F1: Ausência de Lewis Hamilton pode influenciar as contas do campeonato

Por a 1 Dezembro 2020 11:30

Lewis Hamilton está de fora do GP de Sakhir e ainda não é certo que possa estar presente na última prova do ano, em Abu Dhabi. Esta ausência de peso poderá influenciar as contas do campeonato.

A F1 não é uma ciência exata, mas a presença de Hamilton em pista diminui de forma drástica as probabilidades de outro piloto vencer a prova. Falamos do melhor piloto da atualidade, com o melhor carro da grelha. São 11 vitórias em 15 corridas (13 pódios). A sua ausência abre uma janela de oportunidades para vários pilotos.

Valtteri Bottas está sob pressão e pode ver o segundo lugar escapar por entre os dedos. Max Verstappen tem 189 pontos, contra 201 de Valtteri Bottas. Com Hamilton fora de jogo, ambos ganham motivação extra para vencer corridas. Bottas é favorito pois tem o melhor carro, mas a Red Bull e Verstappen já provaram que podem chegar perto dos Flechas de Prata. A luta pelo segundo lugar ganhou assim um protagonismo extra.

Também a luta pelo terceiro lugar por equipas pode sair beneficiada com esta ausência. Qualquer que seja o piloto escolhido para o lugar de Hamilton, terá de lidar com uma equipa nova, num carro novo, enfrentando desafios novos, aliados à falta de ritmo competitivo. Exigir vitórias do novo piloto, apesar de ter o melhor carro em mãos, pode ser demasiado. Assim, pode acontecer que surja uma nova vaga no pódio o que pode jogar a favor da McLaren, Racing Point ou Renault.

McLaren tem 171 pontos (3º lugar), Racing Point tem 154 (4º lugar) e Renault tem 144 pontos (5º lugar). A possibilidade de um pódio pode desequilibrar as contas para qualquer uma destas equipas. A McLaren capitalizou da melhor forma os azares da Racing Point, que tem um carro superior. A Renault falhou no último fim de semana e permitiu-se perder tempo em pista com lutas desnecessárias entre Esteban Ocon e Daniel Ricciardo. Mas aproxima-se uma corrida fora do normal, com uma volta a ser feita em menos de 60 segundos, com um mundo novo no que diz respeito à gestão da corrida. A motivação destas equipas terá subido ainda mais, pois a probabilidade de subir ao pódio aumentou.

Falamos apenas da ausência de um piloto, mas é aquele que tem monopolizado a presença no primeiro lugar. Se Hamilton não correr mais esta época, as contas do campeonato podem ganhar vida nova. 2020 não para de dar surpresas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1