F1: Daniel Ricciardo defende que Portimão deve ser exemplo

Por a 27 Outubro 2020 18:15

Daniel Ricciardo deendeu que o traçado de Portimão deve ser um exemplo para outras pistas, afim de melhorar o espetáculo.

O GP de Portugal, foi um dos mais animados do ano, muito graças ao traçado da pista portuguesa, ao seu asfalto e às condições meteorológicas. Daniel Ricciardo acredita mesmo que o traçado, com uma curva rápida antes da reta da meta deveria ser exemplo para outras pistas:

“Eu diria que um dos fatores é a alta velocidade na última curva”, disse o piloto da Renault. “Isso realmente dá a hipótese de apanhar o cone de aspiração desde o início: é um pouco como Mugello. É uma última curva bastante rápida e podes apanhar o cone muito mais cedo. Quando olhamos para Barcelona e aceleramos para sair ultima chicane, há aquele efeito concertina em que sabemos que o carro da frente ganha vantagem só na tração. Quando apanhamos o cone, já estamos a meio da reta, é tarde demais. Acho que uma curva de alta velocidade antes da reta ajuda muito.

Ricciardo diz que a lição de Portimão é que ele gostaria de ver Barcelona voltar à sua configuração original de uma curva final de alta velocidade.

A chicane que se utiliza atualmente foi introduzida em 2007, com o objetivo de tentar ajudar nas ultrapassagens. Na altura, sentiu-se que fazer uma curva lenta como uma chicane antes da longa recta, seguida de outra curva apertada, era o caminho certo a seguir. No entanto, Ricciardo sugere que, com a atual geração de carros, pode ser melhor ter uma curva de alta velocidade antes das retas:

“Adoraria regressar ao antigo circuito [de Barcelona] com aquele antigo último sector”, acrescentou. “Acho que as ultrapassagens mudariam dramaticamente nessa pista, então espero que possamos fazer isso acontecer.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MLS_OLD
3 anos atrás

Diz isto por causa do lixo do DRS, senão isto nem era questão.

jcm
jcm
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

EM ABSOLUTO – estas pseudo ultrapassagens deixam-me completamente SEM PONTA – por vezes desligo o aparelho; só serve para enganar incauto parceiro (espectadores); melhor ainda: os próprios intervenientes: quer legisladores, pilotos, todos os envolvidos … foi a pior coisa que podiam ter inventado e adotado

Stigy-87
Stigy-87
3 anos atrás

Vou presumir então pelos vossos comentários que preferiam não ter ultrapassagens durante a corrida. Yupi, de facto, deveria ser bem mais divertido desse modo.
Amigos, estamos no século XXI. Se houvesse uma fórmula mágica para acabar com o DRS e com isso termos de volta o espectáculo como antigamente, eu assinaria por baixo mas não vejo isso acontecer.

manuel moita
manuel moita
Reply to  Stigy-87
3 anos atrás

Não vê porque não quer aquilo é uma aberração assim como a troca de pneus lá vem a velha história de antigamente e que era bom não digo isso mas era muito melhor as ultrapassagens eram no braço e na raça agora é artificial uma treta durante o GP tirando na bancada principal não se percebe nada da corrida e eu estive lá antigamente sabíamos sempre a classificação

FirstRow
FirstRow
3 anos atrás

Sem dúvida que o AIA é uma boa pista muito equilibrada na sua configuração e difícil para os Pilotos. Mas aquilo que ainda estou mais de acordo com Ricciardo é a opinião sobre Barcelona. De facto o antigo layout em vigor até princípios dos Anos 00 era muito melhor. Aquela chicane foi espremida naquela secção final na tentativa de algo que não se veio a conseguir, atabalhoadamente criada e muito artificial face ao resto da pista. Isto além de prejudicar o desempenho em recta.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado