era bom não digo isso mas era muito melhor as ultrapassagens eram no braço e na raça agora é artificial uma treta durante o GP tirando na bancada principal não se percebe nada da corrida e eu estive lá antigamente sabíamos sempre a classificação
Sem dúvida que o AIA é uma boa pista muito equilibrada na sua configuração e difícil para os Pilotos. Mas aquilo que ainda estou mais de acordo com Ricciardo é a opinião sobre Barcelona. De facto o antigo layout em vigor até princípios dos Anos 00 era muito melhor. Aquela chicane foi espremida naquela secção final na tentativa de algo que não se veio a conseguir, atabalhoadamente criada e muito artificial face ao resto da pista. Isto além de prejudicar o desempenho em recta.