F1: Aston Martin não acredita que a vitória fosse possível

Por a 30 Maio 2023 10:52

Para muitos, foi o momento que definiu a corrida e em que a Aston Martin desperdiçou uma potencial vitória. Mike Krack admitiu que houve um erro na avaliação, mas defende que a equipa não deixou escapar a vitória por entre os dedos.

Estávamos na volta 54 do GP do Mónaco e Fernando Alonso entrou nas boxes para a sua troca de pneus, A chuva começava a cair e afetava a zona de Mirabeau até a Portier. O resto da pista estava seca, mas aquela zona já tinha alguma água em pista, o suficiente para justificar intermédios. Alonso entrou e colocou pneus médios. A decisão acabou por se revelar errada e na volta seguinte, Alonso voltou a entrar para colocar intermédios, já com Verstappen com os pneus marcados a verde colocados no seu monolugar. E se Alonso tivesse colocado os intermédios logo na primeira paragem? É essa pergunta que todos se colocam.

Alonso já defendeu a equipa e disse que a decisão foi acertada no momento em que foi tomada, pois apenas uma parte muito pequena do traçado estava molhada. Krack admitiu que a decisão se revelou errada, mas afirma que a vitória não teria sido possível, ainda assim:

“Tentamos ficar em pista o máximo de tempo possível nestas condições, quando não sabemos realmente o que vai acontecer”, começou Krack. “Para ser sincero, não estávamos à espera de tanta chuva. Pensámos que seria apenas uma chuva curta e que secaria rapidamente porque a pista estava muito quente. Então, normalmente, diríamos: ‘ok, vamos ficar mais uma, duas ou três voltas’, mas os pneus já estavam bastante gastos. Pensámos que podíamos ir até ao fim com os médios porque a pista secaria rapidamente”, argumentou Krack. “Mas depois julgámos mal que estava a chover porque [nas boxes] demorou muito tempo chegar a chuva. Penso que também foi nesta zona que começou a chover menos. Por isso, provavelmente foi um erro de avaliação, porque pensámos que os pneus intermédios se iriam desgastar muito nesta parte da pista.

“No final do dia, foi uma decisão consciente optar pelos médios”, acrescentou. “Vimos uma volta depois que não ia funcionar e decidimos chamá-lo de volta. Não acho que tenha sido perdido uma vitória porque, se tivéssemos colocado intermédios, Max teria colocado intermédios também. E também ele tinha a diferença, então não acho que teria mudado muito.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
20 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
10 meses atrás

Eu também acho que não mudaria o resultado final, mas teria dado para Alonso pressionar Verstappen.

917/30
10 meses atrás

A Aston tendo Alonso com pneus duros NUNCA deveria ter chamado o espanhol para mudar de pneus antes da RB chamar Max. Krack diz que os pneus de Alonso “já estavam bastante gastos”, e então os médios de Max? Estavam como? Para mais, quando Alonso sai das boxes pela 2ª vez (já com intermédios) está a 19/20 seg. de Max, se descontarmos o tempo perdido na primeira paragem para meter os médios (20/21/22 seg) podia ter dado para ficar à frente de Max. Krack diz ainda: “se tivéssemos colocado intermédios, Max teria colocado intermédios também” Sim, mas uma volta depois!… Ler mais »

Last edited 10 meses atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Vagueante
Vagueante
Reply to  917/30
10 meses atrás

Isso mesmo, as contas são mesmo essas. Conforme diz o forista garantia4 o Alonso não teve opinião? Estou habituado ao Sainz e Russel reclamarem muito nas estratégias, o Alonso com a experiência que tem, se não disse, devia ter dito.

917/30
Reply to  Vagueante
10 meses atrás

Alonso disse: “7 and 8 good for inters the rest of circuit is dry, I don´t know mate”, Alonso não tinha certeza, e a equipa tomou a decisão. Se a equipa viu que ele estava indeciso podia ter esperado mais uma volta, mas mandou-o entrar. O piloto não tem a visão completa de tudo o que se está a passar, se Max estava com dificuldades ou a perder tempo, nem sabe se vai chover mais ou não. É suposto ser a equipa a dar essa orientações e quando muito podiam ter feito o que a RB fez, deixar a decisão… Ler mais »

Last edited 10 meses atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Vagueante
Vagueante
Reply to  917/30
10 meses atrás

Ok. Tomou a errada nesse caso, mas quem estava fora tinha perfeita noção do que se passava (ou devia ter, aparentemente muitas têm spotters longe para ver o tempo e a posivel chuva), todas as outras equipas foram para inters. Tenho pena, podia ter animado um pouco e provavelmente a unica hipoese de alguem conseguir incomodar Max, pelo menos tão cedo em corrida. Em treinos podem chegar perto ou mesmo ficar à frente em corrida…. não acredito muito

garantia4
garantia4
10 meses atrás

E o Alonso não teve nenhuma responsabilidade nessa decisão? É essa pergunta que também se impõe. Se estão tão preocupados em despejar tudo para cima da equipa, que tal transcreverem as palavras do espanhol quando ia no túnel?
E porque é que ele ficou tão mansinho se foi asneira da equipa? É porque não está no seu feitio atacar os seus colegas? Tem medo do Stroll Sr. ?

*RPMS*™
Reply to  garantia4
10 meses atrás

Se Alonso ralha com a equipa é porque é mau colega.
Se Alonso não ralha com a equipa é porque é “mansinho”.
Você, trate de ir a um especialista (e eu não digo que seja psicólogo porque isso já não tem tratamento), mas um especialista para tratar desse fígado, porque com todo esse fel que você deita contra o Alonso, esse fígado já deve estar todo corroído…

Cumprimentos

Thor
Thor
Reply to  *RPMS*™
10 meses atrás

😁

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
10 meses atrás

alonsianos, que gente…

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
10 meses atrás

“e eu não digo que seja psicólogo porque isso já não tem tratamento),”
O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo (…)”
Não há moderador aqui? É preciso dar entrada a uma reclamação na Entidade Reguladora para a Comunicação Social para acabar com o silêncio do autosport.pt ? Há alguma razão especial – de proximidade, por exemplo – para o autosport.pt cobrir este indivíduo, *RPMS*, reincidente em ataques pessoais, injuriando publicamente outros foristas e não só?

Last edited 10 meses atrás by jo baue
*RPMS*™
Reply to  garantia4
10 meses atrás

E acrescente também esta ao rol das queixinhas: o forista RPMS diz que o forista garantia4 só sabe ver F1 com pálas anti-Alonso…
Registe sff.

Cumprimentos

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
10 meses atrás

Está visto. Este rpms tem a proteção do autosport. pt.
Porque será? Ou será que?

787B
787B
Reply to  garantia4
10 meses atrás

Ó garatia4 não sabia que deixavam os meninos do infantário utilizar a Internet. Vá, depois do almoço vai fazer uma soneca que passa logo a birrinha.

787B
787B
Reply to  787B
10 meses atrás

*garantia4

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
10 meses atrás

Na altura que ele entrou só existia uma opção possível – Intermédios, se o tivesse feito teria ganho a corrida porque o Verstappen ficou mais uma volta a perder uma carrada de tempo.

silver
silver
10 meses atrás

Agora é muito fácil dizer o que devia ter sido feito mas acho que Alonso entrando primeiro como entrou e metendo intermédios ganhava a corrida…o holandês perdeu imenso tempo na volta antes de entrar nas boxes quando já chovia bastante. Para o Alonso mesmo que a chuva parasse mesmo com intermédios e mudasse para médios acho que ficava na mesma em segundo.

Thor
Thor
10 meses atrás

Já cá faltavas tu.

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
10 meses atrás

Questionei a Inteligência Artificial sobre quais são as cinco principais questões que intrigam a Humanidade, tendo obtido o seguinte resultado:
a) De onde viemos?
b) Para onde vamos?
c) Estamos sós no Universo?
d) Quem é que telefonou ao SIS?
e) Como é que Max Verstappen ganhou o Grande Prémio do Mónaco sem que, até hoje, ainda ninguém tenha orquestrado uma teoria da conspiração relativamente à sua vitória e a recente notícia da parceira entre a Aston Martin e a Honda?

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
10 meses atrás

Pois se fosse o Binotto e a Ferrari a fazer o mesmo com o Leclerc, seria crucificado como foi na qualificação no Brasil.

silver
silver
10 meses atrás

Como não dá para fazer um desenho vou explicar muuuiitooo devagarinho.
Alonso entra para trocar de pneus com 8.5s de atraso para o 1°, coloca médios, quando sai das boxes começa a chover forte, o Verstappen encontra-se mais ou menos nessa zona da pista e anda a dar cabeçadas nos ralis…Alonso ganha só nessa volta 5s com os pneus errados…imaginem com os intermédios que a Aston colocou no Stroll uma volta antes

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado